O sábado é ainda um lembrete de que a salvação é pela fé: “E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica” (Ezequiel 20:12). Alguns argumentam que o sábado foi dado somente para os judeus.
A razão é bastante óbvia. Qual era a razão do sábado? Na criação, Deus fizera o mundo em seis dias e, no sétimo, descansou exatamente para dizer que nós também precisamos de descanso para estar com Deus e prestar-lhe culto. No Antigo Testamento se prestava a Deus o culto no sábado por meio do repouso e do descanso.
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou” (Êxodo 20,8-11).
🏛 Ao decretar o domingo como dia oficial de descanso, o cristianismo se consolidava como a religião dominante, transformando o significado desse dia. Para muitos, o domingo se tornou o novo "sábado", mas para a Bíblia, guardar o sábado é um ato de fidelidade a Deus e resistência às tradições humanas.
Logo nos primeiros livros da Bíblia, podemos ver que Deus, ao criar todas as coisas e vendo a sua obra terminada, descansou e santificou o sétimo dia, o sábado (cf. Gn 2,2-3), e também, na Lei de Moisés, o Senhor diz para o povo se lembrar da santificação do sábado (cf. Ex 20,8).
O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).
Quem mudou a lei de Deus do sábado para o domingo?
Foi a 7 de março do ano 321 que o Imperador Constantino proclamou o domingo como dia de descanso, com o objetivo de organizar o calendário semanal. Dia do Deus Sol, divindade oficial do Império nesta altura, e que explica a designação utilizada pelas línguas germânicas para este dia.
Onde está escrito na Bíblia que devemos guardar o domingo?
Até a Ressurreição de Jesus Cristo, Ele e Seus discípulos guardaram o sétimo dia como o dia santo. Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2).
A Bíblia diz em Êxodo 20:9-10: “Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.”
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas.
No sétimo dia, Deus já havia concluído o trabalho que realizara; assim, nesse dia, descansou de todo o seu trabalho. Então, Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque foi nesse dia que ele descansou de todo o trabalho que realizara.
Na prática, o Édito de Constantino gerou problemas para os judeus guardarem o shabat e, para os Cristãos, a partir de então, oficialmente, o sábado estaria substituído pelo domingo enquanto dia a ser guardado a Deus.
O segundo texto essencial para fundamentar a teologia do sábado é Êxodo 20:8-11: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus.
Em Êxodo 20:8-11 e Deuteronômio 5:13-15, a lei de Deus diz claramente que o "sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus, nele não farás nenhuma obra (...)".
Jesus lembra o verdadeiro sentido do sábado. A palavra hebraica "sábado" significa "dia do Senhor". Como domingo em latim significa a mesma coisa, "dia do Senhor", o primeiro dia da semana. Portanto o sábado tem um aspecto mais de repouso e o domingo, o primeiro dia.
O domingo se torna um dia de culto e celebração da vitória de Cristo sobre a morte. Dessa forma, substitui gradualmente o sábado judaico como o dia de descanso e culto para os cristãos.
O domingo é justamente o primeiro dia da semana, dia da ressurreição do Senhor, que nos lembra o primeiro dia da criação, no qual Deus criou a luz (Cf.
O sétimo dia da semana é reconhecido como sábado em muitas línguas, calendários e doutrinas, incluindo as das igrejas católica, luterana, e ortodoxa. O sábado bíblico ainda é observado no Judaísmo moderno em relação à Lei Mosaica.
O primeiro dia da semana, o dia do Sol dos romanos, passou a ser Dominicus Dies (ou Dies Dominicum, Dies Dominica, Dies Domini) que, em português, significa Dia do Senhor, tendo evoluído para domingo. Esse dia já era o dia de descanso oficial do Império romano pelo decreto de Constantino de 321, e assim permaneceu.
Naturalmente, todos os dias da semana são dias do Senhor, mas o primeiro dia da semana é o Domingo, porque foi neste dia que o Senhor Jesus ressuscitou, derrotando o pecado e vencendo a morte e tornando-se o Deus Salvador e o Senhor da vida.