1. A palavra “Tira” fazia parte da linguagem interna das corporações policiais no século XIX, e remetia ás condecorações que eram dadas aos oficiais, como medalhas em formas de tiras douradas de tecido presas no uniforme. Quanto mais alta a patente do oficial, maior era o número de tiras.
A gíria brasileira “tira”, com o sentido de policial, é um caso interessante de expressão antiguinha que parece ter garantido vida longa apenas por seu uso continuado em dublagens e legendas de cinema, como tradução da gíria americana cop.
A gíria brasileira “tira”, com o sentido de policial, é um caso interessante de expressão antiguinha que parece ter garantido vida longa apenas por seu uso continuado em dublagens e legendas de cinema, como tradução da gíria americana cop.
A origem deste termo vem de filmes policiais americanos, interpretados principalmente por Steven Seagal que rapidamente se tornou uma das estrelas mais bem pagas de Hollywood em filmes tipificados onde regularmente surgia na figura de vingador ou polícia.
Na verdade, a explicação é ao contrário, onde "papa" e "mike" são do alfabeto fonético internacional, utilizado para comunicação via rádio, e representam, respectivamente, as letras P e M, para formar a sigla "PM" que representa Policia Militar.
Os motivos são higiene e uniformização. Quando o militar está no campo de batalha, ou mesmo em treinamento, nem sempre há água disponível. Se o rosto estiver sem pêlos, fica mais fácil limpá-lo. Assim como os militares usam fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização.
Em algum lugar do Brasil os policiais são chamados de "tiras", como nos filmes dublados? Tira é uma gíria antiga, no Rio são os Zomi, já foram o "rapa", a "sujeira" e devem ter outros apelidos nos morros cariocas.
Portanto, milícias atuais são formadas tanto por agentes de segurança pública (policiais e militares), agentes políticos locais e moradores das comunidades.
Quando os criminosos querem falar da polícia, os termos mais usados são “alemão” e os “bota”. O termo “alemão”, com origem nas favelas do Rio de Janeiro, serve não apenas para nominar a polícia, mas qualquer outro inimigo do tráfico, seja o Exército, a milícia ou gangues rivais.
No momento do assalto, a suspeita de fazer "casinha" – termo popular que significa preparar armadilha – correu. O mototaxista pediu ajuda a população, que ao identificar a suspeita informou que a ação de armadilha feita pela mulher é comum naquela área.
Concluímos assim que o famoso faro policial, o tino policial, ou seja, o tirocínio policial sempre revelou o seu valor no combate ao crime e em toda e qualquer resolução investigativa do passado, do presente e com certeza também será no futuro em somação com o que de mais evoluído tivermos.
Ao ligar para o 190, tenha sempre em mãos dados básicos, mas essenciais, que podem agilizar o atendimento, como o endereço completo do local da ocorrência e características das pessoas envolvidas.
Então era justamente porque se referia a alguém que tinha habilidade de usar armas, ou seja, tinha que ser uma autoridade pra isso. Então tira é uma abreviação da palavra tirador em espanhol, que significa alguém que usa armas é atirador.
Já o dicionário Houaiss (versão eletrônica) apresenta a seguinte definição para “tira”: Segmento ou fragmento de história em quadrinhos, ger. com três ou quatro quadros, e apresentado em jornais ou revistas numa só faixa horizontal. As tirinhas também são muito comuns na última página dos gibis.
Que nos filmes dos anos oitenta dublados aqui no Brasil, os policiais são chamados de tiras. Os adultos de hoje cresceram vendo um tira da pesada, um tira no jardim de infância.
De acordo com a portaria nº 310, de 1995, do extinto Ministério do Exército, é vedado o uso de barba aos oficiais e praças do Exército. Os motivos são higiene e uniformização. Assim como o uso de fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização.
Nas instituições policiais de natureza civil (Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal) e na Guarda Municipal prevalece que não pode haver a proibição do uso de barba, o que não impede, contudo, que normas institucionais prevejam o uso da barba aparada, bem feita.
Única família autorizada a usar barba no Exército, os Theophilos encerraram a lenda do militar barbado —após o primeiro Manoel de cinco gerações decidir trocar o destino militar pela música. O primeiro Manoel Theophilo brasileiro (1816-1859) nasceu em Fortaleza (CE).
Em São Paulo, o policial reconhecido entre os seus pares é chamado de Billy, em referência a Billy the Kid, o pistoleiro e ladrão que ficou famoso por supostamente ter matado uma pessoa por cada um dos seus 21 anos de vida, no século 18, nos Estados Unidos.