Causa do hálito cetônico A cirurgiã-dentista e especialista em saúde bucal Dra. Bruna Conde comenta que a causa do hálito cetônico está relacionada à presença de compostos químicos chamados cetonas, produzidos pelo fígado durante o processo de queima de gordura.
É a acetona que confere ao hálito o cheiro característico de "cetose", que, de acordo com o Medline Plus, pode ser comparado a um aroma excessivamente doce e frutado.
Quem adere a uma dieta low carb pode não saber, mas o hálito tende a mudar. Com gosto metálico, que lembra a acetona, ou às vezes mais adocicado, a halitose cetônica é apenas um reflexo das alterações que o organismo teve de fazer para se adaptar à falta de glicose ou a um jejum prolongado.
Quando as cetonas estão presentes, o corpo entra em um estado metabólico chamado cetose. Às vezes, as pessoas sentem letargia, boca seca ou mal-estar geral quando começam a dieta – sintomas de cetose apelidados de "ceto gripe". Porém, quando seu corpo se adapta, esses sintomas geralmente se dissipam.
A confirmação da cetose pode ser feita por meio da avaliação da quantidade de corpos cetônicos na urina e no sangue, principalmente. A presença de corpos cetônicos na urina pode ser medida por meio de um exame de urina convencional a partir da mudança de cor da fitinha utilizada nesse exame.
Tratamento do Mau Hálito: Jejum, Dietas Low Carb e a relação com a Halitose
Como tirar bafo de cetose?
Aumente a ingestão de água
Com a expiração, seu corpo libera acetona e cetonas de seu sistema através da micção. Mantenha-se hidratado e beba água ao longo do dia para aumentar a micção. Isso ajuda a eliminar as cetonas do corpo e melhora a respiração.
Mastigue chicletes sem açúcar para ajudar a estimular a saliva e a refrescar o hálito. Ajuste a ingestão de carboidratos complexos, como verduras e grãos integrais, e continue evitando os carboidratos refinados. Encha uma garrafa de água e beba ao longo do dia. Mantenha bons hábitos de higiene bucal.
A maioria das pessoas que buscam a cetose devem trocar os carboidratos por gorduras saudáveis. Algumas fontes incluem: azeite. abacate e óleo de abacate.
A dieta cetogênica é uma dieta que ajuda o seu corpo a entrar no estado de cetose o que geralmente, leva algo em torno de 2 a 7 dias dependendo do seu organismo, nível de atividade física, e do que você está comendo.
O que tira da cetose? Quando você entra em processo de emagrecimento e come fora da dieta, não é motivo de muita preocupação, não se apegue se você está ou não em cetose. O importante é seguir a dieta normalmente, de onde parou. Geralmente 2 dias comendo fora da dieta são capazes de tirar seu corpo da cetose.
Quando você fica por longos períodos sem comer, seu organismo começa a liberar ácidos graxos que causam um cheiro ruim na boca. Por isso, tente se alimentar a cada três horas e escove bem os dentes após as refeições.
Embora não seja uma regra, quem tem problema no fígado pode apresentar mau hálito. Diversas doenças que atingem esse órgão, como hepatite, cirrose, tumores benignos e malignos, conseguem expelir certas substâncias na circulação. Elas acabam chegando aos pulmões e causando mau odor quando são eliminadas pela boca.
"A acetona é uma das cetonas que pode ser liberada na respiração, causando esse odor característico, que muitas vezes é descrito como um cheiro de fruta passada ou removedor de esmalte", explica ela.
Isso porque, na ausência de alimentos, o nosso organismo busca outras fontes de energia e seleciona moléculas de oxaloacetato e ácidos graxos para queimar, resultando nos corpos cetônicos que causam o mau hálito.
Algumas doenças na gengiva, como a periodontite (doença periodontal), provocam mau hálito que lembra o cheiro de fezes. Ela é uma infecção bacteriana que atinge os ligamentos, tecidos e ossos específicos responsáveis por envolver e sustentar os dentes.
Os efeitos colaterais de curto prazo da cetose incluem dor de cabeça, fadiga, constipação, desidratação e mau hálito. Eles geralmente desaparecem alguns dias ou semanas após o início da dieta cetogênica mas, no longo prazo, ela também está associada a diversos problemas para a saúde.
Quando você mede a cetose na urina com as fitas teste de cetose e vê o teste mudar de cor, esse é o sinal de que a dieta cetogênica realmente está funcionando.
Pode testar seu nível de cetonas usando tiras de urina (cetonúria) ou tiras de teste no sangue (cetonemia) com um medidor de glicemia que faça também o teste de corpos cetónicos no sangue.
Quantos kg perde em uma semana de dieta cetogênica?
Procedimento restringe carboidratos e gera energia através do consumo de gorduras. Já pensou perder 5 kg por semana? Com a Dieta Cetogência isso é possível. O procedimento coloca o corpo para gerar energia através do consumo de gordura ao invés de carboidrato.
A melhor forma de confirmar a cetose é por meio de exame de sangue, em que uma pequena quantidade de sangue é coletada, e enviada para o laboratório para medir a concentração de corpos cetônicos. Normalmente é considerado cetose quando a concentração de corpos cetônicos no sangue é acima de 0,5 mmol/ L.
– Durante as janelas de alimentação, dê preferência a alimentos saudáveis, com poucas calorias e fibrosos como cenoura crua, maçã, castanhas… Além disso, prefira alimentos ricos em água. – Falando em água, beba muita água!
Porque quando fazemos dieta ficamos com mau hálito?
Quando o corpo começa a usar as gorduras como a principal fonte de energia, na ausência de carboidratos, o mau hálito aparece. Também é por conta dessa mudança que o suor e o xixi ficam com cheiro mais forte.
A insuficiência hepática dá ao hálito um odor característico que lembra um rato (odor de mofo, doce e, às vezes, um odor que lembra ovo podre [sulfuroso]). A insuficiência renal faz com que o hálito tenha odor de urina ou amônia.