Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo. Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado. Ao encontrar Jesus, sua vida teria uma nova história.
A capa, para o cego mendigo, simbolizava sua condição de vida. Em uma sociedade onde a mobilidade e a sobrevivência dependiam de esmolas, a capa era mais do que um simples vestuário.
O manto é, de certa forma, um esconderijo. O ato de Bartimeu de retirar o manto é um gesto ativo de transformação. É um gesto de libertação. É um sinal de uma mudança de vida.
Coloque um pano nos ombros e amarre (pode ser nos ombros de um aluno) Diga que o profeta Elias usava uma capa. Não se sabe como era a capa de Elias, mas parece que era um manto de pano.
Por que o cego Bartimeu chamava Jesus de filho de Davi?
Embora Bartimeu ainda não tivesse visto o Cristo, contudo, creu n'Ele como o Filho de Davi, o que correspondia à verdade das Escrituras, pois Jesus é o Filho do Deus vivo.
✅Deixando a capa para trás/Aplicações Bíblicas/Wanderson Medeiros
O que o cego Bartimeu enxergava antes de ver?
Antes de ver com os olhos, havia se entusiasmado pelo Mestre e se fixado n'Ele. Agora que a visão externa acompanhava o interior e podia se deslocar sozinho, Bartimeu deixa tudo.
Porque Jesus curou o cego de Betsaida em duas etapas?
Jesus poderia ter curado este cego de uma vez; mas o curou em duas etapas para nos mostrar que devemos perseverar na fé e na esperança e acolher a Sua vontade em nossa vida.
Por causa da Bíblia (por exemplo, Marcos 6:56), você consegue descobrir que ele usava um manto — um xale longo (em inglês, himation, palavra de origem grega) — que tinha borlas, descritas como “bordas”; é nitidamente uma versão mais antiga do talit judeu.
Timeu (historiador) ou Timeu de Tauromênio foi um historiador grego, filho de Andrômaco, tirano de Tauromênio, na Sicília, Timeu nasceu por volta de 352 a.C. Estudou sob as ordens de Filisco, e foi banido da Sicília por Agátocles de Siracusa.
Bartimeu em aramaico significa filho de Timeu. Bartimeu não é nome próprio, significa apenas filho de Timeu... diz que desse cego conhecia-se somente o nome do pai, que foi explicado para os desinformados. Discordante desta perspectiva, Wiersbe entende que de fato, aquele cego, tinha por nome Bartimeu.
Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, com os discípulos e uma grande multidão, encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola.
A cegueira era vista como um castigo divino ao pecado humano (cf. Jo 9,1-2), tanto é que na comunidade de Qumran12 as pessoas não eram admitidas. Mas, para Jesus os cegos eram acolhidos e curados no caminho: em Betsaida (8,22s); Jericó (10,46s); e o cego de nascença de Jerusalém (Jo 9,24s).
Bartimeu nos ensina que o primeiro passo para a cura é reconhecer nossa própria cegueira e buscar em Jesus a verdadeira luz. Ao responder ao nosso clamor de fé, Jesus nos chama não apenas à cura, mas também ao seguimento, a uma vida nova transformada pela graça.
Diz-se que Timeu foi um General que servia a Israel no destacamento de Betel e que ao aposentar-se se tornou um bem sucedido na região. Quando o domínio do Império Romano aconteceu seus bens foram confiscados, o soldo da aposentadoria cortado.
E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou.
A capa era uma certeza de que ele tinha uma deficiência, e não uma insuficiência qualquer, mas uma doença que nenhum ser humano poderia ajudá-lo. Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo.
Bartimeu aceitou o desafio, lançando sua capa à sombra da palmeira. No entanto, Jesus não o obrigou. Motivou-o, acreditando nele para que renunciasse sua capa de proteção e se encaminhasse a toda pressa e sem barreiras até Aquele que o esperava.
EX. RASGAR SUA ROUPA: AFLIÇÃO, ANGÚSTIA, DESESPERO; RASGAR A ROUPA DO OUTRO: ESCÁRNIO, ZOMBARIA, PERDA DE AUTORIDADE; VESTIR A CAPA, MANTO: AUTORIDADE, REVERÊNCIA, DEDICAÇÃO; TÚNICA SEM COSTURA: AUTORIDADE SACERDOTAL.
Betsaida, por exemplo, uma povoação pesqueira a nordeste do mar da Galileia, distante uns quatro quilômetros de Cafarnaum, e situada a trinta metros acima do Vale do Jordão, significa, em hebraico, casa da pesca ou casa da pescaria.
Por que o cego de Betsaida viu homens como árvores?
Segundo o versículo 24, o cego de Betsaida viu as pessoas como árvores, pois sua visão ainda não havia sido totalmente restaurada. Desta forma, entendemos que a falta de visão espiritual nos faz enxergar as pessoas como objetos.
Parece querer insistir que o barro é de Jesus, porque o fez ele mesmo com sua saliva, seu cuspe. Na Antiguidade, tanto no mundo judaico como no mundo helenístico, era bem conhecido o uso da saliva na medicina popular, pois se acreditava que ela contivesse qualidades terapêuticas na cura de afecções oculares.