Crianças com autismo devido a alterações proprioceptivas, sensoriais e de qualidade motora, tendem a ficar sentadas em W pela maior estabilidade, conforto e segurança que oferece e, com isso, podem acarretar atrasos e prejuízos em todo seu desenvolvimento neuropsicomotor, social e relacional.
O que significa quando a criança senta em forma de W?
Muitas crianças têm a tendência de sentar em W: com os joelhos para frente e os pés voltados para trás. Um dos motivos das crianças ficarem nessa posição é pelo fato do equilíbrio delas ainda não estar completamente formado, fazendo com que, ao sentar desse jeito, elas tenham uma maior estabilidade.
O “sentar em W” é uma posição onde as pernas estão dobradas para fora, formando uma configuração que lembra a letra “W”. Crianças que apresentam baixo tônus muscular (como Transtorno do Espectro do Autismo – TEA) têm uma tendência maior de permanecerem na posição “W” por períodos prolongados. ❗️
O hábito de sentar em W, conhecido em inglês como “W-sitting”, tem uma causa bem definida. Ela se chama “anteversão femoral aumentada”. Isso significa que o fêmur – o osso da coxa – é torcido para frente, o que facilita o quadril a rodar para dentro.
Isso é muito comum entre as crianças autistas, que sentam com os joelhos dobrados para a frente, pernas para os lados e pés na direção oposta dos quadris.
Qual o problema da criança sentar em W? Como funciona e como se corrige esse comportamento
Como os autistas se apaixonam?
A pessoa com TEA pode namorar, se apaixonar, casar e também manter relações sexuais. Eles possuem desejos e necessidade de expressar seus sentimentos e afetos de modo singular e único como qualquer outro ser humano.
Essa é uma maneira pela qual eles tentam entender e interagir com o ambiente ao seu redor, e o ato de girar objetos pode ser uma forma de explorar e experimentar essas informações visuais.
A criança deve ser treinada a sentar. Colocar a criança sentada e sentar-se diante dela. Promover alguma atividade durante o período em questão e aos poucos ir aumentando o tempo da criança sentada. Isso ajudará muito na aprendizagem.
Ficar muito tempo sentado com as pernas cruzadas aumenta a chance de escoliose (alinhamento anormal da coluna) e outras deformidades. Também pode causar a síndrome da dor trocantérica maior, uma condição comum e dolorosa que afeta o lado externo do quadril e da coxa.
Trabalhar sentado por longos períodos, sem pausas, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Estudo feito pela Universidade Médica de Taipei, em Taiwan, acompanhou cerca de 480 mil pessoas ao longo de 20 anos e indicou que trabalhar muito tempo sentado pode aumentar em até 16% o risco de morte precoce.
☑️ Dificuldades com a propriocepção: Pessoas com autismo podem ter dificuldades com a propriocepção, que é a capacidade de sentir a posição do corpo no espaço. Deitar no chão pode ajudar a melhorar a propriocepção e a sensação de aterramento.
Crianças com transtornos de integração sensorial, que afetam como o cérebro processa informações sensoriais do ambiente, também podem andar na ponta dos pés como uma maneira de regular suas respostas sensoriais.
Lembre-se, porém, que adquirir essa habilidade é um processo. Entre os seis e oito meses ele senta com a ajuda das mãozinhas; entre os oito e os dez meses ele aprende a sentar sozinho. A partir dos quatro meses, você pode colocar o bebê sentado no colo, segurando-o pelas axilas, para estimular esse desenvolvimento.
Embora essa posição não cause danos permanentes em pessoas saudáveis, mantê-la por longos períodos pode gerar desconforto e aumentar a pressão sobre os joelhos, quadris e até a circulação das pernas.
A alternância entre as posições em que ela se senta é bastante benéfica e estimula a descoberta dos limites do corpo. Se a criança insistir na posição em W, provavelmente ela se sente bastante confortável, mas continue estimulando nas demais posturas, pois elas ajudarão para o desenvolvimento motor.
O que significa sentar de pernas cruzadas na psicologia?
Sentar de pernas cruzadas pode revelar emoções como insegurança ou confiança, além de ser uma barreira física. Em ambientes formais, pode denotar autoridade. Estudos alertam para impactos físicos, como desalinhamentos na coluna. Contexto e comportamento são essenciais para interpretar o gesto.
Porque grávidas não podem sentar de pernas cruzadas?
Evite ficar de pernas cruzadas pois essa posição pode dificultar a circulação sanguínea. Além de caminhadas, uso de meias de compressão e a ingestão de líquidos, a drenagem linfática é uma massagem capaz de aliviar as dores e inchaços, além de deixar as pernas mais descansadas.
Brinque com elas: as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Não use linguagem figurada: crianças autistas tendem a ter um pensamento mais concreto e literal. Evite ambientes com muitos estímulos sensoriais: ruídos altos, cheiros, muitas luzes, podem incomodá-las.
Desenvolvido nos anos 1970 e amplamente utilizado na Terapia ABA, o treino por tentativa discreta (Discrete Trial Training/DTT) é uma abordagem instrucional com tentativas repetidas de ensino no qual cada tentativa consiste na apresentação de uma instrução pelo terapeuta.
Alguns pacientes podem apresentar inteligência superior, enquanto outros estão na média ou mesmo têm deficiência intelectual. "Cerca de metade das pessoas com autismo têm inteligência preservada, mas na outra metade temos deficiência intelectual leve, moderada e mesmo grave.
Enfileirar brinquedos ou objetos é uma prática comum entre muitas crianças com TEA. Aqui estão algumas das principais razões que explicam esse comportamento: Previsibilidade e Conforto: Crianças autistas frequentemente buscam padrões para sentir segurança.