Essa variação segue um cálculo astronômico baseado no ciclo lunar, que é estabelecido pela Igreja Católica desde o século IV depois de Cristo. Assim, o Carnaval sempre cai entre fevereiro e o início de março, marcando o período de festas antes da reflexão religiosa".
A diferença nas datas de Carnaval entre 2025 e 2026 é devida à variação na data da Páscoa: em 2025, a Páscoa cai em 20 de abril, resultando em um Carnaval mais tardio, enquanto em 2026, a Páscoa ocorre em 5 de abril, trazendo o Carnaval para mais cedo.
No calendário, o intervalo entre o Carnaval e a Páscoa dura 47 dias e as duas datas são móveis, já que a Páscoa é sempre no primeiro domingo após a lua cheia que marca o equinócio de primavera no Hemisfério Norte e o equinócio de outono no Hemisfério Sul. Por isso, o Carnaval pode ser em fevereiro ou em março.
Como é feito o cálculo para saber a data do Carnaval?
As fórmulas existentes calculam o que se convencionou chamar de "Cálculo Eclesiástico", quando em 325 o Concílio de Nicea assim definiu. O Carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa. Logo o Carnaval pode acontecer de 4 de fevereiro a 9 de março. Corpus Christi acontece 60 dias depois da Páscoa.
Segundo a Igreja Católica, a terça-feira do Carnaval deve ocorrer sempre 46 ou 47 dias (se o ano for bissexto) antes do Domingo de Páscoa (cujo significado é a ressurreição do profeta Jesus Cristo) e 40 dias antes do Domingo de Ramos (data que termina a Quaresma e na qual os cristãos que comemoram a entrada de Jesus em ...
A data do carnaval é calculada com base em um dos dias mais sagrados para a Igreja Católica. Foi em 325 depois de Cristo, no Primeiro Concílio de Nicéia, na Turquia, que a Igreja Católica estabeleceu que a Páscoa seria celebrada sempre no domingo seguinte à primeira lua cheia após o início da primavera.
A data da Páscoa é determinada com base no calendário lunar e solar e deve ocorrer no primeiro domingo depois da lua cheia que segue o equinócio da primavera no hemisfério norte (que geralmente ocorre em 21 de março). Para o Carnaval ocorrer, ele precisa ser celebrado 47 dias antes da Páscoa.
O que pouca gente sabe é que esta folia pagã tem o seu calendário definido em conseqüência de um sistema de cálculo inventado pela própria Igreja católica. Por essa metodologia, a igreja, primeiro, define uma de suas datas mais sagradas, o domingo de Páscoa, quando comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
Como foi definido o dia da Páscoa? Em junho de 325, o Concílio de Niceia definiu que a Páscoa cristã deve ser celebrada no equinócio da primavera. Com a consolidação da celebração cristã da Páscoa, as autoridades da Igreja Católica se reuniram para estabelecer critérios para determinar a data de celebração da Páscoa.
O Carnaval foi trazido para o Brasil pelos colonizadores portugueses. Os historiadores afirmam que a festividade estabeleceu-se no país entre os séculos XVI e XVII e teve como primeira prática o entrudo. Essa brincadeira fixou-se primeiramente no Rio de Janeiro e era realizada dias antes do início da Quaresma.
O Carnaval, nos países cristãos, é comemorado 47 dias antes do dia da Páscoa, mas está relacionado também com antigos rituais pagãos. O carnaval é comemorada sempre 47 dias antes da Páscoa. Ouça o texto abaixo! A comemoração do Carnaval está subordinada, nos países cristãos, à data da Páscoa.
Foi neste evento que a Igreja Católica determinou uma data para unificar a celebração. Com isso, ficou decidido que Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre após o equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) e outono (no Hemisfério Sul).
Com a data do domingo de Páscoa definida, basta contar sete semanas antes para saber quando será comemorado o Carnaval. Em 2019, a Páscoa será celebrada no dia 21 de abril e, por isso, o Carnaval chega mais tarde, só no dia 3 de março.
Qual foi o último ano em que o Carnaval foi em março?
No século XXI, a data em que ocorreu mais cedo foi a 5 de fevereiro de 2008 e a que ocorrerá mais tarde será a 9 de março de 2038, essa data também é a mesma de 9 de março de 1943, a data de carnaval mais tardia do Século XX.
Esse fenômeno acontece duas vezes ao longo do ano: março e setembro. A determinação eclesiástica estabeleceu que a Páscoa ocorreria anualmente no primeiro domingo após a primeira Lua cheia subsequente ao equinócio de março.
A data do Carnaval depende datas estabelecidas para a Páscoa, a mudança das estações do ano e o calendário lunar. Isso porque a Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera, no hemisfério norte – ou seja, do equinócio de outono, no hemisfério sul.
O sistema que usamos para contar o tempo é o calendário gregoriano, que surgiu com base em outros calendários inspirados no movimento de rotação da Terra. Uma volta do planeta em torno do seu eixo equivale a um dia, e uma volta da Terra em torno do Sol equivale a um ano.
A data do Carnaval é definida por meio do critério que é utilizado para determinar a data da Páscoa. Esse critério foi criado no ano de 325 d.C. durante o Concílio de Niceia.
Embora o dia 28 de fevereiro de 2025, esta sexta-feira, não seja feriado nacional, algumas cidades do Brasil têm feriados municipais nesta data. Esse dia, portanto, não está relacionado ao período de carnaval, que acontece entrre os dias 1º e 5 de março. Em locais com feriado municipal, a data é de descanso.
Como as fases da Lua não mudam sempre nos mesmos dias todos os anos, a data da Páscoa também muda. Ela é comemorada sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua cheia após o equinócio da primavera — ela pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.
Ela acompanha a definição da Páscoa, cuja data é escolhida pela Igreja Católica através do Equinócio de Primavera no hemisfério Norte, que ocorre geralmente no dia 21 de Março. A partir desta data, escolhe-se o primeiro domingo após a primeira lua cheia para a Páscoa, e então subtrai-se 47 dias até a terça de Carnaval.
O que aconteceu com Jesus na Quarta-feira de Cinzas?
Lembrando o dia em que Jesus Cristo morreu, “Guarde-se (...) a abstinência e o jejum na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo” (Código de Direito Canônico, 1251).
Para manter a fidelidade ao simbolismo do número 40. Esse número que indica um tempo necessário de preparação para algo novo que vai chegar: 40 dias e quarenta noites do dilúvio (Gn 7,4.12);