As semijoias são feitas ligas metálicas e banhadas ou folheadas com metais nobres e por esse motivo, elas estão sujeitas ao famoso processo de oxidação que escurece as peças.
Existem várias soluções e truques caseiros que podem ser utilizados para limpar uma bijuteria que escureceu. A mistura de 2 colheres de sopa de detergente, meio copo de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, é uma boa aliada nesse caso.
Porque as bijuterias escurecem em algumas pessoas?
As semijoias escurecem, também, por motivos biológicos. Algumas pessoas eliminam mais ácido úrico pela pele e isso causa oxidação na peça. Em si, o ácido úrico não apresenta riscos aos indivíduos, desde que em níveis controlados. Mas, quando ele é secretado juntamente com o suor, promove um processo básico de corrosão.
É rápido e fácil! Em uma tigela funda, misture meia xícara de água sanitária com meia xícara de água morna. Mergulhe as peças nessa solução, deixe 10 minutos de molho e, em seguida, retire com cuidado e enxágue.
As semijoias são feitas ligas metálicas e banhadas ou folheadas com metais nobres e por esse motivo, elas estão sujeitas ao famoso processo de oxidação que escurece as peças.
Faça uma mistura com um pouco de água oxigenada e algumas gotas de detergente. Aplique diretamente sobre a mancha e deixe agir por alguns minutos. Finalize lavando a peça normalmente, com sabão ou lava-roupas.
Essa proporção cuidadosamente equilibrada oferece uma série de benefícios, incluindo resistência ao escurecimento. A prata 925 é uma escolha popular para jóias devido à sua durabilidade, brilho e capacidade de manter sua aparência ao longo do tempo.
Para prevenir o escurecimento, você pode passar uma ou duas camadas de base de unha na bijuteria. Só tome cuidado com o excesso, para não ficar melada ou até com uma camada mais grossa aparente e feia.
Caso a sua bijouteria antiga esteja desgastada e seja feita predominantemente de materiais metálicos, você pode encaminhar para postos de reciclagem de metal. Também é possível incrementar a bijou antiga usando peças que você já tem em casa (veja uma dica aqui).
É importante que as joias sejam armazenadas separadamente para evitar arranhões e amassados. Além disso, é recomendável armazená-las em uma caixa ou saco de tecido macio para evitar a exposição a umidade e poeira. Limpeza regular: A limpeza regular é outra forma importante de preservar as bijuterias.
Essa é, com certeza, uma das formas mais populares e acessíveis de como limpar prata. No entanto, você já se perguntou o porquê? Bem, isso ocorre porque um dos ingredientes presentes na pasta de dente é o bicarbonato de sódio, que é excelente para remover sujeiras.
Para restaurar bijuterias douradas, vamos usar detergente neutro: Aplique um pouco do produto sobre a bijuteria; Esfregue delicadamente com uma escova de cerdas macias; Atenção: evite esfregar a bijuteria entre as mãos para não arranhá-la!
A solução, esmalte incolor, é só aplicar o esmalte também pode ser hipoalergênico no pininho do seu brinco. O truque faz com que o metal da peça não entre em contato direto com a pele e pronto.
Como posso evitar que as minhas bijuterias oxidem?
Saquinhos plásticos, caixinhas anti-oxidantes ou caixinhas bem fechadas. Não deixar a joia exposta a umidade: Mantenha suas joias de prata longe da umidade, pois a umidade pode acelerar o processo de oxidação. Existem práticas comuns como colocar giz junto com a joia, pois o giz absorve a umidade.
Como posso fazer minha bijuteria durar mais tempo?
Separe suas bijuterias num porta jóias com divisórias pra não haver atrito entre as peças. Outra ideia legal é guardá-las dentro de sacos plásticos ou de tecido de algodão. Guarde as peças separadas para não embaraçar. Isso vai facilitar muuuito na hora de escolher e ainda evita o risco de arrebentar...
O verde é o seu aliado para camuflar a vermelhidão. Use o Corretivo em Bastão Verde: muito rico em pigmentos, este produto proporciona uma ótima cobertura sem precisar de muita aplicação.
Sim, o vinagre pode ser um aliado para lavagem de algumas peças, como roupas brancas, por exemplo. Misturado com água e bicarbonato, por exemplo, pode ser um desinfetante caseiro que retira manchas e sujeiras aparentes.
Isso pode acontecer por vários fatores, desde a mistura de roupas claras com escuras até a forma como o tecido foi tingido, fazendo com que a tinta se solte durante o processo de lavar a roupa.