Para as abelhas, o objetivo é buscar alimento (os recursos florais) para se manterem vivas. “Elas sempre vão fazer isso. Secou no litoral, elas migram para o sertão. Secou no sertão, elas migram para o litoral e para as outras cidades”, complementa.
Quando uma colmeia está superlotada, dois terços das abelhas operárias e a abelha rainha deixam-na e passam a procurar um novo lar. Durante dias, milhares de abelhas procuram entre 10 a 20 potenciais locais para a abelha rainha morar. Cada lugar ganha uma apresentação em forma de dança feita pelas abelhas.
Esse processo é chamado de enxameação, quando a rainha, acompanhada de abelhas operárias deixa um lugar à procura de um novo lar. Estes enxames migratórios podem assustar. O coronel Cezar explica que no caso das abelhas que estão migrando, é comum que elas façam paradas para o descanso.
Em muitas situações, as rainhas virgens escapam de serem mortas pelas operárias e abandonam seus próprios ninhos. Durante a fuga, elas conseguem identificar e invadir colmeias que se tornaram órfãs com a morte da soberana original, mãe das demais abelhas da colônia.
Por que as abelhas voltam para o local antigo após mudar a caixa isca de lugar? Como Mudar Colmeias?
Porque as abelhas vão embora?
Quais as causas desse desaparecimento das abelhas selvagens? A crise climática é uma delas. Se uma região esquenta demais e se torna inabitável para uma espécie, as abelhas vão atrás de outro lugar para morar. E aí podem se deparar com novos predadores, doenças contra as quais não têm anticorpos e falta de alimento.
Utilize aromas naturais que as repelem: Essências de cravo, citronela, eucalipto ou hortelã são eficazes para afastar abelhas. Você pode espalhar esses óleos essenciais em algodões e colocá-los em pontos estratégicos.
Ao queimá-lo num cinzeiro, o seu aroma intenso poderá espalhar-se para que o fumo e o cheiro do café queimado afastem as abelhas. Espalhar naftalina perto de janelas e portas pode, igualmente, manter as abelhas afastadas, enquanto a cânfora também tem um efeito semelhante e é uma alternativa eficaz.
No caso das abelhas operárias, o ferrão venenoso se desprende de seus corpos quando elas picam, e ele permanece dentro do predador. O desprendimento do ferrão, diz a ADW, mata a abelha, mas causa uma picada mais dolorosa e, mais uma vez, convence o predador a ficar longe de seu mel.
Dultra continua que abelhas também podem gostar de suor e lágrimas, que são boas fontes de proteínas, aminoácidos e nutrientes para elas. Por isso, ocasionalmente, podem voar em direção ao seu rosto ou querer pousar em sua pele. Fazem o mesmo mariposas e borboletas, que apreciam sangue, urina, secreções e até fezes.
Abrigo e alimento. Sim sempre haverá alimento em algum lugar da casa para uma mosca. Já no caso das abelhas pode ser que tenha entrado de modo aleatório, ou buscando um novo local seguro para construção de uma nova colméia.
Este processo se dá no compartimento onde as abelhas operárias prepararam para esse fim. No pico da postura a rainha põe 1.500 a 2.000 ovos ao dia, isso significa desova de 2 a 3 ovos por minuto.
Servem ainda para auxiliar no reconhecimento da colmeia e na orientação das operárias. Um grupo de 5 a 10 operárias sempre acompanham a rainha, com o propósito de alimentá-la e cuidar de sua limpeza.
Embora grande parte das abelhas sejam de fato diurnas, as espécies tropicais podem ser crepusculares ou noturnas — período do dia que enfrentam menos competição de outros insetos e evitam predadores. O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia.
E essa migração se atribui a falta de diversidade de plantas; ao desmatamento que vem acontecendo ao longo dos anos, do qual o homem é o maior culpado”, explica. Para as abelhas, o objetivo é buscar alimento (os recursos florais) para se manterem vivas. “Elas sempre vão fazer isso.
Disseram que, quando se mata uma abelha, ela solta uma toxina, um cheiro próprio. Se as outras perceberem, invadem o local e vão atrás da que foi morta", diz Lecidia.
O que acontece com as abelhas quando a rainha morre?
Se a rainha morre ou é removida da colmeia, toda a colônia perceberá imediatamente sua ausência devido à interrupção da produção do feromônio que induz as abelhas ao trabalho e indica a presença da rainha na colmeia. As abelhas operárias então iniciam o processo de criação de uma nova rainha.
Muita gente vê as abelhas como vilãs, porque elas picam pessoas e animais. Mas picar é uma das formas, naturais, de as abelhas se defenderem! Na verdade, elas são mesmo heroínas, pois prestam um serviço fundamental para a vida em nosso planeta: a polinização.
Para lidar com uma infestação de abelhas no quintal, plante diversas espécies que as repelam, como louro, jasmim, hortelã, menta e citronela. Com essas dicas muito simples de itens que você pode encontrar facilmente, você já sabe como acabar com percevejo, abelhas, formigas, muriçocas, etc.
Portanto, esmague alguns dentes de alho e misture com água para criar um spray de alho. Pulverize-o em torno de sua casa e em torno de sua colmeia para fazê-las sair. Além do alho, a Citronela também funciona em mosquitos e abelhas.
Uma vela de citronela costuma ser indicada para a prevenção da entrada de abelhas em casa. E a citronela é famosa, principalmente, por seus óleos essenciais que afastam insetos, incluindo as abelhas. Óleo de menta - Concentrado em mentol, tem um cheiro extremamente forte que incomoda as abelhas.
A sua simbologia é bastante rica e, em um primeiro momento, pode trazer significados como a cooperação, organização e a disciplina. As abelhas operárias são reconhecidas pela sua alta produtividade e foco, não importa o que estejam fazendo.
“Abelhas e vespas soltam feromônios para indicar que um lugar é bom para se estabelecer, e, depois de retirar o ninho, o indicado é passar cal ou algum amoníaco para tirar o cheiro e evitar que elas voltem”, afirma Kátia.