Lamentações 3:22-26 “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
O que significa as misericórdias se renovam a cada manhã?
Cada dia é uma nova oportunidade para fechar a porta do passado e experimentar um começo completamente novo. O fato de Deus ter dividido os dias em segmentos de vinte e quatro horas é uma evidência de que precisamos recomeçar regularmente.
"As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade." A misericórdia de Deus é algo que o homem não merece; é a graça de Deus, um favor não merecido. O amor de Deus se manifesta na aurora de cada novo dia!
Por que a palavra do Senhor se renova a cada manhã?
Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã. Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor para todas as nações. O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.
Lamentações 3:21 diz: “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. O entendimento que queremos transmitir sobre este versículo é que, enquanto a lembrança pode nos prender ao passado e a quem éramos, a memória é algo precioso que nos conduz a Cristo e ao que Ele fez por nós.
Ele reconhece que Jerusalém foi destruída porque o povo se rebelou contra os mandamentos do Senhor. Lamentações 3 Jeremias ora pela libertação de Judá e expressa esperança no Senhor, cuja misericórdia está sobre aqueles que confiam Nele.
Misericórdia é tratar uma pessoa mais compassivamente do que ela merece, e isso se torna possível graças à Expiação de Jesus Cristo. Nosso Pai Celestial conhece nossas fraquezas e nossos pecados. Ele demonstra misericórdia quando perdoa nossos pecados e nos ajuda a voltar a viver em Sua presença.
A graça é um presente imerecido, uma bênção que recebemos sem qualquer mérito de nossa parte. Por outro lado, a misericórdia é o ato de ser poupado de algo que merecíamos. É quando não recebemos a punição ou a consequência negativa que nossas ações poderiam ter nos levado.
Lamentações 3:22-26 “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Combinando todos esses elementos, podemos ver que Lamentações 3:22-23 é um testemunho poderoso da misericórdia constante e renovável de Deus. Ele é um lembrete para nós de que, não importa o que enfrentemos, a misericórdia de Deus é sempre suficiente, sempre presente e sempre nova.
São lamentações que mostram a crueldade que se abateu sobre o povo. Diante dessa tragédia, o povo faz um exame de consciência, reconhece sua culpa, arrepende-se e pede perdão a Deus. Perdem os símbolos básicos do judaísmo, mas não perdem a fé em Deus, senhor da vida, e confiam nele que pode realizar um novo êxodo.
Lamentações 3 registra a lamentação de Jeremias pela destruição de Jerusalém da perspectiva do povo de Judá. Em Lamentações 3:1–18, aprendemos como o povo iníquo de Judá descreveu seu relacionamento com Deus.
Por que as misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã?
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. Lamentações 3:22-23.
Na verdade, a palavra renovar pode ser definida como "transformando-se em algo novo e diferente, algo melhor." Isso realmente resume o que a renovação em Cristo significa, que fomos transformados em algo melhor.
Viver pela graça significa entender que a bênção de Deus sobre a nossa vida não é condicionada pela nossa obediência ou pela desobediência, mas pela perfeita obediência de Cristo.
16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e encontrar graça, para sermos ajudados em tempo oportuno.
Jesus ensinou: “Bem-aventurados os misericordiosos” (Mateus 5:7) e: “Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6:36). A misericórdia é definida como compaixão e inclui sentimentos e atos de solidariedade, bondade, perdão e amor.
Ao mesmo tempo, o limpo de coração é alguém que não vive praticando o pecado, porque pecar não faz parte da sua natureza em Cristo (1Jo 3:6). O que realmente diferencia o genuíno discípulo de Jesus é que, embora ele tenha lutas, por ainda habitar em um corpo corrompido pelo pecado, ele não admite permanecer assim.