Ao sofrer um machucado em certas partes do corpo, é comum o paciente apresentar um certo inchaço na área afetada. O inchaço tem uma função na recuperação do organismo. “Ele atua como uma resposta inflamatória local, ou seja, é um sinalizador para que uma conduta seja tomada”, explica a reumatologista Regina Ferreira.
Isso ocorre pelo mesmo princípio que faz surgir o "galo": a bolsa de sangue que se forma com o rompimento dos vasos sanguíneos faz com que se forme um "caroço", já que, afinal, é mais fácil empurrar a pele do que o osso.
A dor geralmente desaparece em 1-4 semanas após o acidente. O hematoma pode ser estendido, talvez para além do local inicial. Pode ser visível por várias semanas e pode até ser doloroso. A existência de um hematoma significativo de evacuação pode precisar de uma agulha ou incisão cirúrgica.
De acordo com a fisioterapeuta do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Gizelle Martins, as compressas feitas com água quente e com gelo são as mais indicadas em casos de traumas provocados por quedas e pancadas.
Contusão – acontece quando algo se choca com o corpo, mas não causa lesões estruturais. Ainda assim, provoca hematoma, dor, inchaço e vermelhidão. Esse impacto pode ocorrer por meio de pancadas no chão ou na parede e como consequência de quedas, entre outras origens.
Ao sofrer um machucado em certas partes do corpo, é comum o paciente apresentar um certo inchaço na área afetada. O inchaço tem uma função na recuperação do organismo. “Ele atua como uma resposta inflamatória local, ou seja, é um sinalizador para que uma conduta seja tomada”, explica a reumatologista Regina Ferreira.
Pegue uma bolsa de gelo e coloque sobre o inchaço ou contusão por 15 minutos até oito vezes por dia durante dois dias para ajudar a controlar o inchaço. Se a pele estiver rompida ou houver arranhões, lave com água e sabão e aplique um curativo.
Para diminuir o inchaço, como medida paliativa, você pode fazer compressas de bolsas de água fria ou de gelo sobre o local afetado. O gelo pode diminuir a dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, ter ação anti-inflamatória.
O motivo é a reação do sistema imunológico ao detectar um trauma ou infecção no tecido cutâneo. Isso dilata os vasos sanguíneos na área afetada, para facilitar o envio de células de defesa e iniciar a recuperação do ferimento. A inflamação pode ser considerada como a primeira fase do processo de cicatrização.
O trauma ortopédico de forma geral engloba estes quatro tipos de lesão, a contusão, a entorse, a luxação e a fratura. Elas podem ocorrer a depender do mecanismo e da energia do trauma. Além disso, vale mencionar que podem ocorrer de forma associada.
Nessas situações, o organismo dá início a uma resposta inflamatória que tem como objetivo eliminar a causa da lesão assim como iniciar a sua reparação. Nesse processo o inchaço é um dos sinais da inflamação, assim como a dor, a vermelhidão e a sensação de calor no local.
Todos nós sabemos como ocorre o inchaço após uma pancada numa região do corpo. É como se alguém estivesse pressionando a nossa pele e tecidos de uma forma bastante desconfortável e a região pode até ficar roxa ou avermelhada, além de quente; muitos chamam de contusão.
O paciente pode apresentar dor na região, edema (inchaço), dificuldade para movimentar o local e deformidade ou desvio do osso e da articulação. Como a pseudartrose aparece depois do tratamento para a fratura em si, o mais comum é que o médico ortopedista que realiza o acompanhamento do paciente identifique a condição.
Logo após (se a batida for mais forte), a lesão começa a ter a aparência roxa e são as hemácias que resultam nessa coloração. Essa é a primeira fase após a ruptura dos vasos e quanto mais sangue passa na área atingida mais escura será a coloração do hematoma. Esse estágio dura de 4 a 7 dias.
O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.
Para desinchar, também é recomendado consumir alimentos ricos em água, como melancia, pepino, abacaxi e tomate, por exemplo, pois também possuem propriedades diuréticas, ajudando a eliminar o líquido em excesso que está no organismo.
O inchaço é um sinal objetivo sendo visível pelo médico ou pelo próprio paciente, e muito comum em pacientes internados no CTI-A. Conceito: O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos).
Porque quando batemos a cabeça ficamos com um galo?
“Galo” é um tipo de hematoma formado sobre o osso do crânio. Quando tomamos uma pancada, vasos sanguíneos que passam debaixo da pele se rompem e o sangue vaza.
Ela é consequência de um golpe forte, como o cair ou colidir com um objeto grande. O aspecto vermelho ou roxo da área afetada se deve ao fato de a pancada quebrar pequenos vasos sanguíneos, chamados capilares. Isso causa um sangramento na área lesionada, por baixo da pele.
O gelo é um anti-inflamatório, mas existem outras duas funções importantes do gelo para o alívio de dores: o relaxamento muscular e a analgesia. Ao resfriar o local, a sensibilidade dos nervos é reduzida e o cérebro entende que houve diminuição das dores – e relaxa o músculo.
Você pode saber se uma ferida está inflamada observando as características e sintomas que ela apresenta. Geralmente, os sinais de inflamação são: dor, vermelhidão, inchaço, sensação de calor e latejamento no local da lesão e áreas ao redor. Esse processo é decorrente de reações do sistema imunológico.
O uso do gelo está desaconselhado na maioria das contraturas musculares (rigidez comum na lombar ou no pescoço) e em lesões onde há um ferimento de pele grande, mas pode ser utilizado ao redor do ferimento para diminuir o inchaço, segundo a Dra.
Quando se trata de aliviar a dor aguda associada a contusões, as opções disponíveis, destacam-se medicamentos como diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e piroxicam, todos reconhecidos por sua eficácia na redução da inflamação e alívio da dor.
O gelo tem indicação para lesões mais agudas, quando acabamos de nos machucar. Seja numa entorse, batida ou contusão de uma parte do corpo. Sendo assim, o gelo aplica-se quando alguma parte do corpo sofreu um trauma.