Porque a micropigmentação labial some e depois volta?
Diferentemente da tatuagem ou das maquiagens definitivas de antigamente, a micropigmentação é temporária. A penetração do pigmento é feita numa camada mais superficial da pele, o que faz, após algum tempo, a coloração se perder.
💫 É normal isso acontecer na fase de cicatrização, porque o organismo absorve a cor e logo em seguida já devolve o pigmento. Mas calma, vou te explicar melhor…
Essa falhas se dão devido ao pigmento que não fixou corretamente na pele, que pode ser por causa da qualidade da tinta, características da pele da cliente (como oleosidade, por exemplo) ou erro na hora do profissional depositar esse pigmento na camada correta da pele.
Além disso, uma higienização periódica da região é necessária, onde somente duas opções podem ser utilizadas, ou lenço de bebê umedecido sem álcool, ou algodão com água filtrada. Qualquer outra opção como álcool, soro fisiológico ou água micelar, por exemplo, comprometem a fixação.
É normal a micropigmentação fio a fio sumir nos primeiros dias?
O ideal é que caiam naturalmente. É nesse período também que o pigmento parece sumir, já que boa parte da pigmentação foi eliminada. E a cor segue clara do oitavo ao décimo dia, onde muitas pessoas acham que gastaram dinheiro à toa. Mas tudo isso está correto, podem ficar tranquilos!
Diferentemente da tatuagem ou das maquiagens definitivas de antigamente, a micropigmentação é temporária. A penetração do pigmento é feita numa camada mais superficial da pele, o que faz, após algum tempo, a coloração se perder.
O resultado da micropigmentação de sobrancelhas é imediato. Cerca de 30 dias após o procedimento, no entanto, a sobrancelha clareia em até 50% da cor, atingindo ainda mais naturalidade.
Aplique creme cicatrizante ou hidratante na área pigmentada, de acordo com as indicações fornecidas pelo profissional que realizou a micropigmentação. O creme vai ajudar a manter a área hidratada, combater a comichão e acelerar o processo de cicatrização. Evite coçar ou mexer demasiado na área pigmentada.
Após a micropigmentação labial, é fundamental proteger os lábios do sol, pois a exposição solar excessiva pode acelerar o desbotamento dos pigmentos. Utilizar protetor solar labial com FPS é recomendado, assim como evitar banhos de sol prolongados. O uso de chapéus e óculos de sol também ajuda a proteger a região.
Como manter a micropigmentação labial por mais tempo?
Evite exposição ao sol, bronzeamentos artificiais, autobronzeadores, sauna e mergulho no mar ou piscina no período de 07 a 30 dias, variando de acordo com a área micropigmentada. Use filtro solar e, se quiser adotar um cuidado extra ao sair, use chapéu, boné, viseira ou até a tradicional e charmosa sombrinha.
Quanto tempo para ver o resultado da micro labial?
Nos primeiros dias depois do procedimento, os lábios podem apresentar inchaço e uma cor mais intensa do que o resultado final esperado. Esse inchaço tende a diminuir gradualmente nas primeiras 48 horas e, durante a primeira semana, é comum que os lábios comecem a descamar, revelando uma cor mais suave e natural.
Os principais erros na micropigmentação labial podem comprometer completamente o resultado final. Um dos erros mais comuns é fazer a micropigmentação ultrapassando a lâmina labial, pegando na pele, o que pode levar ao efeito de batom borrado, já que o pigmento reage de forma diferente nos lábios e na pele.
É necessário fazer o retoque da micropigmentação labial?
Depende, se achar a necessidade depois de 40 dias, se ficou clara e quer quer mais cor, daí retocamos. Quanto tempo dura depende também, se for uma boca sem retoque dura menos, e também tudo depende da sua cicatrização, se na cicatrização a mucosa expele muito pigmento ou não...
Evite comidas muito salgadas, picantes ou ácidas, como citrinos ou molhos baseados em tomate, que podem causar desconforto. Além disso, alimentos duros ou crocantes também devem ser evitados, pois o atrito pode prejudicar a cicatrização.
No início, formam-se casquinhas que são restos de pele e pigmento. Essas casquinhas caem em até 7 dias. Entre 6 a 15 dias a micropigmentação fica mais clara, dando a impressão que o resultado não ficará tão bom.
Por isso você tem a sensação de que a Micropigmentação “sumiu” - isso é sinal de que seu sistema imunológico está funcionando da forma correta! Todas as células mortas e resquícios de pigmentos que ficam na epiderme são expulsos durante este processo.
de 10 a 20 dias - o organismo esconde o pigmento (anticorpos) , e após o passar dos dias o pigmento voltará para a superfície da pele. 25 a 30 dias - A pele já está cicatrizada interno e externamente.
Após a aplicação do pigmento, a pele reage formando uma camada superficial de proteção (a famosa casquinha). Essa camada pode dar a impressão de que a cor está mais intensa ou escura do que o esperado. Conforme os dias passam, a casquinha começa a desprender, revelando a tonalidade verdadeira da micropigmentação.
A remoção é feita por meio de aplicação de laser capaz de quebrar a molécula do pigmento, fazendo com que as células de defesa do organismo o absorvam.
O resultado não é imediato. Após o procedimento, a sobrancelha tende a ficar com a coloração mais intensa e a cor real se revela dentro de 20 a 30 dias.
É normal que algumas pessoas vejam a cor desbotar e depois voltar após a quarta semana ou mais. Já tive uma cliente que não teve as sobrancelhas totalmente cicatrizadas por um mês inteiro e depois a cor voltou na quinta semana.