Durante a terapia, os olhos exigem cuidados especiais, uma vez que a dificuldade de piscar pode comprometer a córnea devido à falta de lubrificação natural. Colírios, pomadas e uso de óculos podem ser recomendados.
Liminha teve uma paralisia facial periférica (Paralisia de Bell) que é um distúrbio de instalação repentina, a causa é multifatorial, os médicos tratam como se fosse um vírus, junto tem também enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto", escreveu na legenda da foto.
Liminha, o famoso assistente de palco do SBT, falou como tem sido o tratamento da paralisia de Bell, com a qual foi diagnosticado em outubro do ano passado. A condição afeta o nervo facial que controla a contração muscular do rosto e, no caso dele, foi confundida inicialmente com acidente vascular cerebral (AVC).
*Por que não tira os óculos branco e o boné Liminha? Porque faz parte do “show”, porque é o personagem que todos conhecem. Não posso deixar o “Liminha” morrer.
Paralisia de Bell: conheça a doença que acomete Liminha. O assistente de palco do SBT, Liminha, 53, foi diagnosticado com Paralisia de Bell após passar mal durante a gravação do "Programa Silvio Santos", no último dia 9. Em entrevista ao UOL, sua esposa Fernanda Fiuza conta que ele está se recuperando.
Em setembro, Liminha sofreu um Acidente Vascular Cerebral enquanto gravava um programa e teve de ser socorrido às pressas. Após o AVC, ele foi diagnosticado com Paralisia de Bell. Os médicos estimam que o funcionário da emissora consiga recuperar os movimentos do rosto em até seis meses.
Quando a paralisia é parcial, a maioria dos pacientes se recupera por completo, em vários meses, com ou sem tratamento. Se a paralisia for total, o prognóstico é variável. Podem ser realizados exames (estudos de condução nervosa e eletromiografia) para ajudar a prever a probabilidade de recuperação.
Durante a terapia, os olhos exigem cuidados especiais, uma vez que a dificuldade de piscar pode comprometer a córnea devido à falta de lubrificação natural. Colírios, pomadas e uso de óculos podem ser recomendados.
Ailton Alves Sampaio de Lima, conhecido artisticamente como Liminha, (São Paulo, 8 de julho de 1965) é um assistente de palco e apresentador de televisão brasileiro. Trabalha no SBT e é um dos funcionários mais antigos da emissora, estando há mais de 30 anos no SBT.
É geralmente provocado por um processo infeccioso anterior e manifesta fraqueza muscular, com redução ou ausência de reflexos. Várias infecções têm sido associadas à Síndrome de Guillain Barré, sendo a infecção por Campylobacter, que causa diarréia, a mais comum.
Diversas espécies de carrapatos carregam a bactéria e podem transmiti-la aos seres humanos através da picada. No Brasil, os casos de doença de Lyme têm sido diagnosticados por meio de manifestações clínicas após picadas de carrapatos, desde 1992.
A paralisia pode ser fatal, mas é rapidamente reversível ao remover o carrapato (ou carrapatos). Em geral, a paralisia começa a desaparecer poucas horas após a remoção do carrapato, mas pode evoluir por 24 a 48 horas após a remoção do carrapato.
Em outubro do ano passado, o animador foi internado com suspeita de AVC (acidente vascular cerebral), mas, após uma série de exames, foi diagnosticado com paralisia de Bell, doença que atinge o nervo facial. Para diminuir as sequelas, Liminha conta que faz um acompanhamento rigoroso.
Sua função é passar o roteiro ao apresentador, ajudá-lo com dicas e informações sobre os convidados. Paulistano da Vila Matilde, há um ano Liminha mora em Belo Horizonte com a mulher, a dentista mineira Fernanda Fiúza, de 39, e o filho Gabriel, de 14.
Liminha participou da Roda Especial de Sonia Abrão, nesta terça-feira, dia 3, na RedeTV!. O braço direito de Silvio Santos contou que foi chamado para trabalhar com um apresentador da concorrência. Segundo o famoso, que segue atuando no SBT, a proposta foi de um salário em torno de nada menos que R$ 100 mil.
Quantos anos Liminha, que trabalha com Silvio Santos, tem?
Liminha, 59 anos de idade, recordou o dia em que Silvio Santos caiu no tanque de água em uma edição do Programa Silvio Santos no início da década de 1990.
Liminha teve uma paralisia facial periférica (Paralisia de Bell) que é um distúrbio de instalação repentina, a causa é multifatorial, os médicos tratam como se fosse um vírus, junto tem também enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto”, escreveu ela.
Óculos de sol (ou óculos escuros) são acessórios que tem por finalidade proteger os olhos dos raios solares, tanto no verão quanto no inverno, pois nesta estação também há dias de luminosidade intensa, com raios que podem ser prejudiciais.
Ao contrário da paralisia facial, sintomas de um AVC geralmente aparecem de repente. A diferença é que a síndrome de Bell não causa paralisia em outras partes do corpo, como ocorre no AVC, já que o problema se restringe ao rosto. Além disso, no AVC, em geral, a boca entorta, mas o olho não é afetado.
Quais são as sequelas da paralisia de Bell no olho?
A principal complicação da paralisia facial periférica é o ressecamento do olho que permanece aberto no lado paralisado. Essa incapacidade para piscar ou fechar o olho pode causar lesões permanentes na córnea que levam a graves problemas de visão, inclusive cegueira.
A paralisia de Bell pode ter causas metabólicas como o diabetes mellitus, pré-eclâmpsia, acidente vascular cerebral, infecções como otites médias, de ouvido, infecções da mastoide como mastoidites, infecções virais como o vírus da influenza e outras doenças infecciosas.