O termo escola vem do grego scholé significando “lazer, tempo livre”. Esse termo era utilizado para nomear os estabelecimentos de ensino pelo fato de a tradição greco-romana não valorizar a formação profissional e o trabalho manual. Formar o homem das classes dirigentes era o ideal da educação grega.
A escola (do grego scholé, através do termo latino schola) tinha como significado, “discussão ou conferência”, mas também “folga ou ócio”. Este último significado, no caso, seria um tempo ocioso onde era possível ter uma conversa interessante e educativa.
A palavra escola vem do grego “scholé” e significa lugar do ócio. Na Grécia Antiga, as pessoas com maiores condições socioeconômicas e que dispunham de tempo livre, se reuniam nesses lugares para pensar, refletir.
O surgimento das instituições de ensino se deram na Idade Média, principalmente nos Mosteiros, quase da forma como as conhecemos quando frequentamos a escola alguns anos atrás, uma pessoa ensinando as outras. Depois disso, aos poucos, foram surgindo as escolas, as universidades e os centros de ensino.
Quando se trata da invenção da escola, é difícil nomear uma única pessoa como “inventora”. No entanto, o crédito por contribuir e inventar o sistema escolar regular em 1837 vai para Harry P., que às vezes é chamado de pai da educação moderna.
AULA DE CIÊNCIAS HUMANAS - PORQUE A NOSSA ESCOLA TEM ESSE NOME?
Qual o objetivo da palavra escola?
Assim, a palavra escola, por exemplo, possui em seu significado dois componentes: o significado propriamente dito, presente nos dicionários: “Estabelecimento público ou privado onde se ministra, sistematicamente, ensino coletivo” (FERREIRA, 2009); e o sentido, que cada um de nós imprime a esse vocábulo, de acordo com ...
387 a.C. O filósofo grego Platão criou uma espécie de escola onde se estudavam disciplinas como filosofia e matemática por meio de questionamentos. O protótipo escolar ficava nos jardins de Academos, em Atenas – daí vem o termo “academia”. 343 a.C.
inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Sob o comando de Padre Manoel da Nóbrega, a primeira escola elementar brasileira foi edificada em Salvador, tendo como primeiro mestre o Irmão Vicente Rodrigues que com apenas 21 anos se tornaria o primeiro professor nos moldes europeus a se dedicar ao ensino e à propagação da fé religiosa por mais de cinqüenta anos.
O pensamento científico surgiu na Grécia Antiga aproximadamente no século VI a.C. com os pensadores pré-socráticos que foram chamados de "Filósofos da Natureza" e também "Pré-cientistas".
Quem apareceu primeiro foi a galinha. E aí ela (a galinha, quer dizer, o professor) foi depositando seus ovos (o modo-ensinamento ou a ensinagem) no paciente ensinado (o aluno). Configurado um corpo docente, surgiu, portanto, o ensino.
Shishi High School. Localizada em Chengdu, na China, essa escola pública de ensino secundário surgiu em 143 a.C.. Ela é a mais velha no mundo e já passou até por um incêndio, sendo reconstruída em 199 d.C.. No fim do século 17, a escola foi destruída durante uma rebelião, mas foi construída novamente, no mesmo lugar.
O termo escola vem do grego scholé significando “lazer, tempo livre”. Esse termo era utilizado para nomear os estabelecimentos de ensino pelo fato de a tradição greco-romana não valorizar a formação profissional e o trabalho manual. Formar o homem das classes dirigentes era o ideal da educação grega.
Na Grécia Antiga, a educação era encarada como uma atividade para poucos, para aqueles que podiam consumir o seu tempo livre com o saber e não tinham a necessidade de trabalhar para garantir a própria sobrevivência. Sendo assim, percebemos que a educação era um privilégio garantido a uma parcela mínima da população.
A China Antiga foi o primeiro país a aplicar um teste nacional padronizadoː os exames imperiais, que visavam a selecionar candidatos qualificados ao serviço público.
A escola é uma importante instituição que auxilia no desenvolvimento social, aprimorando habilidades e competências dos indivíduos. Além disso, desempenha um papel fundamental na formação do conhecimento, dos valores e comportamentos.
A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do individuo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras, sem estas aprendizagens dificilmente o aluno ...
Tínhamos aulas de Canto Orfeônico . Também tínhamos aulas de: Desenho, Linguagem, Religião, Educação Moral e Cívica, Matemática, que a turma chamava de Aritmética, e na década de 60 veio o Movimento da Matemática Moderna (MMM), que foi até a década de 70.
Quem foi o primeiro professor do mundo? Professor é uma das profissões mais antigas que existe. Há 25 séculos, o filósofo grego Sócrates foi professor de Platão. Sócrates ensinava em locais públicos, como praças e ginásios.