A sujeira que se instala na corrente aumenta o atrito entre as peças de contato da corrente com pinhão e coroa. Isso acontece por ação direta do contato dos resíduos com os componentes ou porque eles diminuem a lubrificação da transmissão. Seja como for, quanto maior o atrito, maior o desgaste do conjunto.
Caso a corrente não tenha folga suficiente para atender a distância máxima e mínima que as peças ficarão sujeitas durante o uso, é possível que essa tensão de tração excessiva da corrente acelere o desgaste do conjunto ou leve as peças à quebra.
Suas coroas e corrente estão desgastadas, fazendo com que a corrente suba nos dentes da coroa em vez de ficar bem assentada. Isso causa áreas soltas e apertadas. Mesmo que você tenha uma corrente com O-ring e lubrificação interna, ainda é importante usar lubrificante de corrente a cada duas pedaladas.
Tensão inadequada: Verifique e ajuste a tensão conforme o manual. 2. Desgaste: Inspecione e substitua a corrente ou engrenagens desgastadas(coroa e pinhão)
Quilometragem elevada: Em média, um kit relação dura entre 15.000 e 30.000 km, dependendo do uso. Motos que trafegam frequentemente em condições severas (muita poeira, lama ou peso excessivo) podem precisar da troca antes disso.
As três causas que mais influenciam no desgaste do conjunto são: sujeiras provenientes do pavimento, seja ele asfalto ou terra; falta de lubrificação externa; folga da corrente.
Como fica exposta, areia, terra, maresia e outros detritos acabam por grudar na corrente. Essa sujeira contribui para acelerar sua corrosão, retirando sua lubrificação e mantendo-a úmida. Água em excesso, de chuvas muito fortes, alagamentos etc., também acabam tirando a proteção da corrente e deixando a peça suja.
Desgaste nos dentes do pinhão e da coroa e corrente frouxa ou escapando podem indicar que chegou o momento da troca do kit de relação, confira algumas informações importantes ao substituir as peças.
É importante verificar a folga da corrente regularmente, pressionando-a para baixo para ver quanto ela cede. Se a folga for maior do que o recomendado no manual do proprietário, geralmente entre 1,5 cm e 2 cm, é hora de ajustar. Esse ajuste é vital para manter a moto segura e em bom funcionamento.
Em algumas situações, a corrente frouxa pode soltar e travar a roda traseira, o que é extremamente perigoso. É muito importante observar essa questão todas a vezes que fizer uma visita ao mecânico. É essencial limpar e lubrificar corretamente a corrente para prolongar sua vida útil.
A primeira coisa a fazer é estacionar a moto em um local seguro. Se a moto estiver em movimento, desligue o motor e pise no freio para parar. Se a corrente estiver quebrada em dois pedaços, é necessário trocar o kit de transmissão completo. Se estiver danificada em um único elo, é possível fazer uma emenda.
Diferente dos guias de corrente, o guia de balança é instalado na parte frontal da transmissão, bem próximo do pinhão, e é fixado como uma pinça junto ao quadro da moto. Assim, ele impede que a corrente se choque contra a balança da moto, evitando assim, danos no quadro e na corrente de transmissão.
O que acontece se a corrente da moto ficar muito esticada?
Tenha em mente que essa peça não deve estar nem muito esticada e nem muito folgada: ela deve ter a pressão indicada no manual. Qualquer outro cenário pode danificar o veículo ou até mesmo causar acidentes.
Uma limpeza profunda ou a remoção da graxa toda deve ser feita entre cada 6 mil a 8 mil quilômetros. Alguns mecânicos recomendam fazer isso depois de cada exposição à chuva. - As redes têm uma vida útil de aproximadamente 30 mil quilômetros. Depois, é recomendável trocá-la.
A sujeira que se instala na corrente aumenta o atrito entre as peças de contato da corrente com pinhão e coroa. Isso acontece por ação direta do contato dos resíduos com os componentes ou porque eles diminuem a lubrificação da transmissão. Seja como for, quanto maior o atrito, maior o desgaste do conjunto.
A corrente de moto está constantemente exposta a sujeira, poeira, pedras e outros detritos que podem se acumular em suas ligações e dentes. Se a corrente não for limpa regularmente, essa sujeira pode se transformar em uma substância abrasiva que desgasta a corrente e os dentes da engrenagem.
Verifique se a corrente está saindo do alinhamento com a roda traseira ou com a coroa dianteira. Isso pode indicar que está frouxa e precisa ser ajustada. Observe se há o ruído de batida metálica quando a moto está em movimento, o que pode ser um sinal de corrente frouxa.
As consequências mais graves: o travamento de um elo, rompimento ou se a corrente escapar de uma das engrenagens, pode causar um acidente devido à perda de tração ou travamento repentino da roda. Isso, em alta velocidade, pode trazer consequências severas ao motoqueiro.
É normal ver motos trafegando com a corrente mais frouxa ou folgadas. Em situações mais extremas, parecem que vão soltar a qualquer momento (e vão). Em algumas situações, a corrente da moto frouxa pode soltar e travar a roda traseira, o que é extremamente perigoso.
Falando de modelos populares, uma moto city de 160 cm³ tem seu kit de corrente por cerca de R$ 150. Já em uma scooter que tem a correia de fábrica, esse valor pode chegar a R$ 350. E para quem pensa em adaptar a sua moto corrente para correia, o valor ainda é bem maior. Os preços podem facilmente passar de R$ 1.000.
A 1ª troca da corrente geralmente é feita a partir dos 20.000 quilômetros, ou, conforme orientações no manual do proprietário, caso seja bem cuidada, seja na maneira de pilotar como nas manutenções preventivas! Esses cuidados ajudam a prolongar a vida útil da corrente como de toda motocicleta.