Por que são chamadas de bananas-da-terra? Para falar a verdade não se sabe ao certo, mas o nome "banana-da-terra" - ou "banana macho" na Espanha - refere-se a variedades de banas que geralmente são consumidas assadas, já que possuem um teor de açúcar mais baixo do que a banana tradicional das Ilhas Canárias.
No Brasil, considera-se plátano somente a banana do tipo Terra, conhecida como banana-comprida ou banana-da-terra, que é consumida preferencialmente cozida, frita, assada ou na forma de farinha. Seus frutos podem chegar a 26 centímetros de comprimento e ter até meio quilo e a polpa é mais consistente que a da banana.
Sua origem se deu no Sudeste Asiático e no Oeste do Pacífico. Possivelmente é plantada há mais de 4 mil anos na Índia, Malásia e Filipinas. Os indígenas já cultivavam a banana quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, mas a bananicultura como atividade agrícola iniciou-se em 1820.
Tem sua origem no sul da Ásia, mas está presente em registros budistas que datam de 600 a.C. As bananas que cresciam na África e Sudeste da Ásia eram pequenas se comparadas às de hoje. A fruta era do tamanho de um dedo e por isso teriam usado o nome banana, palavra árabe que quer dizer "dedo".
Da lista que você leu acima, apenas abacaxi e maracujá são frutas nativas do Brasil. Você provavelmente conhece outras: goiaba, jabuticaba, caju, amora, açaí.
A variedade Pacovan Ken, é um híbrido tetraplóide, do grupo AAAB, criado na Embrapa Mandioca e Fruticultura em Cruz das Almas, Bahia, resultante do cruzamento da cultivar Pacovan com o híbrido diplóide (AA) M53.
Rico em fibras e antioxidantes, é uma alternativa saudável que pode substituir a massa comum em inúmeros pratos. Na composição de refeições salgadas, é comum que a banana-da-terra seja feita cozida ou assada. É o que acontece em preparos como nhoque, escondidinho, coxinha, farofa, purê e moqueca.
A forte alta do custo de produção levou os produtores a plantarem menos na última safra, o que reduziu a oferta da fruta e fez os preços dispararem no atacado e varejo.
A banana da terra possui mais carboidratos do que as demais, pois contém uma reserva maior de amido em sua composição, o que faz com que ela seja melhor digerida após ser cozida, assada ou frita.
O nutriente ajuda a manter a pressão arterial sob controle e atua na recuperação muscular. De quebra, ainda tem efeitos benéficos no combate à diabetes e à osteoporose. Outros nutrientes presentes na banana-da-terra são fibras e minerais, como vitaminas A, B e C.
Porque a bananeira tem o tronco considerado falso?
Pseudocaule é um termo botânico que se refere a falsos caules, por exemplo, as bananeiras não tem um caule verdadeiro pois este é composto apenas por restos de suas grandes bainhas foliares superpostas.
Pacovan (pacovã ou pacoba): resultante de uma mutação da banana-prata, é atualmente a cultivar mais plantada no Norte e Nordeste do país. Os frutos são grandes, com quinas salientes (mesmo quando maduros) e casca grossa. Pesam 122 g em média, e apresentam sabor menos intenso que a prata.
A banana pacovan crua apresenta diversos benefícios para a saúde, como a presença de potássio, que auxilia na regulação da pressão arterial e no funcionamento adequado do coração, além de vitamina C e fibras, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a melhorar o trânsito intestinal.
A banana-da-terra, conhecida também como pacova, banana-comprida ou chifre-de-boi, é uma fruta caracterizada por ser rica em amido resistente, fibras, potássio e vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina C, promovendo diversos benefícios à saúde.
Dentre as 20 frutas mais consumidas no Brasil, apenas três são nativas: abacaxi, goiaba e maracujá. Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.
Qual a diferença entre banana caturra e banana-da-terra?
Ambas são levemente curvas e com formato mais alongado; têm textura macia, sabor doce e levemente ácido. O que as diferencia é a casca: enquanto a prata possui a casca mais fina, na caturra apresenta a casca é mais espessa.
O abacateiro (Persea americana) é uma árvore originada do México e naturalizada no Brasil, que pertence à família Lauraceae. No Brasil, é cultivado principalmente em Estados das regiões Sudeste e Sul, em plantações abertas (Klein et al. 2020).