Ao dizer 70x7, Jesus estava usando uma expressão hebraica que simboliza um número infinito de vezes. Ele nos mostra que devemos perdoar nossos irmãos e irmãs repetidamente, sem limites, assim como Deus nos perdoa.
Pedro já é misericordioso, porque, na verdade, não é fácil perdoar sete vezes o mesmo pecado ao mesmo ofensor. Mas Jesus lhe responde com autoridade: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”, isto é, sempre, infinitamente!
Então, Pedro aproximou‑se de Jesus e perguntou: ― Senhor, quantas vezes deverei perdoar o meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: ― Eu digo a você que não até sete, mas até setenta vezes sete.
Jesus, porém, responde de forma surpreendente: "Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete." Essa instrução vai além de uma contagem, mas revela a graça divina que recebemos e a necessidade de refletir essa graça nas nossas interações com os outros.
Jesus responde que não deve ser apenas sete vezes, mas setenta vezes sete (490 vezes). O ponto de Jesus não é limitar o perdão a um número exato, mas enfatizar que o perdão deve ser ilimitado e contínuo.
040 - Por Que Jesus Disse Para Perdoarmos 70X7? - Hernandes Dias Lopes
O que significa 70 na Bíblia?
70 (setenta): jogo de números 10 x 7. Moisés comunica o espírito profético aos 70 anciãos. O exílio na Babilónia é apresentado como tendo durado 70 anos. 1000 (mil): uma quantidade tão grande que não se pode contar.
Quando Jesus ensinou que devemos perdoar “setenta vezes sete”, estava dizendo que – se for necessário – devemos perdoar 490 vezes por dia, isto é, perdoar sempre, sem esmorecer, porque é assim que Deus faz também. Portanto, trate de tomar uma decisão.
Qual é a mensagem central do texto bíblico de Mateus 18: 21-35?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas, até setenta vezes sete. Há pessoas que dizem que é difícil perdoar. No entanto, creio que esta afirmação surge porque muita gente não sabe ao certo o que é perdoar. Neste ensinamento de Jesus aprendemos que devemos perdoar setenta vezes sete.
Ou seja, não só de palavra, como também com amor misericordioso e compassivo, sofrendo mais porque nosso irmão se converteu em ofensor do que pelo fato de termos sido ofendidos. E se desta maneira conseguirmos perdoar até sete vezes, os discípulos de Jesus devem perdoar sempre assim.
Naquele tempo, 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
O conceito de perdão pode, claramente, ser entendido num diálogo de Pedro e Jesus. A pergunta foi “quantas vezes devo perdoar o irmão que pecar contra mim?”. Ao que Jesus respondeu: 70×7!
O número 7 é um dos números mais significativos na Bíblia, representando perfeição, totalidade e santidade. Essas passagens mostram como o número 7 aparece em vários contextos bíblicos, simbolizando a obra completa de Deus e aspectos de sua criação e ação na história.
Um outro detalhe é que Ieshua acrescenta o termo 70×7. O número setenta (70) na cultura israelita era também associado às nações estrangeiras (Bereshit Raba 37). Então podemos dizer que o perdão deveria ser tão abrangente que alcançaria até mesmo todas as nações da terra!
Ao dizer 70x7, Jesus estava usando uma expressão hebraica que simboliza um número infinito de vezes. Ele nos mostra que devemos perdoar nossos irmãos e irmãs repetidamente, sem limites, assim como Deus nos perdoa.
Então, Jesus quer nos ensinar os segredos do reino dos céus em parábolas, porque as histórias que Ele contava são somente para as pessoas que acreditavam Nele e queriam ouvi-Lo. Quando Jesus estava pregando para a multidão, havia também pessoas dentre elas que não queriam ouvir nem receber as Suas palavras.
RESUMO: Em Mateus 18:18, Jesus disse que tudo que a Igreja “ligasse” ou “desligasse” na Terra, o mesmo se daria no Céu. Essa autoridade de que trata o texto tem recebido várias interpretações: (1) seria uma autoridade de estabelecer doutrinas; (2) de perdoar pecados; ou (3) aplicar disciplina eclesiástica.
Você sabia que a tatuagem '70x7' tem uma origem bíblica profunda? Esse símbolo representa o ensinamento de Jesus sobre perdoar sem limites, mesmo nas situações mais difíceis. Mais do que uma tatuagem, é um lembrete constante de misericórdia, crescimento espiritual e confiança em valores divinos.
Perdoar não é esquecer, perdoar é aceitar que todo mundo em algum momento pode fazer escolhas ruins, que sofremos as consequências dessas escolhas, que sangramos, mas que não somos obrigados a continuar sangrando, que não somos reféns desses momentos doloroso, e que podemos sim aprender com esses erros e dores.
Considerado um número místico, o 7 está ligado aos chakras. Além disso, também representa a busca por conhecimento, perfeição, conexão espiritual e plenitude. Ele pode ser interpretado como um sinal de que você deve seguir sua intuição em relação aos seus objetivos, pois está no caminho certo.
E o 3 na vida de Cristo não para por aí. Ele morreu às 3 da tarde da sexta-feira e ressuscitou no terceiro dia, no caso, no domingo. É o que diz a Bíblia e não um mero cronista, um Baixíssimo que se atreve a falar do Altíssimo. Por fim, a Santíssima Trindade, que indica mais um 3 na vida de Jesus.
No livro do Apocalipse, o número 7 aparece repetidamente, simbolizando a plenitude do plano de Deus para a humanidade. Alguns exemplos incluem as sete igrejas, os sete selos, as sete trombetas e as sete pragas (Apocalipse 1:11; 5:1; 8:2; 15:1).