A região foi a porta de entrada para a colonização européia, iniciada no século XVI. É chamada de “Zona da Mata” por que, originalmente, era coberta pela Mata Atlântica, que atualmente está quase extinta na região. O solo fértil vem sendo explorado desde a colonização.
A Zona da Mata nordestina possui a maior variedade costeira do Brasil, com costa de dunas no Rio Grande do Norte, falésias na Paraíba, arrecifes em Pernambuco, lagos e lagoas em Alagoas (daí o nome do estado), planícies e extensos coqueirais em Sergipe e grandes recortes costeiros de água morna o ano inteiro na Bahia.
Zona da Mata corresponde geograficamente à faixa litorânea da região nordeste do Brasil, paralela ao Oceano Atlântico, que se estende do Rio Grande do Norte até a Bahia. Trecho da Mata Atlântica original, hoje quase extinta na região, foi solo fértil explorado de modo predatório.
A Zona da Mata, que domina todo o litoral leste da região, desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, é a região mais urbanizada e povoada do Nordeste. Seu clima é tropical úmido, com chuvas mais frequentes no outono e no inverno.
Geografia: Zona da Mata e o Agreste | Brio Educação
Quais são as 4 subdivisões do Nordeste?
Em razão das diferentes características físicas que apresenta, a Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão.
O litoral nordestino é também chamado de Zona da Mata?
A Zona da Mata é uma mesorregião localizada na faixa litorânea da Região Nordeste do Brasil, do Rio Grande do Norte à Bahia. Essa mesorregião caracteriza-se por ter a maior densidade demográfica de todo o Nordeste, além de ser também a mais industrializada e urbanizada.
A zona da mata corresponde a uma região que abrange todo o litoral nordestino, desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Essa sub-região possui a maior concentração de pessoas, tendo o maior número de grandes cidades, como Salvador, Recife e Natal.
A Mata Atlântica é o bioma brasileiro presente em quase todos os estados do país, seja de forma parcial, seja de forma integral. São 17 estados que têm em seu território áreas cobertas pela mata, espalhadas por mais de três mil municípios.
O agreste é uma sub-região geográfica de transição entre a zona da mata e o sertão do Nordeste. Caracteriza-se pelo clima semiárido e pela vegetação de Caatinga. O agreste é uma zona geográfica de transição situada na região Nordeste brasileira. O agreste é uma das quatro sub-regiões que compõem o Nordeste do Brasil.
Na Zona da Mata a cana-de-açúcar é a atividade dominante desde 1530, quando foi introduzida. O clima tropical e o solo massapé propícios favoreceram a implantação da cultura. Na região destacam-se também o fumo e o cacau no sul da Bahia, cultivado com sombreamento da bananeira.
A Zona da Mata é uma região de Mata Atlântica no litoral de Pernambuco. Abrange uma área de 8.641 km² com uma população em 2022 de 1.259.831 habitantes.
A região é onde se concentra a maior parte da população e o maior número de indústrias do Nordeste, com destaque para o Pólo Petroquímico de Camaçari. A região foi a porta de entrada para a colonização européia, iniciada no século XVI.
RIO - Não fazer divisa com o Rio de Janeiro não é impedimento para uma cidade ter a fama de ser a mais carioca de Minas: com 516 mil habitantes e a cerca de três horas da capital fluminense, Juiz de Fora mantém uma ligação que consegue superar a distância.
Agreste (do latim: relativo ao campo, campestre, campesiano, colono) designa uma área na Região Nordeste do Brasil de transição entre a Zona da Mata e o Sertão, que se estende por uma vasta área dos estados brasileiros da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Dentre os muitos aspectos apresentados pela Região Nordeste o que mais se destaca é a seca, causada pela escassez de chuvas, proporcionando pobreza e fome.
A caatinga não é encontrada em todo o sertão. Existem áreas em que a umidade é maior ou as chuvas são mais regulares. Esses locais, chamados brejos, possuem uma vegetação mais diversificada e estão localizadas normalmente no sopé de serras e chapadas, onde chove mais. A área da caatinga era menor do que hoje em dia.
Se existem os termos sulista, nortista e nordestino para designar os habitantes das regiões correspondentes do Brasil – Sul, Norte e Nordeste –, não seria de bom uso haver também "sudestino" e "centro-oestino" para se referir aos habitantes das outras duas regiões desse país – Sudeste e Centro-Oeste?
O rio São Francisco é o mais importante da região Nordeste. A bacia do São Francisco ocupa uma área de 645.067 quilômetros quadrados e passa por cinco estados brasileiros: Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
De acordo com a pesquisa, 56,8% do DNA do povo nordestino são de origem europeia, principalmente portuguesa e holandesa, e o restante é composto pelas etnias africana (22,9%) e ameríndia (20,3%), esta com ascendência de povos asiáticos - resultado que, de acordo com o professor de Medicina da UFC e integrante do estudo ...
Como se chama a área de transição entre a zona da mata e o Sertão?
O Agreste é uma sub-região do Nordeste brasileiro situada entre a Zona da Mata e o Sertão, dispondo de características físicas tanto da Mata Atlântica quanto da Caatinga. O Agreste é uma faixa de transição entre a Zona da Mata e o Sertão nordestino.
1. Bahia. Maior do Nordeste e 5º do Brasil, o território da Bahia mede 564.760,429 km² e é rodeado de vários Estados: Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. A capital Salvador é a quinta mais populosa do Brasil, com 2.568.928 moradores.