A instalação de faróis de xênon -gás xenônio- em veículos foi proibida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em todo o país. A resolução 384, que proíbe as potentes lâmpadas de xênon foi implantada para garantir a segurança do motorista, já que a luz forte pode ofuscar a visão e causar acidentes.
Apesar dos benefícios, o xenon também é muito prejudicial ao trânsito. A luz potente produzida pelo farol ofusca e dificulta a visão dos condutores que circulam em sentido contrário, o que pode causar acidentes graves. Diante desta situação, foi preciso regulamentar o uso dos acessórios.
É importante respeitar as regulamentações e leis de trânsito brasileiras quando se trata de modificar o sistema de iluminação de um veículo. A utilização de lâmpadas xênon é proibida, a menos que o veículo tenha o item de fábrica ou tenha sido regularizado até junho de 2011.
Os proprietários de veículos que forem flagrados com lâmpadas de xênon ou LED irregulares – ou seja, oriundas de customizações após as resoluções CONTRAN aqui citada terem entrado em vigor – estarão cometendo uma infração grave. A penalidade é perda de cinco (5) pontos na CNH e multa no valor de R$ 195,23.
Risco de incêndio. “A lâmpada halógena xenon tem potência de aproximadamente 100 Watts, enquanto uma lâmpada normal de farol tem até 60 Watts. Essa potência pode provocar incêndio na parte elétrica e derretimento da lente do farol”, explica o autor da proposta.
LAMPADAS SUPER BRANCAS SÃO PERMITIDAS ?? VEJA O QUE A LEGISLAÇÃO FALA !!!!!!!!
O xenon passa na vistoria?
Quando o farol xenon consta no projeto, mas não foi instalado pela montadora, é possível incluir o acessório. Nesse caso, o conjunto de luzes deve ser submetido a vistoria realizada por instituição filiada ao INMETRO para sua regularização (resolução 292).
LED ou Xenon, qual ilumina mais? Entre LED e Xenon, o LED ilumina mais. As lâmpadas LED tem vida útil maior, superando o Xênon em até 5 vezes. Além de ter uma tecnologia mais recente e ser amplamente aplicada na iluminação, o LED tem maior capacidade de iluminação.
Os faróis de LED são permitidos apenas para veículos que saíram de fábrica com essa tecnologia. Qualquer substituição de lâmpadas halógenas ou xenon por LED em veículos que originalmente não possuem essa tecnologia é considerada irregular e sujeita a penalidades.
A lâmpada super branca não exige adaptações no sistema elétrico nem regulagem do farol. O consumo de eletricidade é o mesmo da lâmpada convencional e seu uso é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Posso instalar faróis de milha? Segundo a legislação Brasileira, podem ser instalados no máximo dois faróis auxliares em carros de passeio ou comerciais leves. Contudo, não há restrição ao posicionamento das luzes, desde que apontem sempre para a frente do veículo.
Resumindo: você não pode instalar o farol de xenon no seu veículo, seja nos faróis principais, de neblina, ou de milha, se eles não forem originais de fábrica.
Até 2020, a troca das lâmpadas halógenas por lâmpadas de led era permitida, desde que fosse seguido o protocolo exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), porém desde 2021 o farol de led não é mais permitido.
Se você quiser ter um carro com xenon hoje, vai precisar de um modelo que já venha com ele de fábrica, ou que tenha o CSV emitido até 2011. Após essa data, não há mais como legalizar xenon. Importante: não há exceções. Em outros casos, mesmo que você solicite ao DETRAN, não vai ter como legalizar xenon.
Oferecem uma grande potência luminosa e um gasto eléctrico inferior ao de halogéneos. Vida útil: A vida útil dos faróis xenon é de cerca de cinco anos, o que significa que têm uma vida útil mais longa do que as lâmpadas de halogéneo.
A resposta é simples: o farol de LED permitido pelo DETRAN é aquele que está devidamente homologado e segue as normas estabelecidas pelo órgão regulador. Desde 2021 todos os veículos devem manter os faróis originais de fábrica a partir de 1º de janeiro de 2021.
Farol de LED tipo barra: As barras são mais eficientes para a iluminação, pois têm a capacidade de iluminar toda a estrada, tornando possível que o motorista enxergue não apenas a frente, mas as laterais também. As barras curvas são ainda melhores nesse sentido, pois ampliam o ângulo de iluminação.
Segundo o artigo 230, inciso XIII, do CTB, conduzir veículo com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados é infração grave, com multa de R$195,23.
De acordo com as normas vigentes, os faróis projetores são permitidos desde que estejam de acordo com as seguintes especificações: 1. Potência luminosa: os faróis projetores devem ter uma potência luminosa adequada, que não cause ofuscamento aos demais condutores.
Se você está procurando por um kit de xenon que ofereça iluminação potente e eficiente, o Kit Xenon Digital Hid é a escolha perfeita para você. Com lâmpadas de alta intensidade, este produto garante uma luminosidade surpreendente nos faróis do seu carro.
No caso das lâmpadas super brancas, elas são permitidas, desde que tenham o selo do Inmetro, pois há especificações de intensidade. O cuidado é para que a luz dos faróis não seja tão intensa a ponto de prejudicar a visão dos demais condutores.
Qual a diferença da lâmpada xenon de 6000K e 8000K?
6000👉 Cor branca absoluta neutra, que confere alta projeção e efeito moderno ao farol. 8000👉 Cor branca fria, com ligeiro fundo azulado, promovendo visibilidade através do branco predominante, conferindo um efeito de cor mais esportivo ao farol.