Segundo Jéssica Herzog Viana, bióloga e professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em colaboração com Luiz Felipe Silveira, professor da Universidade da Carolina Ocidental (USA), as principais ameaças às espécies de vagalumes são a luz noturna, a poluição da água, a perda de habitat e o uso de pesticidas, ...
Há o aumento vertiginoso no uso de inseticidas. O fato de a maioria das espécies de vagalumes passar pela fase larval, faz com que estejam ainda mais vulneráveis a essas condições.
Quando há desmatamento, por exemplo, esses insetos não encontram fontes de alimento ou condições necessárias para se reproduzir. O aumento da degradação ambiental em áreas úmidas, como observado na Mata Atlântica, Pantanal e Amazônia, contribuiu para o desequilíbrio ambiental e menor diversidade de insetos.
“Vaga-lumes são indicadores da saúde do meio ambiente e estão sumindo do mundo como resultado do prejuízo e degradação de seu habitat, poluição dos rios, aumento do uso de pesticidas em agroecossistemas e aumento de poluição luminosa em áreas de habitação humana”, de acordo com a Selangor Declaration.
O FIM DOS VAGALUMES: A EXTINÇÃO CAUSADA PELO HOMEM
É raro encontrar um vagalume?
Apesar de sua importância para o meio ambiente e para a ciência, o vaga-lume está desaparecendo. Pesquisas publicadas na BioScience indicam que a perda de habitat, a poluição luminosa e os pesticidas ameaçam a ocorrência do vaga-lume.
Controle de pragas: As larvas de vagalumes são predadoras e se alimentam de insetos que são considerados pragas agrícolas, como lesmas e caracóis. Isso ajuda a manter o equilíbrio nas populações de pragas e pode reduzir a necessidade de pesticidas.
Com a chegada do verão, começa a melhor época para observar os vaga-lumes, pequenos insetos fascinantes, e infelizmente cada vez mais raros pela poluição e pela agricultura intensiva.
Os vagalumes estão se tornando cada vez mais raros devido às mudanças climáticas e à perda de habitat. 🌍✨ O aumento das temperaturas, a poluição e a urbanização acelerada têm impactado não apenas esses insetos incríveis, mas muitos outros seres que dependem de ambientes saudáveis para sobreviver.
Pesquisas do mundo todo também apontam para a perda de habitat, o uso de pesticidas e a poluição luminosa como as principais ameaças às populações de vaga-lumes, destacando que a última é a ameaça que cresce mais rapidamente no Sudeste do Brasil.
A diminuição drástica de espécies de vagalumes já é uma realidade preocupante, inclusive no Brasil. Estudos recentes, apontam para uma queda significativa na população desses insetos fascinantes que iluminavam as noites em diversas regiões do país.
E o que fazer ? Para atrair o vaga-lume macho, a fêmea usa sua luz natural – mas apenas quando a luz ambiente é menos influente do que a iluminação produzida pela lua cheia.
Nas ações humanas, condições não tão carinhosas tornaram inviáveis a vida desses seres iluminados. Assim como outros insetos importantes para o meio ambiente, como abelhas e borboletas, os vaga-lumes perderam habitat, foram contaminados quimicamente e sofrem com o avanço da urbanização.
OS VAGALUMES SUMIRAM POR VÁRIOS FATORES AMBIENTAIS VOCÊ SABIA! Incluindo uso de pesticidas e agrotóxicos… Mudanças climáticas… Avanço das cidades e poluição luminosa…
“No Japão, vagalumes são muito usados como bioindicadores na recuperação de cursos de água”, comentou. Tais insetos também são bons modelos para entender o impacto da poluição luminosa. Eles usam seu sinal luminoso para fins de reprodução – é um padrão de comunicação sexual.
Estas minúsculas escamas são cortantes para tecidos mais frágeis e delicados, como os olhos por exemplo. Mas é praticamente impossível que cheguem a cegar, sendo o comum causarem alergias e irritações.
O Vagalume, guia espiritual, carrega um significado profundo, pois traz consigo a energia da iluminação, essa mesma Luz que todos possuímos e que pode nos guiar nos momentos desafiadores. _“Nos momentos mais sombrios, sempre há uma luz no fim do túnel.”_💫
A luz emitida pelos vagalumes é o resultado de uma reação química que ocorre entre duas substâncias presentes no corpo do inseto: a luciferina e o oxigênio. Este fenômeno é conhecido como bioluminescência.
Isso acontece porque os vagalumes estão ameaçados por diversos fatores, muitos causados pelas atividades humanas e mudanças no ambiente: Perda de habitat: A destruição de florestas e áreas úmidas, devido ao desmatamento e urbanização, reduz os ambientes necessários para os vagalumes.