Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do calendário romano, que originalmente começava em Março. Procure por setembro no Wikcionário, o dicionário livre.
Setembro é chamado assim porque era o sétimo mês do antigo calendário romano, portanto anterior à grande reforma promulgada por Júlio César. Esta marca no nome do mês manteve-se nos séculos seguintes, mesmo quando - com a inclusão de Janeiro e Fevereiro como primeiro e segundo mês do ano - setembro passou a ser o nono.
Os nomes dos primeiros quatro meses homenageavam deuses como Juno (junho); os últimos seis receberam nomes de acordo com números consecutivos em latim, originando meses como setembro (o sétimo mês, correspondente à palavra latina septem, que significa sete).
Por que setembro foi escolhido para setembro amarelo?
O mês foi escolhido porque o dia 10 de Setembro é tido internacionalmente como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data tornou-se símbolo da luta desde 1994, quando Mike Emme, um jovem de 17 anos, cometeu suicídio nos Estados Unidos.
Agosto (do latim: augustus) é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do Imperador César Augusto. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo.
Por que SETEmbro não é o mês SETE? | O nome dos meses
Porque o nome julho?
Julho é o sétimo mês do calendário gregoriano, tem trinta e um dias e recebeu o nome em honra do imperador romano Júlio César, que nasceu neste mês. “Julius” foi um marco na história do Império Romano.
Abril é o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. Abril deriva do latim “aperire” e refere-se ao abrir das flores na Primavera. No Hemisfério Norte é a época em que a natureza se renova e mostra a sua beleza. Por isso Abril é também uma homenagem a Afrodite, a deusa grega da beleza e do amor.
Porque Outubro foi escolhido para ser Outubro Rosa?
Ainda nos anos 90, algumas cidades americanas começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama. À época, o período do ano em que essas ações se concentraram passou a ser denominado de Outubro Rosa.
A campanha Janeiro Branco foi criada pela Lei 14556/2023, sancionada em abril de 2023 e discutida no Senado. O senador Confúcio Moura (MDB-RO) diz que é preciso sensibilizar trabalhadores da atenção à saúde sobre a importância do bem-estar psicológico.
Porque o mês é conhecido como setembro verde? A Campanha Setembro Verde teve início em 2015, com o objetivo de tornar o mês de setembro o mês da visibilidade e luta pelos direitos das pessoas com deficiência.
O nome "março" surgiu na Roma Antiga, quando era o primeiro mês do ano e chamava-se Martius, de Marte, o deus romano da guerra. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, março é o primeiro mês da primavera, um evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como para que se comece a temporada das campanhas militares.
A contagem se baseava na fundação da cidade italiana e foi instituída por Júlio César em 46 a.C. Desde essa época, ficou convencionado que o ano tinha 12 meses, com uma contagem similar à do calendário gregoriano, instituído na Idade Média e utilizado amplamente no Ocidente até hoje.
Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do calendário romano, que originalmente começava em Março. Procure por setembro no Wikcionário, o dicionário livre.
O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter. Junho contém o solstício de verão no hemisfério norte, o dia com mais horas de luz do dia, e o solstício de inverno no hemisfério sul, o dia com menos horas de luz do dia (excluindo as regiões polares em ambos os casos).
Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano e o penúltimo mês do ano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano, que começava em março.
A escolha do nome “Janeiro Branco” remete à ideia de uma “folha em branco”, incentivando as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental.
Janeiro Roxo: campanha reforça importância do combate à hanseníase. O mês de janeiro é dedicado à conscientização e combate à uma doença que ainda enfrenta desafios como o preconceito e o diagnóstico tardio, a hanseníase, antigamente conhecida como lepra.
Setembro é amarelo, outubro é rosa, novembro é azul, dezembro é laranja, mas também vermelho. Sociedades de médicos e pacientes e ONGs se acotovelam na disputa por um espaço no calendário para promover os chamados meses de conscientização de algumas doenças.
Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem. Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha 'Novembro Azul' com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
O câncer de mama é a neoplasia mais incidente e letal para as mulheres. Porém quando diagnosticado precocemente têm taxas de cura acima de 95%. Mas porque outubro foi escolhido ? O movimento Outubro Rosa (Pink October) começou em 1990 com uma corrida de rua em Nova Iorque, Estados Unidos, promovida anualmente.
Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O seu nome deriva de februarius, que significa purificação. Em honra a Plutão, deus dos infernos, dos mortos e dos enfermos, surgiram rituais, os februare, que deram origem à festa da Purificação, comemorada a 2 de fevereiro, também conhecida por festa da Candelária ou festa das Candeias.
Maio é o quinto mês do calendário gregoriano, tem trinta e um dias e herdou o nome de uma deusa. Maio vem de Maia, divindade romana que era celebrada nesta época. Deusa da terra e das flores, Maia é responsável pelo crescimento das plantas que nasceram na primavera.