Em primeiro lugar, o ipê é uma árvore com flores coloridas que embelezam qualquer paisagem. Suas raízes profundas contribuem para a estabilização do solo, evitando erosões e deslizamentos. Além disso, o ipê é uma árvore que atrai polinizadores, como abelhas e borboletas.
Ipê amarelo: beleza e simbolismo da árvore brasileira
Seja em praças, parques ou margens de rodovias, o ipê amarelo se destaca como um símbolo de renascimento e persistência. A época de sua floração marca um espetáculo natural que atrai olhares e encanta corações.
Para quem sempre desejou ter um ipê florido na frente de casa, mas devido a altura da árvore, não é possível plantar esta variedade em sua calçada ou no seu quintal, o Ipê Mirim é uma excelente alternativa.
O Ipê, com sua pedagogia e espiritualidade, vem ensinando-me a beleza do “transformar-me”. Que delicia saber-me com essa perspectiva: transformação é fruto da persistência que busca novas metas e novas realizações. Posso realizar-me como folha, mas a realização da flor é a ousadia.
A germinação ocorre no decorrer de 10 a 12 dias e o desenvolvimento das mudas é rá- pido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é apenas moderado, alcançando aproximadamente 3 metros em 2 anos.
Acredita-se que no próximo ano as árvores da EPTG e do Jóquei já estejam floridas, pois, conforme Raimundo Silva, os ipês demoram, em média, três anos para começar a florescer. Os amarelos, explica ele, são mais rápidos e costumam apresentar flores após dois anos de plantados.
Talvez os ipês nos mostrem na prática o que é agir. Façam compreender que naqueles cenários tão absurdos, incoerentes com um “modelo” ideal, e propenso ao caos, é sim possível mostrar cor, e nisso perpetuar um legado.
Possui propriedade medicinal, podendo utilizar sua casca, raiz e folhas para remédios como analgésicos, anti-gripais, anti-infecciosas, entre outros (CARVALHO, 2003).
Conta a história, que quando Deus estava preparando o mundo, reuniu-se uma tarde com todas as árvores e pediu que cada árvore escolhesse a época em que cada um deles quisesse florescer e assim, embelezar a terra. E em uma explosão de alegria começaram todos a gritar: ′′ Outono, verão, primavera!”
Ipê (Tabebuia sp:) – De agosto a setembro, a floração amarela, branca, rosa e roxa impressiona. Os ipês são árvores de grande porte, com raízes profundas, que não danificam as calçadas.
Moradora do local desde o início da década de 1980, ela conta que uma empresa pública iguaçuense fez um estudo da árvore há pelo menos 20 anos. De acordo com o levantamento, o ipê teria “entre 800 e 1.200 anos de idade”, relatou. Imponente, árvore “olha” Foz do Iguaçu a 40 metros de altura.
Por ser uma árvore rústica, de fácil cultivo mas de crescimento lento, uma muda plantada no jardim deve demorar pelo menos dez anos para florescer, segundo Arno Boettcher, proprietário da Roselândia, em Cotia (SP). De acordo com ele, em São Paulo, as flores amarelas da árvore surgem a partir do dia 20 de agosto.
O Ipê-rosa é conhecido por simbolizar a beleza, a feminilidade e a renovação. Em várias culturas, a cor rosa das flores é associada a sentimentos de amor, carinho e delicadeza. Esta árvore não só embeleza os ambientes onde está presente, mas também carrega consigo uma mensagem de esperança e novos começos.
Servindo como um antibiótico natural. Os organismos polinizadores, a exemplo das aves e abelhas, também são agraciados com a presença dos Ipês. No período de floração, esses animais são atraídos pelas flores em formato de sino e a polinização contribui diretamente na preservação da biodiversidade.
O Ipê tem propriedades medicinais, através do chá da casca o ipê é usado também no alívio das dores musculares, nos problemas menstruais e ginecológicos, no mal de Parkinson, no controle da diabetes e no combate à anemia.
O ipê é considerado uma madeira nobre e é usada em projetos que exigem alta resistência e durabilidade. Esse é o material ideal na estrutura de obras, em ambientes externos e até mesmo em pequenos detalhes decorativos. Pontes, vigas, esquadrias, pisos, escadas, móveis, peças, instrumentos musicais, etc.
O ipê gosta de luz e calor, por isso precisa estar em um local com grande incidência de sol. A árvore precisa de solo úmido, profundo e com boa drenagem. A irrigação deve ser moderada, pois, caso haja excesso de água, as raízes podem apodrecer.
“Algumas espécies de ipê, como o ipê-amarelo-do-cerrado (Handroanthus ochraceus) e o ipê-roxo-de-bola (Handroanthus impetiginosus), podem apresentar duas floradas no mesmo ano, uma no inverno e outra na primavera.
Sorte do homem que sabe valorizar a sombra de vida que as árvores nos trazem. E da evolução desse símbolo tão emblemático para a manutenção das espécies, surge uma pétala naturalmente brasileira. Enquanto é o pau-brasil que denomina a nossa nação, é o ipê amarelo quem a simboliza.