Em resposta, Oppenheimer citou seu trabalho com elétrons e pósitrons, e não o seu trabalho com contração gravitacional. Oppenheimer foi indicado ao Prêmio Nobel de Física três vezes, em 1946, 1951 e 1967, mas nunca venceu.
O consenso parece ser o de que Oppenheimer tinha capacidade intelectual de sobra para levar um Nobel para casa, mas suas realizações como cientista não ficaram à altura dessa possibilidade –por pouco.
Mas o próprio Oppenheimer se referiu em 1965 a alegações de que Einstein havia de alguma forma participado da criação daquela arma de destruição em massa. "As alegações de que ele trabalhou na criação da bomba atômica eram, na minha opinião, falsas", disse ele na conferência de Paris naquele ano.
Oppenheimer -Einstein e Bomba Atômica-Batalha de Gênios Bomba Atômica Oppenheimer Vs Heisenberg
Porque Einstein não ganhou Nobel pela relatividade?
As desconfianças sobre por que o comitê do Nobel demorou para dar o prêmio a Einstein pela descoberta relacionada ao efeito fotoelétrico e nunca o concedeu para a relatividade vão além das questões científicas e incluem o fato, entre outros, de que ele era judeu.
No final da Segunda Guerra Mundial, os espiões de Stalin entregaram os segredos da bomba atômica ao Kremlin. Isso acelerou o projeto nuclear de Moscou. Quando os soviéticos detonaram sua primeira arma atômica em agosto de 1949, ela era uma réplica daquela construída em Los Alamos e lançada pelos americanos em Nagasaki.
Hoje o Laboratório Nacional de Los Alamos ainda serve como centro de estudos da Administração Nacional de Segurança Nuclear, entretanto, os mais curiosos podem visitar algumas das dependências da cidade que uma vez foi secreta, explica o House Beautiful.
O que Einstein falou para Oppenheimer no final do filme?
"Se eu soubesse que os alemães falhariam na construção da bomba atômica, não teria participado da abertura dessa caixa de Pandora” é uma das frases mais impactantes ditas pelo físico alemão Albert Einstein após seu apoio ao Projeto Manhattan, liderado por J. Robert Oppenheimer.
Em "Oppenheimer", por exemplo, na cena que marca o discurso do físico após a explosão da bomba de Hiroshima e Nagazaki, há um erro nas bandeiras dos Estados Unidos presentes nas tomadas. Por lá, aparece a bandeira tradicional dos EUA, composta por 50 estrelas — cada uma representando um estado.
Embora Einstein tenha trabalhado para alertar o mundo sobre os perigos da proliferação nuclear pelo resto de sua vida, ele lutou para dar sentido à sua responsabilidade. "Ele é o pai" da bomba atômica, diz Beser, que é neto do único militar americano a bordo dos dois aviões que levaram as bombas atômicas ao Japão.
Porque Einstein não participou do Projeto Manhattan?
Segundo várias fontes, Einstein, de 64 anos, não foi incluído no projeto por causa de sua origem alemã e de suas ideias de esquerda. Além disso, as diferentes concepções das teorias da física que existiam entre ele e Oppenheimer também tiveram peso na decisão.
Hiroshima foi escolhida como alvo devido à sua importância militar. Alguns dias depois, Nagasaki foi bombardeada. Os EUA continuam sendo o único país a ter usado armas nucleares.
Um dos acusados de Oppenheimer é o seu colega Teller, o descobridor da bomba de hidrogênio, que alega não entender com clareza as atitudes do pai da bomba atômica, julgando a sua conduta “confusa e complicada”. E Oppenheimer foi condenado porque um outro cientista não conseguia entende-lo.
Na noite do bombardeio de Hiroshima, Oppenheimer foi aplaudido por uma multidão de colegas cientistas em Los Alamos e declarou que seu único arrependimento era o fato de a bomba não ter sido concluída a tempo de ser usada contra a Alemanha.
Mas o próprio Oppenheimer se referiu em 1965 a alegações de que Einstein havia de alguma forma participado da criação daquela arma de destruição em massa. "As alegações de que ele trabalhou na criação da bomba atômica eram, na minha opinião, falsas", disse ele na conferência de Paris naquele ano.
“Agora eu me tornei a morte, a destruidora de mundos.” A citação mais famosa do físico foi ao ar oficialmente 20 anos após os ataques em Hiroshima e Nagasaki, durante o documentário “A Decisão de Soltar a Bomba” da NBC News em 1965.
Julius Robert Oppenheimer (Nova Iorque, 22 de abril de 1904 – Princeton, 18 de fevereiro de 1967) foi um físico teórico americano e diretor do Laboratório Nacional Los Alamos durante a Segunda Guerra Mundial.
A pequena cidade de Los Alamos, no Novo México, é a sede do Los Alamos National Laboratory, onde físicos criaram a primeira bomba nuclear do mundo. Muitos moradores da região trabalham nas instalações de pesquisas nucleares.
Quantas pessoas morreram no teste da bomba atômica?
Eram 11h02 de 9 de agosto de 1945. Tudo em uma área de 3 por 5 km foi destruído, Perto de 35 mil pessoas morreram na hora, e mais de 100 mil, nos anos seguintes, vítimas da radiação.
Foi Sax que recrutou Hall para os soviéticos, e serviu como mensageiro dos segredos nucleares. Em dezembro de 1944, o jovem cientista Hall, com a ajuda de seu ex-colega de quarto, entregou o que é considerado o primeiro segredo atômico vazado de Los Alamos - uma atualização sobre a criação da bomba de plutônio.
Como retrata o filme, essa discussão ocorreu ao mesmo tempo em que Strauss suspeitava das verdadeiras intenções de Oppenheimer. A desconfiança foi alimentada pelo fato de várias pessoas próximas a Oppenheimer terem sido filiadas ao Partido Comunista americano, incluindo o seu irmão e a sua esposa.