à redução da pressão atmosférica com a altitude e ao fato de as superfícies inclinadas das montanhas impedirem a circulação do ar ao seu redor, esfriando-o. à transformação isocórica pela qual passa o ar que sobe e à pouca irradiação recebida da superfície montanhosa próxima a ele.
O topo das montanhas altas é gelado porque o ar vai esfriando à medida que sobe. A temperatura do ar depende de dois fatores: a pressão sobre ele e a proximidade de superfícies horizontais. As moléculas próximas ao nível do mar têm uma coluna enorme de ar em cima de si, pressionando.
Porque o topo da montanha é mais frio se está mais perto do sol?
Como o ar é um mau condutor de calor, a temperatura vai caindo conforme nos afastamos do nível do mar – em média, fica 6,4 ºC mais frio a cada mil metros de subida. Essa regra vale independentemente de os lugares altos estarem mais próximos do Sol.
Ao virem dessas regiões, as massas de ar ou ventos oceânicos trazem consigo baixas temperaturas e frio, e, ao entrarem em contato com regiões quentes, promovem a troca de temperatura, congelando o vapor d'água, podendo formar a neve em lugares mais remotos.
Este é outro momento importante para a neve consiga chegar até a copa das árvores e telhados das casas. "Para que ela atinja a superfície, é necessário que a temperatura entre a nuvem e o solo esteja abaixo de zero grau ou muito próxima disso.
POR QUE O TOPO DA MONTANHA É MAIS FRIO SE ESTÁ MAIS PERTO DO SOL?
Porque o Monte Everest é tão frio?
Como é possível observar pelas imagens, esse pico montanhoso está recoberto por uma camada de neve eterna. Isso se dá pelas temperaturas congelantes encontradas nos pontos de maior altitude do Everest.
Refira- se, a título de exemplo, que a temperatura atmosférica diminui cerca de 2° CELSIUS por cada 300 metros (± 1000 pés) de altitude, o que significa (Chapman, 1991) que, a cerca de 10000 metros (± 35000 pés), quando é atingida a tropopausa, o valor da temperatura é da ordem dos 55° negativos.
Pergunta: Por que ESFRIA mais ao amanhecer, depois de nascer o sol mesmo tendo geada ? Simples: Quando se inicia a evaporação da umidade existente, há um consumo de calor [energia] o que faz aumentar o FRIO ou seja "diminuir a temperatura".
As regiões da Terra que se encontram mais próximas do nível do mar, isto é, que possuem menores altitudes, sofrem com uma maior pressão atmosférica, tornando-se mais quentes. Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias.
Campos do Jordão, SP. Certamente um clássico quando se fala de montanha e clima frio. A cidade do interior paulista fica a 173km da capital e é uma das cidades mais altas do Brasil com mais de 1.600 metros de altitude, o que favorece o clima frio.
Como a maior parte do espaço interplanetário dentro do nosso sistema está longe do Sol, que é a única estrela e principal fonte de calor, sabemos que as temperaturas são extremamente baixas.
Essas correntes ocorrem em razão das diferenças de densidade do ar frio e do ar quente. O ar quente sendo menos denso sobe, em contra partida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente.
Em áreas de maior altitude, o ar é rarefeito e a pressão atmosférica é mais baixa. Nessas condições, as temperaturas tendem a ser menores, devido à menor capacidade de retenção de calor. A cada 100 metros de altitude, a temperatura diminui em 0,6 °C.
Esse clima não possui estações do ano definidas, com verões quentes e invernos frios, e raramente o gelo que cobre o solo desses locais derrete. Nas regiões de clima polar – ao contrário do que o gelo que recobre a superfície nos faz pensar – há baixa pluviosidade e umidade.
A continentalidade é o nome dado para os efeitos climáticos sofridos por regiões localizadas no interior dos continentes, ou seja, afastadas das regiões litorâneas. Por outro lado, a maritimidade é a proximidade que algumas áreas possuem do mar, o que provoca grandes mudanças em seus climas.
O meteorologista Claudemir Azevedo explica porque o horário mais frio do dia acontece entre 05h e 06h. “O Sol é a nossa principal fonte de calor. À noite, como não temos luz solar, há uma perda do calor acumulado na cidade durante o dia.
A temperatura a 3000 metros de altura é de aproximadamente 0,5°C, partindo de uma temperatura de 20°C ao nível do mar. Isso ocorre porque a temperatura diminui, em média, 6,5°C para cada 1000 metros de elevação na atmosfera.
Mas o que isso realmente significa? Em termos simples, indica que os pilotos estão agora em uma fase onde toda a sua atenção deve estar concentrada na operação segura da aeronave.
Qual a temperatura máxima suportada pelo corpo humano?
Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos. Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.
Nos turboélices maiores, como o ATR 72-600, a cabine de passageiros é pressurizada e, assim, o avião chega aos 20 mil pés (6.096 metros). Os jatos comerciais, como os fabricados pela Airbus, Boeing e Embraer, vão bem mais alto e podem atingir 40 mil pés (12.192 metros) de altitude.
Na altitude mais elevada, o Everest é quase incapaz de sustentar a vida humana e a maioria dos montanhistas utiliza oxigênio suplementar acima de 7.000 metros de altitude.
Os episódios de queda de chuva ou neve também são controlados pela altitude. Quando uma massa de ar chega perto de uma cadeia de montanhas, por exemplo, ela sobe e passa por uma diminuição na sua temperatura, efeito que ocasiona a precipitação.
Mas, apesar de sua natureza inóspita, o pico mais alto do mundo está repleto de vida. Seimon e sua equipe encontraram 16% das ordens taxonômicas da Terra – uma classificação que inclui famílias, gêneros e espécies – apenas no flanco sul do Monte Everest.