Nós aprendemos que rotação é um movimento que a Terra faz em torno do seu próprio eixo e que esse movimento demora 24 horas. Esse movimento também vai originar o dia e a noite, pois a face que não está iluminada é a noite e a face que é iluminada é o dia.
É de conhecimento geral que o sol nasce pela manhã e se põe no fim da tarde. Porém, há alguns lugares do planeta em que o Astro Rei decide fazer uma participação especial durante a noite, e esse fenômeno é denominado sol da meia noite. Em certas regiões do planeta, como nas zonas polares, o sol fica dias sem aparecer.
Já o movimento de rotação da Terra em torno de seu próprio eixo gera o dia de 24 horas. Esse movimento é responsável pela impressão que temos de que o Sol gira em torno da Terra, nascendo e se pondo em uma sequência sem fim.
O momento é de superação. Seus objetivos serão alcançados, mas não se acostume, para uma nova colheita, faça novos plantios. A Estrela – Chegada de bençãos, sorte, saúde, prosperidade em todas as áreas de sua vida. Volte-se para sua espiritualidade e fique atento aos sinais.
Sol durante a Noite: O Sol não está visível durante a noite porque, para um observador em um determinado local da Terra, o Sol está do lado oposto do planeta, onde é dia. À noite, a Terra está posicionada de tal forma que a luz solar não alcança a área onde você está localizado.
As pessoas que viveram há muitos, muitos anos, pensavam que o Sol se movia em torno da Terra. Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.
É possível ver a Lua no Brasil e no Japão ao mesmo tempo?
Sim. Quando vemos a Lua Cheia (ou Nova) no Brasil, os japoneses, do outro lado do globo, também a veem da mesma forma - Cheia ou Nova - na noite anterior. Mas, por uma questão de perspectiva, a Lua Crescente no Hemisfério Norte tem a forma de um “D”. E, no Hemisfério Sul, de um “C”.
A direção do sol ao nascer ficou determinada como leste (L) ou oriente (que significa nascente). O lado oposto, em que o Sol desaparece, ficou determinado como oeste (O) ou ocidente (que significa poente).
E então, na Finlândia não existe noite? Durante a maior parte do ano, a Finlândia experimenta ciclos normais de dia e noite, como em qualquer outra parte do mundo.
Portanto, a lua, durante o dia, pode ser vista sim, mas apenas durante as fases minguante e crescente. A primeira só aparece pela manhã e a segunda, depois do meio-dia, isso porque a minguante nasce imediatamente após o período da cheia, à meia-noite, permanecendo nos céus durante 12 horas.
"Foram os astrônomos que, contando 24 horas seguidas, adotaram o princípio ao meio-dia. Ptolomeu fixou o início ao meio-dia, Hiparco à meia-noite e Copérnico novamente ao meio-dia. "Tal costume se perpetuou até o início do século 20, quando os astrônomos decidiram iniciar à meia-noite.
O fenômeno do sol da meia-noite na Antártida ocorre durante o verão polar, quando o Sol permanece visível no céu mesmo à meia-noite. Isso só é possível devido à inclinação do eixo da Terra, que faz com que o polo Sul fique constantemente iluminado pelo Sol durante essa época do ano.
Com o passar dos anos, a Lua sincronizou o seu movimento de rotação e de translação com a Terra, ou seja: enquanto completa uma volta em torno da Terra (translação), a Lua também completa uma volta em torno de si mesma (rotação). Isso faz com que ela tenha sempre a mesma face voltada para o nosso belo planeta azul.
A luz vermelha, que não é dispersa e sim transmitida, continua em sua direção original, mas quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos porque é a que foi mais dispersada pelas moléculas em todas as direções.
A origem exata da Bandeira da Turquia é desconhecida. Sabe-se que seu emblema, uma lua crescente e uma estrela, ambas da cor branca ficam localizadas perto do centro da bandeira de cor vermelha, adotados em 1876.
É possível ao mesmo tempo ser dia no Brasil e no Japão?
E isso explica por que, quando assistimos aos jogos da Copa do Mundo de 2002, no Japão e na Coréia, por exemplo, os horários pareciam estar ao contrário: quando era dia lá, aqui era noite. Na verdade, entre Brasil e Japão existe uma diferença de doze horas: quando lá é meio-dia, aqui é meia-noite e vice-versa.
É simples: ela reflete a luz do Sol, que é a nossa estrela mais próxima. É como quando a luz do sol bate em um espelho e reflete em outra direção. Na verdade, a Lua só reflete uma pequena parte da luz do sol, cerca de 7%, mas isso já é suficiente para que possamos vê-la brilhando no céu.
De acordo com a professora de física Kamila Pimentel, do Colégio Católica Brasília, a principal razão pela qual não sentimos a rotação da Terra é que ela ocorre de maneira suave e constante, sem acelerações bruscas. “Estamos todos em movimento com o planeta, incluindo a atmosfera, o que cria uma sensação de inércia.
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, cerca de 57.910.000 km, e é o que possui a menor massa, ou seja, é o menor entre os planetas do Sistema Solar.
Em comparação com a gravidade terrestre, que é de aproximadamente 9,8 m/s², a aceleração centrípeta produzida pelo movimento de translação é muito pequena: 0,006 m/s², cerca de 1600 vezes menor.
Localizado ao lado da Cordilheira dos Andes, deserto mais árido do mundo não viu chuva significativa por 500 anos. No deserto do Atacama o céu é limpo. Localizada no norte do Chile, a região não teve um único registro significativo de chuva por 500 anos — até que teve duas tempestades, em 2015 e 2017.
O lugar mais frio do mundo fica na região da Antártida Oriental, também chamada de Antártida Maior, uma das duas principais regiões do continente antártico. A informação é de um artigo de 2018 publicado na revista Geophysical Research Letters.
No verão, não escurece na Islândia! Como o país está bem perto do Círculo Polar (atenção, Islândia não é um país do Ártico), o verão é longo e, por um período, o sol não se põe por completo. Nessa época, o eixo da Terra em relação ao sol se inclina para um lado e depois para o outro.