O aparecimento dos siriris ou aleluias está relacionado ao seu cilo de reprodução. Dias mais quentes, sobretudo após períodos chuvosos, tendem a favorecem sua “revoada”, nome dada à fase reprodutiva. “Os machos e fêmeas deixam a colônia nessas revoadas à procura de parceiros.
Estes insetos são atraídos pela radiação ultravioleta, onda de luz emitida pelas lâmpadas que não é percebida pelos olhos humanos, mas que serve de ponto de referência para o acasalamento dos siriris, explica Francisco Zorzenon, diretor do Laboratório de Pragas Urbanas do Instituto Biológico do Estado de São Paulo.
Provavelmente, você já viu um siriri em algum momento
Normalmente, esse fenômeno acontece em épocas quentes, como primavera e verão e está associado ao siriri, que nada mais é do que um cupim alado. Esse tipo de cupim, apesar de não transmitir doenças, pode gerar inúmeras dores de cabeça.
Os cupins de solo, que preferem locais úmidos, precisam sair em busca de alimento para a colônia. Nesse caso, os vestígios mais comuns são rastros de terra que ficam pelo caminho e pelas paredes. Eles constroem esses tubos de lama como uma forma de abrigo, até porque o contato com a luz do dia pode ser prejudicial.
Como combater? A bióloga explica que, como esses cupins se guiam pela iluminação, o ideal é fechar as janelas e apagar as luzes, para evitar que entrem em casa ou permitir que voltem a se orientar pelo luar.
Tô Curioso - Você sabe o que são as aleluias e por que elas aparecem depois de chuva?
O que atrai cupim voador?
Umidade. O cupim de madeira seca é uma exceção nesse quesito. Mas, a maioria desses insetos são atraídos por locais com alta umidade. A hidratação é fundamental para a sobrevivência dos insetos.
Assim que ele perde as asas e cai no chão, o siriri se torna um cupim. De onde eles vêm? Direto do cupinzeiro. Eles saem para iniciar uma nova colônia.
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa. A terceira dica é com o capim santo cortado e misturado com álcool.
O ciclo de vida dos cupins de madeira seca começa com o voo nupcial, quando machos e fêmeas alados deixam a colônia original para formar novas colônias. Após o acasalamento, a fêmea se torna a rainha e começa a botar ovos, dando início a uma nova colônia.
Couro, papel, madeira e concreto estão entre os alimentos prediletos deles. Portanto, não é difícil entender quais são os riscos estruturais trazidos pelos cupins. Como sempre, evitar as pragas é sempre melhor do que remediar a situação.
Por que eles aparecem com mais frequência nos dias quentes? O aparecimento dos siriris ou aleluias está relacionado ao seu cilo de reprodução. Dias mais quentes, sobretudo após períodos chuvosos, tendem a favorecem sua “revoada”, nome dada à fase reprodutiva.
Assim que o verão chega, esses insetos também fazem sua aparição, atraídos pelas altas temperaturas que os incentivam a passar horas voando em círculos ao redor das lâmpadas acesas.
Expressam emoções vividas possibilitando tocar o mais intimo de cada um. A dança Siriri remete-se a identidade cultural popular e regional do Pantanal. Considerada como uma das danças mais antigas do Estado, grupos de Siriri são observados em festas folclóricas junto aos típicos grupos de Cururu.
Alguns creem que encontrar cupins em sua casa pode significar que há uma ou mais pessoas com raiva pelas suas conquistas, ou seja, com inveja (o que dizem que também pode atrair traças).
O tratamento térmico é um método que utiliza calor para matar os cupins. A madeira infestada é aquecida a uma temperatura elevada, matando os cupins e seus ovos. O tratamento mecânico: é um método que utiliza equipamentos para remover os cupins da madeira.
Use velas de citronela ou incenso para espantá-los. Outros aromas, como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda também funcionam. Em casas com varandas, a utilização de telas e armadilhas podem ajudar. Neste caso, telas finas, papel com cola e ou com superfícies que emitem choques elétricos podem ajudar.
O siriri é o reprodutor que tentará se instalar em locais apropriados para iniciar uma nova colônia. Sendo siriris de cupins de madeira seca tentarão se instalar diretamente no interior da madeira.
O siriri é considerado uma variação do cururu – outra manifestação típica da região –, porém com ritmo mais acelerado. As letras entoadas falam de forma simples sobre situações da vida e do cotidiano da região.
Vinagre, naftalina, querosene, etc. Essas são algumas das substâncias que muitos costumam utilizar na tentativa de acabar com os ataques de cupins, tanto em móveis de madeira prontos quanto em peças e materiais em marcenarias.
O borato de sódio é facilmente encontrado em farmácias de manipulação e casas de produtos agropecuários. Então, para usar este produto, 450 gramas dele com 4 litros de água. Logo na sequência, coloque a mistura em um borrifador e utilize óculos de proteção e luvas antes de aplicar na madeira atingida pelos cupins.
Esse fenômeno, que é conhecido como revoada de cupins, representa o momento quando os insetos vão em busca de seus parceiros para o acasalamento. Desse modo, é nessa fase que surgem os siriris ou aleluias, que nada mais são do que uma fase alada dos cupins. Tanto os siriris quanto os aleluias são o mesmo inseto.
O método mais utilizado de como acabar com cupim de luz é utilizar uma bacia de água embaixo da lâmpada. Estes insetos são atraídos pelo reflexo da luz na água. Com isso, acabam mergulhando na bacia e morrendo afogados.
São cupins em sua fase alada. Logo que nasce, o cupim ganha asas e se torna um siriri. Esse voo, que acontece em dias quentes, geralmente no final da tarde e ao anoitecer, serve para o macho e a fêmea reprodutores se encontrarem.