Algumas teorias cristãs debatem que eventos marcantes teriam acontecido na data de sexta-feira 13: Eva teria provado o fruto proibido e Caim teria matado o irmão Abel. Por isso, o dia seria amaldiçoado. O treze também é caracterizado por convidados indesejados.
Por volta de 1690, começou a circular uma lenda urbana dizendo que ter 13 pessoas em um grupo ou em torno de uma mesa dava azar, explica Roud. As teorias por trás da associação de azar com o número 13 incluem o número de pessoas presentes na Última Ceia e o número de bruxas em um clã.
1O Senhor disse a Moisés: 2«Envia alguns homens a explorar a terra de Canaã, que eu vou dar aos israelitas. Manda um homem de cada tribo e que todos sejam chefes do seu clã.» 3Moisés enviou-os do deserto de Paran; todos eram chefes dos israelitas, tal como o Senhor tinha ordenado.
Espiritualista explica se número 13 dá sorte ou azar
Mas, para outros, é um símbolo cheio de vibrações positivas que é capaz de transformar as situações e, por isso, também é chamado de "número da sorte".
Ao longo do tempo, várias fontes foram apontadas como "culpadas" pela suposta má sorte do 13. Uma delas está ligada ao Cristianismo — havia 13 pessoas na última ceia de Jesus Cristo, que aconteceu pouco antes de ele ser traído por Judas Iscariotes, o 13º a sentar-se e preso por blasfêmia.
SIGNIFICADO DO NÚMERO 13: Bom ou ruim? Existe maldição? Sentido espiritual!
Qual a maldição do número 13?
Na cultura ocidental, o número 13 é um símbolo de má sorte, azar e eventos negativos. A aversão ao número 13 é uma superstição de azar comum na cultura ocidental. O medo irracional do numeral tem um nome próprio: triscaidecafobia, que evoluí para a parascavedecatriafobia quando combinado com a sexta-feira.
Não bastasse ser o número do azar, da sorte, da morte e de tantas outras coisas, no Estado também acabou virando sinônimo de loucura. A explicação é simples. A polícia tem um número para identificar cada tipo de ocorrência. Assim como o 20 serve para bêbado, o 13 significa que a pessoa detida é louca.
Para o Candomblé, o número 13 é ligado ao odù Éjì Ológbon, que é ligado a Omolu e Nàná, Orixás que representam transformção. Tabu para uns, sorte para outros. O fato é que as superstições aumentam o pavor ou desdém a respeito do assunto.
O meme 13 é uma simples informação associada à má sorte. Ele ressoa com as pessoas pelas razões mencionadas anteriormente, e então se espalha por toda a cultura. Uma vez adquirido, esse pseudoconhecimento dá aos crentes uma sensação de controle sobre os males associados a ele.
O 13 representa o rompimento com tudo aquilo que está estruturado e estável. Na numerologia, o número carrega a força dos algarismos 1 e 3, que não possuem energia negativa. O 1 simboliza a ação e a independência, a coragem para abrir novos caminhos e iniciar projetos.
Treze: representa a transformação e a renovação; enfim, simboliza a mudança que muitas vezes traz insegurança ao homem. Nesse sentido, é tomado como um número de azar, uma ideia muito forte que é passada pelo arcano "A Morte" no Tarô, que significa uma modificação definida.
13 nunca foi sorte sempre foi Deus mais esse número não influencia em nada em minha vida. Pois ele sempre me dar sorte em nome de jesus Cristo é Deus. Nunca foi sorte sempre fui Deus.
A lenda deu significado a superstição de que um encontro com 13 pessoas terminaria em tragédia. A explicação mais aceita, no entanto, é a demonização do dia promovida pela Igreja Católica. A crença pagã tinha a sexta-feira como dia de devoção aos deuses e o número 13 era considerado milagroso.
É o porteiro de todos os caminhos, da montanha e da savana, é o primeiro dos quatro guerreiros junto a Ogum, Oxum e Oxóssi. Tem 201 caminhos, suas cores são o vermelho e o preto e seus números são 3 e 7.
Para a cultura yorubá, o número 13 é ligado ao Odù (símbolo de Ifá) Éjì Ológbon, que significa pelo lado positivo: destreza e sabedoria; e pelo lado negativo: indecisão e desacordo. É comum algumas pessoas associarem a sexta-feira-feira 13 a antigas superstições ligadas a gato preto, maus presságios e até tragédias.
O número 666 é considerado o sinal da besta de acordo com a tradição cristã, e virou referência na cultura, seja na música, cinema ou literatura, para "invocar" demônios.
O caso mais flagrante de número maldito, porém, será o 666 – mais uma vez, devido à sua relação com a religião. No Livro do Apocalipse, o 666 está associado ao pecado: representa o mal, a imperfeição.
Em teoria dos números, um número do ódio (em inglês: odious number) é um número não negativo que tem um número ímpar de dígitos 1 em sua representação binária. Estes números dão as posições dos valores não-zero na sequência de Thue-Morse. Um número que não é do ódio é chamado número do mal.
O número 13 é visto como um símbolo de transformação e renovação. Quando esse número é duplicado na forma de 13:13, seu poder e importância são amplificados. O número 1 simboliza novos começos, liderança e ambição, enquanto o número 3 representa criatividade, comunicação e crescimento espiritual.
Isso significa que, se você recebe um salário fixo, o valor do seu 13º será igual ao seu salário mensal, sem surpresas. Mas se você trabalhou por menos de 12 meses, o valor será proporcional ao tempo de serviço. Por exemplo, se você começou a trabalhar em julho, terá direito a metade do valor do seu salário como 13º.