Por muitos anos, o dia 13 de maio foi uma data comemorativa, no Brasil, devido à abolição da escravatura, ocorrida em 1888. Entretanto, a realidade enfrentada por negros e negras, após a sua liberdade, foi oposta a uma comemoração. Milhares foram abandonados nas ruas, sem ter o acolhimento do Estado.
Seguiu-se ao 13 de maio, séculos de resistência e denúncia, contra as mazelas da escravidão e do racismo sistêmico, infiltrados no presente. É preciso que se repita: o 13 de Maio não representa a liberdade para os/as escravizados/as/es.
Dia 13 de maio é marcado como o Dia da Abolição da Escravatura, data em que a princesa Isabel, regente do Império na ocasião, assinou a Lei Áurea a qual, em tese, concedia liberdade às pessoas negras escravizadas.
Fica declarado feriado nacional, destinado às comemorações do Centenário da Abolição da Escravatura, o dia 13 de maio de 1988. Parágrafo único. Não se aplica ao feriado declarado nesta Lei a antecipação a que se refere o art. 1º.
A Abolição da Escravatura foi um dos acontecimentos mais marcantes da história do Brasil e determinou o fim da escravização dos negros no Brasil. A abolição do trabalho escravo ocorreu por meio da Lei Áurea, aprovada no dia 13 de maio de 1888 com a assinatura da regente do Brasil, a princesa Isabel.
O dia 13 de maio é uma data marcada na história brasileira como o dia quando, em 1888, a escravatura foi abolida em nosso país. Isso se deu por meio de uma lei conhecida como Lei Áurea, que foi assinada pela princesa Isabel, e a partir dessa lei, estima-se que mais de 700 mil escravos tenham recebido sua liberdade.
“É declarada extinta, desde a data desta lei, a escravidão no Brasil”. A Lei Áurea, promulgada em 13 de maio de 1888, é um marco na história do Brasil, simbolizando o fim oficial da escravidão e o reconhecimento da liberdade de trabalho.
e-Cidadania. Tornar o dia 13 de Maio, a data da Abolição da Escravidão no Brasil, em Feriado Nacional. Vivemos num país multi-racial onde, vez ou outra, as diferenças de raça são utilizadas como plataforma política de forma nociva à paz e harmonia da sociedade civil.
1933 — A Grande Depressão: os bancos nos Estados Unidos reabrem após a ordem do presidente Franklin Delano Roosevelt de "feriado bancário". 1940 — Termina a Guerra de Inverno soviético-finlandesa. 1943 — Holocausto: as forças alemãs liquidam com o gueto judeu de Cracóvia.
Em que data a Abolição da Escravatura foi assinada no Brasil?
Comemorada pelos abolicionistas, odiada pelos escravistas, criticada por setores do movimento negro, abandonada pelo currículo escolar, 13 de maio de 1888 é a data em que foi sancionada a abolição da escravatura no Brasil.
O Dia de Nossa Senhora de Fátima é comemorado em 13 de maio no Brasil. Nessa data, os católicos recordam a primeira das aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos - Jacinta, Francisco e Lúcia - que ocorreu na cidade de Fátima, Portugal, no ano de 1917.
Essas leis eram consideradas insuficientes pelos abolicionistas, que demandavam o fim completo da prática da escravização de seres humanos. Antes da Lei Áurea, duas províncias do Império declararam a abolição da escravidão em seus territórios: o Ceará, em 25 de março de 1884, e o Amazonas, em 10 de julho de 1884.
Tendo o 13 de maio apenas como data simbólica, o movimento negro considera o 20 de novembro — Dia da Consciência Negra — a verdadeira data do protagonismo negro, de acordo com a historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto, da Universidade de Brasília (UnB), uma das articuladoras da Rede Nacional de Historiadores Negros.
O dia 13 de maio está marcado no calendário brasileiro como o dia quando, em 1888, foi decretada a Lei Áurea, determinando a abolição da escravatura. Correntes usadas para prender escravizados no Brasil.
O dia da consciência negra passou a ter muito mais sentido e significado do que o dia 13 de maio. A data homenageia o último líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, que foi morto em 20 de novembro de 1695 após ser capturado por tropas portuguesas.
Qual é o significado do 13 de maio para a cultura negra?
A data foi comemorada por muitas décadas, mas desde de 1980, o 13 de maio é considerado pelo movimento negro como um dia nacional de luta contra o racismo, para chamar atenção da sociedade de que a abolição oficial da escravidão não garantiu condições reais de participação na sociedade para a população negra no Brasil.
Dia 31 de março marca 57 anos do golpe civil-militar. Há 57 anos, um golpe articulado por setores militares e civis mergulharia o país em sua mais longa e violenta ditadura.
Os Pretos e Pretas Velhas tem sua data associada ao simbólico Dia da Abolição da Escravatura, visto que esses espíritos costumam contar histórias de seus sofridos momentos em cativeiro.
A chegada ao arraial da Lei Áurea, sancionada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi recebida com grande alegria pela população negra, mas a comemoração da liberdade teve que ser ocultada da população branca.
Em 13 de maio de 2008, comemoraram-se os 120 anos da assinatura da lei Áurea pela princesa Isabel, que ocupava então a Regência do Império do Brasil, em virtude de um tratamento de saúde que seu pai, o imperador dom Pedro 2º, realizava na Europa.
Esse marco histórico foi resultado de uma intensa luta popular, com a participação significativa da sociedade brasileira e a resistência dos escravos. O Brasil foi o último país das Américas a abolir a escravidão.
This content isn't available. A Rua Treze de Maio recebe o nome de uma data importante para a história: a da assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão negra no Brasil no dia 13 de Maio de 1888.