O Instagram é bloqueado na China principalmente porque permite o livre fluxo de informações e o compartilhamento de conteúdo. Isso desafia o controle do governo chinês sobre o discurso online. No entanto, você ainda pode usar o Instagram na China com uma VPN premium.
Além disso, é necessário um visto para a China para conhecer o país. Entre os banimentos de maior destaque estão Google, WhatsApp, Facebook, Instagram e Twitter, entre outros.
Em 2014, depois de protestos da população contrários ao regime do país, o Instagram foi banido para todos os chineses. Agora, não é possível acessar legalmente a plataforma em nenhum lugar dentro da chamada “Muralha de fogo”, as áreas que são monitoradas pelo governo.
China: O governo chinês tem leis rigorosas para assegurar o controle social. Redes sociais como o Facebook, Instagram e o Twitter, não funcionam na China. Em 2009, o acesso ao antigo Twitter foi bloqueado dias antes do 20º aniversário da sangrenta repressão na Praça Tiananmen, a Praça da Paz Celestial.
Entre os afetados, estão: Google Maps, YouTube, Instagram, WhatsApp, Telegram, Facebook, Messenger e Twitter [NT: agora, X]. Na verdade, entre as 10 aplicações mais baixadas em todo o mundo, 5 estão indisponíveis, e o resto tem o seu acesso bloqueado na China.
Como muitos aplicativos ocidentais, o WhatsApp é proibido no Irã, na Coreia do Norte e na Síria. No mês passado, a China juntou-se à lista daqueles que proíbem os usuários de acessar a plataforma segura. Outros países, incluindo Catar, Egito, Jordânia e Emirados Árabes Unidos, restringem recursos como chamadas de voz.
O TikTok é de propriedade da empresa de internet chinesa ByteDance e foi adaptado para um público global. O TikTok também não é acessível na China, onde um aplicativo irmão, o Douyin, atende ao mercado doméstico.
Sim, existem países que não podem usar o Instagram devido a restrições impostas por seus governos. O exemplo mais conhecido é a China, onde o acesso a plataformas de redes sociais ocidentais é severamente limitado.
O TikTok já está proibido na Índia — outro mercado massivo — e não tem presença na China por causa de seu aplicativo-irmão, Douyin. São três mercados grandes e importantes dos quais ficará de fora.
Uma das primeiras reações de boicote do ocidente contra Rússia foi a retirada de empresas e serviços digitais do país. Junto de apps famosos como o YouTube e Twitter, o Instagram foi bloqueado na Rússia na segunda-feira, 14, e deixou 80 milhões de usuários desassistidos.
Em aplicativos voltados para rede social e comunicação, como WhatsApp e Facebook, a china desenvolveu o WeChat, que se dispõe a entregar um serviço similar aos das empresas do grupo meta, além de servir como plataforma de pagamento, operando de forma parecida com o ApplePay.
Estrutura. Uma característica importante da internet chinesa é que as rotas de acesso online são de propriedade do governo da RPC, e empresas e indivíduos privados só podem alugar largura de banda do estado.
Mas os aplicativos americanos há muito são proibidos na China. Pequim bloqueia atualmente a maioria das plataformas de redes sociais dos EUA – incluindo Google, YouTube, X, Instagram e Facebook – porque se recusam a seguir as regras do governo chinês sobre a recolha de dados e o tipo de conteúdo partilhado.
Um porta-voz do governo chinês não confirmou se o YouTube foi bloqueado no país. Mas, na maior parte da China, o YouTube simplesmente ficou inacessível. A China tem um histórico de bloqueio de sites que apresentem mensagens que o governo chinês considera politicamente inaceitáveis.
Ainda assim, muitos legisladores dos EUA acreditam que a popularidade do CapCut, a conexão com o TikTok e o acesso aos dados do usuário tornam o aplicativo uma ameaça à segurança nacional.
Redes sociais, como o Facebook, Instagram e Twitter, também não funcionam na China e contam com versões domésticas. O acesso a sites de notícias internacionais é igualmente limitado.
No caso do WhatsApp, o Brasil está na 2ª posição no ranking mundial, com mais de 108 milhões de usuários ativos (somente atrás da Índia). Para o Instagram, o Brasil fica em 3º colocado, atrás dos EUA e Índia. E no Facebook, o Brasil está 4ª posição global (atrás da Índia, EUA e Indonésia).
Para citar alguns lugares famosos: o Parque Nacional do Grand Canyon, nos EUA, o Deserto do Saara, na África, e a Floresta Negra, na Alemanha. Algumas ilhas do Pacífico, tribos na América do Sul e pontos mais afastados do Alasca também não têm acesso à rede.
China aponta que TikTok e Kwai violam leis de privacidade de dados. A Administração do Ciberespaço da China (CAC, na sigla em inglês), apontou que mais de 105 aplicativos estão coletando e utilizando de maneira ilegal dados pessoais de usuários do país.
O aplicativo WeChat é a maior plataforma de comunicação na China e 5ª entre as redes sociais mais usadas no mundo. WeChat fornece serviços além de comunicação por texto, imagem, vídeo, videoconferência, como pagamentos, compras, pedir taxis, mensagem por voz, transmissão de mensagens (um para muitos), jogos, etc.
O principal argumento para o banimento é que a ByteDance seria controlada pelo governo chinês. O diretor do TikTok, Shou Zi Chew, afirmou em audiência no Congresso estadunidense em 24 de março de 2023 que a ByteDance, na verdade, “não é propriedade nem é controlada pelo governo chinês”.