O nome "março" surgiu na Roma Antiga, quando era o primeiro mês do ano e chamava-se Martius, de Marte, o deus romano da guerra. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, março é o primeiro mês da primavera, um evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como para que se comece a temporada das campanhas militares.
O ano de 304 dias do calendário iniciava em março (Martius), em homenagem ao deus romano Marte; e terminava em dezembro, época da colheita no clima temperado de Roma. Os romanos associavam cada ano à data de fundação da cidade.
Os romanos não davam nome apenas para os meses, mas também para alguns dias especiais. O primeiro de cada mês se chamava Calendae e significava "dia de pagar as contas" - daí a origem da palavra calendário, "livro de contas". Idus marcava o meio do mês, e Nonae correspondia ao nono dia antes de Idus.
Agosto (do latim: augustus) é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do Imperador César Augusto. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo.
Abril é o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. Abril deriva do latim “aperire” e refere-se ao abrir das flores na Primavera. No Hemisfério Norte é a época em que a natureza se renova e mostra a sua beleza. Por isso Abril é também uma homenagem a Afrodite, a deusa grega da beleza e do amor.
GÊMEOS, VOCÊ PROVOCOU UMA TREMENDA BOMBA NA VIDA DESSA PESSOA! PRECISA TE DIZER ISSO!
Porque o nome fevereiro?
O seu nome deriva de februarius, que significa purificação. Em honra a Plutão, deus dos infernos, dos mortos e dos enfermos, surgiram rituais, os februare, que deram origem à festa da Purificação, comemorada a 2 de fevereiro, também conhecida por festa da Candelária ou festa das Candeias.
Maio é o quinto mês do calendário gregoriano, tem trinta e um dias e herdou o nome de uma deusa. Maio vem de Maia, divindade romana que era celebrada nesta época. Deusa da terra e das flores, Maia é responsável pelo crescimento das plantas que nasceram na primavera.
Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do calendário romano, que originalmente começava em Março. Procure por setembro no Wikcionário, o dicionário livre.
Junho é o sexto mês do calendário gregoriano, tem trinta dias e recebeu o nome da mulher do deus romano Júpiter. Junho faz alusão a Juno, deusa romana protetora das mulheres, do casamento e da maternidade. O nome do mês pode ser também uma referência a Júnio Bruto, fundador da República Romana.
Para os antigos romanos, janeiro era importante porque era o mês consagrado ao deus Janus (daí vem Ianuarius, que significa janeiro em latim). Na mitologia romana, Janus é o deus de duas faces, dos começos e dos fins, das transições.
Julho é o sétimo mês do calendário gregoriano, tem trinta e um dias e recebeu o nome em honra do imperador romano Júlio César, que nasceu neste mês. “Julius” foi um marco na história do Império Romano.
Outubro vem do latim “Octo”, que significa oito. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano. O oitavo mês do ano. O calendário foi alterado por Numa Pompílio e mais tarde por Júlio César.
O nome provém do latim Ianuarius, décimo-primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus do começo na mitologia romana, que tinha duas faces, uma olhando para trás, o passado e outra olhando para a frente, o futuro.
Agosto tem 31 dias porque o imperador Augusto acrescentou um dia, para não ficar com menos que o mês de Julho. E assim foi retirado um dia do pobi de Fevereiro 🤡
Outros afirmam que vem de “aperire”, uma palavra latina que significa “abrir”, porque representa a abertura de botões e flores na primavera, outros ainda acham que Abril recebeu o nome da deusa Afrodite. Afrodite ou Venus?
O nome fevereiro vem do latim februarius, derivado de februus, que significa "purificar". No antigo calendário romano era de fato o mês destinado à purificação. Durante este mês eram celebradas as Lupercalias, festas com rituais de purificação.
Este é o oitavo mês do calendário gregoriano. Tem trinta e um dias e chamava-se sextil, por ser o sexto mês do calendário de Rómulo. Agosto foi batizado em homenagem ao imperador romano César Augusto.
Maio (em latim, Maius) foi nomeado em homenagem à deusa grega Maya, mãe de Hermes que foi identificada na mitologia romana com a deusa da fertilidade Bona Dea, cujos festivais os romanos celebraram neste mês.
Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano e o penúltimo mês do ano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano, que começava em março.
Como números pares eram considerados azarados pelos romanos, fevereiro foi escolhido para ser o único mês com 28 dias. Mais tarde, com a reforma de Júlio César, o calendário foi adaptado para o modelo egípcio, baseado no ano solar, ou seja, o tempo que a Terra leva para completar uma volta ao redor do Sol.
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Por que a cor amarela? O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.
No Brasil e nos demais países localizados no Hemisfério Sul, a primavera começa entre os dias 22 e 23 de setembro e segue até o dia 21 ou 22 de dezembro. Em 2022, ela iniciou às 22h04 do dia 22 de setembro e finaliza em 21 de dezembro.