Por a sílaba tônica ser a penúltima sílaba desta palavra, ou seja, a sílaba lá, essa palavra é uma paroxítona. A sílaba tônica que aparece destacada na palavra lápis é a sílaba que mostra para a gente que essa palavra é uma paroxítona.
Só recebem acento gráfico as palavras paroxítonas que não terminam em a, e, o, am, em e ens. No mais, são acentuadas as que terminam em: * i, is: júri, dândi, táxi, biquíni, safári, íris, lápis, grátis, tênis.
Serão acentuadas, portanto, palavras como amável, hífen, repórter, tórax, táxi, lápis, ímã(s), vírus, álbum, álbuns, iândom, prótons, bíceps, que NÃO terminam em A(S), E(S), O(S), EM, ENS. Atenção: Cuidado especial merecem as palavras paroxítonas que têm um ditongo (encontro de semivogal + vogal) na última sílaba.
SÍLABA TÔNICA: Oxítona, Paroxítona e Proparoxítona (MUITO FÁCIL)
Qual é a classificação do lápis?
- H representa hardness, dureza; - F representa fine, fina (ponta fina); - HB representa um limiar entre B e H, que caracteriza um lápis comum, para escrita. De um modo geral, utilize os lápis mais duros para obter traçados claros e mais suaves para obter sombras e preencher áreas mais escuras.
Resposta verificada por especialistas. É possível determinar que a palavra "lápis" se trata de um substantivo e também é uma palavra paroxítona. Na sua separação silábica, temos: Lá - pis; Isto é, o seu acento tônico se encontra na penúltima sílaba da palavra.
Segundo a professora, o que vai determinar se a palavra “lápis” está no singular ou plural é o artigo, o numeral ou o pronome que acompanha a palavra, como “os lápis”, “três lápis” ou “meus lápis”.
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/ prótons.
Em dicionários com mais de 150 anos como o dicionário de Bluteau (1712), o de Moraes (1789) ou o de Domingos Vieira (1871), não ocorrem as formas "lápiz" nem "lapiz" – só lapis ou lápis. Note-se, contudo, que no dicionário de Domingos Vieira se escreve lapiseira e, como variante gráfica, lapizeira, com z.
Do ponto de vista ortográfico, a palavra água é considerada uma palavra esdrúxula ou proparoxítona, pois a sílaba tónica é seguida de um ditongo crescente (isto é, semivogal seguida de vogal, água), que, ortograficamente, não constitui uma só sílaba mas duas.
Não, as palavras "café" e "lápis" não são oxítonas. Explicação: "Café" é uma palavra oxítona, pois a sílaba tônica é a última ("fé"). "Lápis" é uma palavra paroxítona, pois a sílaba tônica é a penúltima ("lá").
O verdadeiro antepassado do lápis talvez seja o seu equivalente romano, o stylus; que consistia num pedaço de metal fino, normalmente chumbo revestido com alguma proteção (usualmente madeira) para evitar que os dedos se sujassem.
`Um´: Quando não há acento que marque a tónica noutras sílabas, a língua tem tendência para que sejam oxítonas as palavras terminadas em `um´; para que não o sejam, é necessário um acento na sílaba anterior (ex.: comum, jejum e álbum, fórum).