O nome provém do latim Ianuarius, décimo-primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus do começo na mitologia romana, que tinha duas faces, uma olhando para trás, o passado e outra olhando para a frente, o futuro.
Esses dois nomes foram mudados em honra a dois dos mais importantes nomes da história romana. Júlio Cesar foi honrado com o mês de julho e Augusto, quando venceu definitivamente Marco Antonio e Cleópatra, deu seu nome ao mês de agosto. Nomes baseados em deuses. Janeiro vem de Janus, o deus dos inícios e finais.
Com o nome de Jano, o deus romano do tempo, das transições e começos, janeiro foi uma invenção dos antigos romanos. Conheça a história surpreendente desse mês: repleta de erros de cálculos astronômicos, ajustes políticos e confusões em calendários.
Para os antigos romanos, janeiro era importante porque era o mês consagrado ao deus Janus (daí vem Ianuarius, que significa janeiro em latim). Na mitologia romana, Janus é o deus de duas faces, dos começos e dos fins, das transições.
Os romanos não davam nome apenas para os meses, mas também para alguns dias especiais. O primeiro de cada mês se chamava Calendae e significava "dia de pagar as contas" - daí a origem da palavra calendário, "livro de contas". Idus marcava o meio do mês, e Nonae correspondia ao nono dia antes de Idus.
O nome "março" surgiu na Roma Antiga, quando era o primeiro mês do ano e chamava-se Martius, de Marte, o deus romano da guerra. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, março é o primeiro mês da primavera, um evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como para que se comece a temporada das campanhas militares.
Abril é o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. Abril deriva do latim “aperire” e refere-se ao abrir das flores na Primavera. No Hemisfério Norte é a época em que a natureza se renova e mostra a sua beleza.
O calendário juliano dividiu os 365 dias em 12 meses e, por não ser uma divisão exata, alguns meses ficaram com 30 dias e outros com 31. Algumas regras definidas pela Astronomia foram adotadas, como cada mês abranger as quatro fases da Lua.
A contagem se baseava na fundação da cidade italiana e foi instituída por Júlio César em 46 a.C. Desde essa época, ficou convencionado que o ano tinha 12 meses, com uma contagem similar à do calendário gregoriano, instituído na Idade Média e utilizado amplamente no Ocidente até hoje.
O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter. Junho contém o solstício de verão no hemisfério norte, o dia com mais horas de luz do dia, e o solstício de inverno no hemisfério sul, o dia com menos horas de luz do dia (excluindo as regiões polares em ambos os casos).
Maio é o quinto mês do calendário gregoriano, tem trinta e um dias e herdou o nome de uma deusa. Maio vem de Maia, divindade romana que era celebrada nesta época. Deusa da terra e das flores, Maia é responsável pelo crescimento das plantas que nasceram na primavera.
1 Cada uma das 12 divisões do ano solar, sendo quatro (abril, junho, setembro e novembro) com 30 dias, sete (janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro) com 31 dias e o único mês, fevereiro, com 28 dias (ou 29 dias, nos anos bissextos): “O indicador de unha suja de tinta de máquina de escrever percorre os ...
Os nomes de janeiro e fevereiro foram dados por seu criador, Numa Pompílio. O significado de cada nome: JANEIRO: é uma homenagem a um dos principais deuses romanos, Jano. Ele é tido como guardião do Universo e o deus dos inícios, da primeira hora do dia e do primeiro mês do ano.
O fato é que a celebração do Ano Novo já existia na data em que é atualmente antes de Jesus, então a igreja possivelmente não quis criar um conflito entre as duas celebrações e escolheu outra data, ainda que próxima, para o Natal.
O mês de Abril não termina com a letra "o" devido ser uma palavra de origem latina. Assim sendo, o sentido de abril em latim pode ser visto como "abrir", com isso, por conta da evolução ao longo dos tempos das culturas fez com que abril tivesse uma grafia diferente dos demais meses do ano.
Portanto, os seguintes anos são bissextos: 1988, 1992, 1996, 2000, 2004, 2008, 2012, 2016, 2020, 2024, 2028, 2032, 2036, 2040, 2044, 2048, 2052, ... . Os anos terminados em 00 serão bissextos se a divisão deles por 400 for exata, isto é, o resto da divisão precisa ser igual a zero. Não pare agora...
Julho: No calendário romano, o primeiro, esse mês era chamado quintilis, porque era o quinto mês. Séculos depois foi rebatizado em homenagem ao imperador Julius Caesar. Agosto: No primeiro calendário ele se chamava sextilis, porque era o sexto mês. Também foi rebatizado em homenagem ao imperador Augusto.
Fevereiro tem 28 dias devido a uma combinação de fatores históricos e culturais, remontando à Roma Antiga. Originalmente, Rômulo, o primeiro rei romano, criou um calendário de 10 meses com alternância de 30 ou 31 dias, totalizando 304 dias. No entanto, isso não correspondia ao ano lunar, que tem cerca de 355 dias.
Agosto (do latim: augustus) é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do Imperador César Augusto. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo.
O nome fevereiro vem do latim februarius, derivado de februus, que significa "purificar". No antigo calendário romano era de fato o mês destinado à purificação. Durante este mês eram celebradas as Lupercalias, festas com rituais de purificação.
Maio (em latim, Maius) foi nomeado em homenagem à deusa grega Maya, mãe de Hermes que foi identificada na mitologia romana com a deusa da fertilidade Bona Dea, cujos festivais os romanos celebraram neste mês.
Junho é o sexto mês do calendário gregoriano, tem trinta dias e recebeu o nome da mulher do deus romano Júpiter. Junho faz alusão a Juno, deusa romana protetora das mulheres, do casamento e da maternidade. O nome do mês pode ser também uma referência a Júnio Bruto, fundador da República Romana.
Usar a versão mais recente do Google Chrome pode ajudar a visualizar esse conteúdo. Este mês tem trinta dias e é o nono do calendário gregoriano. Setembro vem do latim “Septem”, que significa sete. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano.