A túnica era única e exclusiva para José, não só por sua beleza material, mas por ser um símbolo do amor e da preferência de seu pai. Ao verem a angústia de seu pai Jacó ao pensar que José estava morto, os irmãos percebem o impacto devastador de suas ações.
Gênesis 37:3 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Jacó amava José mais que a qualquer outro de seus filhos, pois José havia nascido quando Jacó era idoso. Por isso, certo dia Jacó encomendou um presente especial para José: uma linda túnica.
(Ver Gênesis 35:22; I Crônicas 5:1.) Sendo o primeiro filho de Raquel, a segunda esposa de Jacó, José recebeu a primogenitura. Imagina-se que a “túnica de várias cores” que Jacó deu a José (ver Gênesis 37:3) represente o fato de José ter recebido a primogenitura.
Historicamente, a túnica tem raízes nas vestes usadas na Grécia e em Roma, onde era comum entre as classes sociais mais elevadas. Com o advento do cristianismo, a túnica passou a ser adotada pelos ministros da Igreja como um símbolo de sua vocação e serviço a Deus.
Gênesis 48:18–22. Por que Efraim recebeu a primogenitura em lugar de Manassés? “José, filho de Jacó, devido à fidelidade e integridade para com os propósitos do Senhor, foi recompensado com o direito de primogenitura em Israel.
QUAL O REAL SIGNIFICADO DA TÚNICA DE JOSÉ QUE POUCOS CONHECEM?
Qual foi a bênção que Jacó deu a José?
Em seguida deu a sua bênção a José, dizendo assim: “Ó Deus, a quem os meus pais Abraão e Isaque serviram, abençoa estes rapazes. Abençoa-os, ó Deus, tu que me tens guiado como um pastor durante toda a minha vida até hoje. Que os abençoe o Anjo que me tem livrado de todo mal!
A mão direita de uma pessoa era usada para mostrar uma honra especial quando colocada na cabeça de alguém sendo dada uma benção (como quando o patriarca Jacó abençoou o filho de José, Efraim). Para "servir à mão direita" de alguém significa ser aquele cujo serviço é especialmente útil e importante para essa pessoa.
Qual é o significado espiritual da túnica de José?
O que é fascinante sobre a túnica de José não é só o presente em si, mas o que ela simbolizava: o favor, a proteção e o propósito de Deus na vida dele. E mesmo injustiçado, Deus estava com ele, guiando-o até se tornar governador do Egito!
A túnica ou alva é conhecida como a indumentária que os clérigos (diáconos, sacerdotes e bispos) trazem sob os demais paramentos para oficiar sacramentos e sacramentais. Não é um traje ordinário, de uso corriqueiro, mas destinado especificamente para a ação ritual-celebrativa.
A briga na realidade não foi pelo objeto túnica em si, mais sim pelo afeto, pelo zelo que o pai tinha com ele, a túnica é um mero detalhe figurativo. Era necessário que ele passasse por tudo isto, inveja, mentira, prisão, para se cumprir o que Deus tinha na vida dele.
A túnica de José desempenha um papel significativo nesse relato, simbolizando não apenas a preferência de seu pai, Jacó, mas também a inveja e a rivalidade entre os irmãos. A intenção dos irmãos de José em querer sua túnica é impulsionada pela combinação de vários fatores: ciúme, inveja e ressentimento.
Qual é o significado da história da túnica de José na Bíblia?
Gênesis 37:31-33 Almeida Revista e Corrigida (ARC)
Então, tomaram a túnica de José, e mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue. E enviaram a túnica de várias cores, e fizeram levá-la a seu pai, e disseram: Temos achado esta túnica; conhece agora se esta será ou não a túnica de teu filho.
Uma túnica de várias cores demorava muito tempo para ser produzida e custava muito caro. A ideia dessa vestimenta era que todos que olhassem para quem estivesse a vestindo entendesse a importância daquela pessoa, pois quem usava a túnica colorida seria o herdeiro do patriarca.
Qual foi o único irmão que não traiu José do Egito?
José se esforçou para esconder os sentimentos ao ver seu irmão Benjamim, a quem ele não via há mais de 20 anos. (Lembre-se de que Benjamim é o irmão mais novo de José e seu único irmão por parte da mãe, Raquel, que morreu quando Benjamim nasceu.)
Gênesis 35 menciona Deus mais de 10 vezes, além de mais 11 vezes em nomes como Betel e Israel. Isto reflete um foco renovado em Deus. b. Faça um altar ao Deus que lhe apareceu: Jacó foi instruído a voltar para Betel e retomar uma vida de adoração ali.
Qual era a má fama que José trazia dos seus irmãos?
Em contrapartida, a Bíblia revela que José trazia a má fama de seus irmãos a Jacó (Gn 37.2), demonstrando que eles agiam fora de casa de uma maneira que fugia do padrão que era estabelecido na casa.
A benesse da túnica tinha um significado muito especial para os judeus. Quando ela era bordada (ketonet) seria usualmente as vestes do Sumo Sacerdote e dos sacerdotes de Israel quando serviam no Tabernáculo e no Templo em Jerusalém.
Para os judeus a capa simbolizava a situação da pessoa perante a sociedade. A capa de um morador de rua, por exemplo, era diferente de todas as outras, pois quem a usava, indicava a todos ser um mendigo, diferente das pessoas da classe alta que usavam capas de linho fino.
A veste se identifica a tal ponto com aquele que a usa que é como se passasse a fazer parte dele. Isto explica a possibilidade de inúmeras metáforas bíblicas, como revestir-se de justiça, de força, de temor, de alegria etc. Revestir-se de justiça é ser justo: de força é ser forte, e assim por diante.
Rubem ou Rúben era o primogênito dos 12 filhos de Jacó, neto de Isaque e bisneto de Abraão. Sua mãe era a esposa menos favorecida de Jacó, Lea, que chamou o menino de Rubem porque, segundo ela mesma disse, “O Senhor atendeu minha aflição. Por isso, agora me amará meu marido”.
Também conhecido como chimarra ou simarra, é a veste superior das autoridades universitárias. Trata-se de uma túnica, pendente dos ombros até a altura do cotovelo, somente usado pelos Reitores, Chanceleres e Doutores. Outras pessoas, mesmo que representando o Reitor, não podem vesti-la.
A preeminência do lado direito pode ser vista na linguagem popular, na literatura, na religião, na política. Especialmente na religião judaico-cristã essa preeminência é profusa: é a mão direita de Deus quem dá a vitória; Jesus está à direita de Deus e os salvos estarão à sua direita no juízo final.
A mão direita é a mão da ação, do agir, do 'verbo'. Ele é o 'verbo de Deus', ou seja, é Deus agindo. E qual a ação que esta mão direita realiza' Abençoar! Derramar bênçãos sobre o mundo que Ele sustenta em sua mão esquerda.