Por que humanos não podem beber água do mar ao contrário de baleias e golfinhos?
O mais grave é que, além do cloreto de sódio, a água do mar contém sulfato de magnésio, uma molécula que retém a água no interior do intestino, impedindo sua absorção.
Beber a água do mar é extremamente perigoso e um risco para a saúde. 😥 ⠀ Isso acontece porque nossas células têm um mecanismo que equilibra a concentração de sais na água que existe dentro e fora delas, processo conhecido como osmose.
Eles bebem água salgada? Baleias, golfinhos, focas, leões e lobos marinhos retiram água dos alimentos e só ingerem água do mar por acidente. Se falta comida, a necessidade de água deles pode ser suprida por água gerada a partir do metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos presentes em seu próprio corpo.
A forma de ingestão de água pelos animais marinhos é semelhante à nossa: eles ingerem água ativamente, através da alimentação (água contida nos alimentos ingeridos) e passivamente quando abrem a boca para comer, por viverem rodeados de água. O produto final da digestão é a água.
Assim como outros mamíferos, os golfinhos possuem respiração pulmonar. Por isso, eles precisam subir até a superfície para captar oxigênio. O animalzinho é considerado um acrobata que pode atingir até 5 m de altura em seus saltos para fora da água. Além disso, eles podem nadar até 40 km/h.
Sim, e você já deve ter visto esse bichinho aqui no Mundo Estranho. Trata-se do rato-canguru (gênero Dipodomys), um roedor de cerca de 10 centímetros de comprimento muito parecido com as pequenas cobaias usadas em experiências de laboratórios.
Os golfinhos vivem em ambiente aquático, existindo tanto espécies de água salgada, como a orca e o golfinho-rotador, como espécies de água doce, como o boto-cor-de-rosa.
Entre os animais aquáticos que vivem no mar, podemos destacar os cavalos-marinhos, arraias, tartarugas, tubarões, moreias, golfinhos e baleias. Cada espécie aquática passou por adaptações ao longo de séculos de evolução, a fim de sobreviver, se alimentar e se reproduzir na água.
A água do mar é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o que a torna uma excelente opção para combater diversas doenças de pele, como acne, psoríase e eczema.
Não só faz mal, como mata. O problema é a quantidade exagerada de sais, principalmente cloreto de sódio (o sal de cozinha), que existe na água do mar. Apenas 0,9% do nosso sangue é composto por sais, enquanto na água do mar a concentração é de 4%.
O norovírus é responsável por causar gastroenterites, que têm sintomas como náusea, vômito, diarreia, dor abdominal, e são conhecidas como viroses. A infecção é transmitida pela ingestão das fezes, em geral, pela água do mar e alimentos.
A presença excessiva de sal pode intensificar a desidratação, contrapondo o propósito principal da ingestão de água. Assim, o corpo, ao tentar equilibrar a concentração de sal, pode resultar em uma rápida perda de líquidos, levando à desidratação.
Cientistas identificaram propriedades benéficas na água do mar para a saúde cardiovascular. Além de reduzir a pressão arterial, os microminerais previnem a acumulação de gordura nas artérias.
1 LITRO de agua do Mar Natural: A água do mar é conhecida por suas propriedades energizantes e purificadoras. Use-a para espalhar pelo espaço, limpando e renovando a energia do ambiente.
Estudo da ecologia e conservação de golfinhos de rio e das matanças desenfreadas de golfinhos para uso da sua carne e órgãos como isca de um peixe omnívoro chamado piracatinga (Calophysus macropterus) e confecção de afrodisíacos. O IQ dos Golfinhos são de 2,7, chegando a superar o dos humanos(1,75).
Na verdade, anatomicamente, golfinhos e botos são iguais. O nome popular desses mamíferos é que varia de acordo com a região em que se encontram. Ou seja, boto é apenas outra forma de chamar o golfinho em algumas regiões e vice-versa.
Glyphis é um gênero de tubarões da família Carcharhinidae. São tubarões de água doce, e existem três espécies descritas oficialmente e três ainda em processo de descrição. O primeiro exemplar filmado por uma câmara foi pescado por Jeremy Wade.
O chimpanzé é considerado o animal mais inteligente do mundo, sendo uma espécie que compartilha entre 98,8% e 99,6% do material genético do ser humano.
Fenômeno similar acontece com as baleias. “A princípio, os cetáceos não dormem, mas eles sofrem uma baixa de metabolismo que leva a um estágio semelhante ao sono”, afirma o biólogo Mário Rolo, também da Unesp.
O borrifo é a respiração das baleias. Elas sobem e exalam o ar quente de seus pulmões que, ao entrar em contato com o ar mais frio, condensa formando uma nuvem de gotinhas de água, a qual nas jubartes tem formatos de balão e pode atingir até 3 metros de altura.
As baleias controlam muito bem a sua respiração: a cada inalação, conseguem renovar até 90% do ar dos pulmões, enquanto nós, humanos, conseguimos apenas 15%. Isso, claro, dá a elas um fôlego incrível. A baleia-cachalote, por exemplo, pode ficar até uma hora e meia sem respirar.
De modo geral, na classificação popular, as espécies com mais de 4 metros de comprimento são chamadas de baleias e as espécies menores são chamadas de botos e golfinhos.