Deus era um cara muito comunicativo no antigo testamento e falava até através das nuvens. No segundo testamento desce Jesus para as comunicações, porque Ele, o todo poderoso, devia estar achando um porre dialogar com a gente.
Deus já tinha enviado profetas, anjos e sinais magníficos, falando com Seu povo de várias maneiras, mas Ele continuou sendo ignorado. Então, Ele não falou mais, porque Ele é muito respeitador. Por isso Jesus disse: “aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz”.
Por mais difícil que possamos compreender 400 anos, a Bíblia nos diz que esta é a quantidade de tempo que o povo de Deus esperou para ouvir Sua voz. Você vê, no final do Antigo Testamento, Deus falou através do profeta Malaquias – e depois disso, nada. Deus fica calado. 400 anos de silêncio.
Deus comunica-se diretamente com as pessoas “muitas vezes e de várias maneiras” (Hebreus 1:1). Por exemplo, o Antigo Testamento mostra Deus falando através de uma sarça em chamas (Êxodo 3), uma densa nuvem (Êxodo 19:9) e no murmúrio de uma brisa suave (1 Reis 19:12).
Porque Deus fala com algumas pessoas e outras não?
Deus muitas vezes escolhe pessoas especiais e lhes dá graças que não dá a nós; mas Ele faz isso para o nosso bem. Sei que nós estamos numa cultura igualitária. As pessoas não conseguem ver nada de bom no fato de uns serem privilegiados e outros não.
TRÊS MANEIRAS PELAS QUAIS DEUS NOS MOSTRA COM QUEM DEVEMOS CASAR @ViniciusIracet
Porque Deus não fala mais com as pessoas?
Deus era um cara muito comunicativo no antigo testamento e falava até através das nuvens. No segundo testamento desce Jesus para as comunicações, porque Ele, o todo poderoso, devia estar achando um porre dialogar com a gente.
A Bíblia mostra-nos que quando Deus chama uma pessoa e faz uma aliança com alguns, o critério é sempre este: escolhe alguém para alcançar outros, este é o critério de Deus, da chamada de Deus. Todos os amigos do Senhor experimentaram a beleza, mas também a responsabilidade e o peso de ser “escolhidos” por Ele.
Deus fala conosco nas Escrituras, na Liturgia, por meio do Magistério da Igreja... Como olha para nós sempre com amor, procura o diálogo conosco em cada acontecimento, chamando-nos sempre a ser santos.
Desde o início, Deus se comunica com o ser humano de forma a não somente transmitir mensagens, mas fazendo doação de Si mesmo a nós. “Por uma vontade absolutamente livre, Deus revela-se e dá-se ao homem” (Catecismo da Igreja Católica, nº 50). O Senhor usa de vários meios para nos transmitir Seus desígnios e Sua Pessoa.
Os 400 anos do Período Interbíblico caracterizam-se pela cessação da revelação bíblica, pelo silêncio profundo em que Deus permaneceu em relação ao seu povo, pois durante esse tempo nenhum profeta se levantou em nome de Deus.
Gênesis 3. 8 E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. 9 E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
Deus ficou por treze anos sem falar com Abraão, porque não gostou de sua atitude de não esperar o cumprimento de Sua promessa. Sempre que um homem age antes de Deus, Ele entristece-Se, calando-Se.
Não. Houve um tempo em que Deus falou diretamente com homens, por uma variedade de meios e modos, mas agora ele só nos fala através de seu Filho, Jesus Cristo (Hebreus 1:1-2).
Quando Ele fala, Suas palavras ecoam por muito tempo, e o que Ele diz se cumpre. “O que disse, executarei; o que concebi, realizarei” (Isaías 46,11). Deus é fiel ao que diz, e o que Ele fala fica gravado em nós, não se apaga, porque Sua voz ecoa em nossa existência.
Quando o Senhor revela algo para alguém a faz ver ou entender algo que ainda não estava claro. Esse entendimento fortalece, renova, direciona, orienta. Por exemplo: a Salvação, a fé, a existência e o destino da alma são tipos de revelações.
O perdão e a misericórdia divina nos lavam e purificam. Os sinais de Deus estão vivos e presentes no meio de nós: Sua Palavra, que é anunciada; Seu Corpo e Sangue, que são o nosso alimento; Seu Reino, que se instalou no meio de nós.
A melhor e a mais conhecida forma de comunicação é através da palavra. A Bíblia é a maior testemunha de que Deus estabelece sua comunicação com o povo. A mais importante comunicação de Deus com a humanidade foi o envio do próprio Filho, Jesus Cristo.
O Espírito Santo geralmente Se comunica conosco silenciosamente. Sua influência é frequentemente descrita como uma “voz mansa e delicada” (ver I Reis 19:9–12; Helamã 5:30; D&C 85:6). O Presidente Boyd K. Packer explicou: “O Espírito Santo fala com uma voz que sentimos mais do que ouvimos.
A Amargura Nos Impede de Ouvir. Ficar amargurado com Deus é um impedimento certo a ouvir a Sua voz. Toda vez que a amargura tentar se apossar de você, não permita. Muitas vezes, o diabo tenta nos fazer pensar que somos os únicos que temos dificuldades.
Testifico que não importa sua origem, não importam seus pecados, não importam suas inadequações ou dúvidas, graças a Jesus Cristo, todos nós podemos ser os “escolhidos” de Deus. Podemos viver com nosso Pai Celestial novamente e herdar “tudo o que [Ele] possui” (Doutrina e Convênios 84:38).
“Quando Deus escolhe alguém, essa pessoa não precisa forjar, impor, nem agradar ninguém. A unção dEle já é o suficiente para que todos que O servem, respeitem o Seu escolhido”, comenta a autora Cristiane Cardoso.