Por que Davi disse alegrei-me quando me disseram "vamos à casa do Senhor"?
O autor do salmo 122 (tradicionalmente atribuído a Davi) inicia o texto declarando sua satisfação e pleno contentamento com o convite recebido e prontamente aceito de subir a Jerusalém e participar das celebrações em louvor e adoração a Deus.
O que quer dizer alegrei-me quando vamos à casa do Senhor?
Desde cedo, devemos transmitir a nossos filhos a alegria de irmos à casa de Deus. Assim como o rei Davi disse ... "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor", do mesmo modo devo demonstrar alegria a meus filhos quando eu estiver indo à igreja louvar, glorificar ao Senhor e aprender dEle.
Aparentemente, Davi não tinha esse problema. Para ele, ir à casa do Senhor era motivo de alegria, razão de celebração, a oportunidade de adorar o criador e doador de tudo o que é bom. Durante essa semana procuraremos entender mais sobre o assunto da casa de Deus e a alegria da qual podemos desfrutar ao estar lá.
A música 'Alegrei-me Quando Me Disseram', entoada pela Congregação Cristã no Brasil, é um hino de exaltação e alegria pela oportunidade de estar na 'casa do Senhor', um lugar de adoração e comunhão com Deus.
Sem dúvida, Davi queria que sua alegria em poder adorar ao Senhor fosse compartilhada por todos. Ele escreveu esse hino pensando nas multidões chegando à cidade com júbilo, e parando na entrada da cidade para admirar sua importância como sede do governo, centro da justiça e local de acesso à comunhão com Deus.
O que estava acontecendo com Davi quando ele escreveu o Salmo 121?
Davi compôs o Salmo 121 no deserto de Parã [sul de Israel], imediatamente depois de saber da morte de Samuel (PP, 664). Quando se deu conta de que seu último amigo terreno influente se fora, ele se voltou ao Senhor como único auxílio que lhe restou.
O salmista classifica como “bem-aventurados” os que habitam na casa do Senhor, afirma que “um dia” nos átrios de Deus, “vale mais que mil” em qualquer outro lugar; e que prefere estar à porta da casa do seu Deus, “a permanecer nas tendas da perversidade”.
ALEGREI-ME QUANDO ME DISSERAM, VAMOS À CASA DO SENHOR”
O Salmo 122 é um dos cânticos de peregrinação do povo de Israel. Eles cantavam quando estavam se dirigindo a Jerusalém, que era o centro de adoração e onde estava o templo.
A Presença do Senhor traz bênçãos! (13.14: A arca ficou ali três meses, e Deus abençoou a família de Obede-Edom e tudo o que era dele.) Enquanto o povo se recuperava do que havia acontecido com Uzá e repensava no que fazer, a arca acabou ficando alguns meses na casa de Obede Edom.
Quem disse alegrei-me quando me disseram "vamos à casa do Senhor"?
Davi declara: Ide à casa do Senhor — Dai graças a Ele. Cântico das subidas, de Davi. 1 Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. 2 Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém.
Davi se alegra com a chuva enviada por Deus após o período de seca em Israel. “Bendito seja o Senhor, porque ouviu a voz das minhas súplicas! ” (Salmos 28:6).
O segredo do sucesso de Davi em seu reinado começou quando ele decidiu colocar Deus em primeiro lugar na sua vida, O honrando e se submetendo à Sua Vontade acima, até mesmo, dos seus “direitos e privilégios de rei”.
Davi nos ensina que só um coração humilde e puro pode ser totalmente dócil à escolha de Deus. E essa característica o acompanha por toda a sua vida. Davi é um homem adorador. Há uma vocação para a qual o Senhor nos convida.
Ele nos guarda nas entradas dos caminhos e nas saídas. Ou seja, quando levantamos o olhar, percebemos a graça, o amor e a misericórdia de Deus em todos os tempos e em todos os momentos da vida.
O salmista afirma que assim como os montes estão em volta de Jerusalém, assim o Senhor, em volta do seu povo. E em vez de pensar em proteção, pensei em presença. Um monte pode representar uma barreira protetora, mas também, uma presença clara e incontestável. E entendi que assim é Deus, sempre presente ao nosso redor.
Muito mais do que um ambiente cercado por paredes, a igreja é a Casa de Deus. Ali, pela fé, se cumpre a promessa feita pelo Senhor Jesus em Mateus 18.20: “… onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou no meio deles”.
O que significa "guarda o teu pé quando entrares"?
“Guardar o pé” é sinônimo de vigiar a maneira de andar, isto é, zelar pelo procedimento cotidiano. O sábio Pregador está recomendando àqueles que frequentam o ambiente de culto que preservem uma boa conduta no dia a dia, a fim de que seus sacrifícios no templo sejam aceitos.
O Salmo de hoje é um claro testemunho de que Davi também sabia qual era a Casa do Senhor e a sua importância para o povo de Deus. Na verdade, em seu tempo ainda não havia sido construído o templo físico. Havia apenas uma tenda provisória, como o santuário do deserto.
A conexão de Jerusalém com eventos bíblicos e profecias faz com que os cristãos se sintam compelidos a orar por ela. Cidade de Paz: A oração pela paz de Jerusalém reflete o desejo de que a cidade, historicamente marcada por conflitos, experimente estabilidade e tranquilidade.
Para receber o Espírito, você deve entrar no templo limpo e puro, livre de qualquer transgressão não resolvida. Se o adversário conseguisse de alguma forma vencê-lo, seria impedindo-o de entrar no templo ou incentivando-o a entrar lá estando indigno.
Na época de Davi, a presença do Senhor era encontrada no tabernáculo. Quando Davi escreveu que queria habitar na casa ou templo do Senhor, ele queria dizer que queria habitar ou permanecer na presença de Deus.