A produção de secreções mucosas é a resposta lógica de defesa do organismo, destinada a proteger as vias respiratórias. Por isso, é sempre aconselhável que mantenha a zona hidratada e beba o máximo de água possível com o objetivo de fluidificar o muco.
As principais causas do catarro constante na garganta são: alergia, fumo, álcool, cafeína, alimentos (leite, ovo, trigo), infecção viral ou bacteriana, gravidez e alterações estruturais (desvio de septo, por exemplo), medicamentoso (uso de vasoconstritor nasal).
Pigarro, gosto ruim na boca e sensação de algo preso ao engolir podem ser sinais de que você está com catarro constante na garganta. Essa condição, na realidade, significa que há excesso de muco nasal sendo produzido e ele escorre para a faringe.
Beber pouca água durante o dia, pode deixar a garganta mais seca e aumentar viscosidade do muco da garganta, uma vez que a água faz parte da composição do catarro, podendo resultar na sensação de catarro preso na garganta ou catarro constante.
A CAUSA REAL do MUCO NA GARGANTA (Pigarro, Catarro, Secreção..)
Qual o significado de muco na garganta?
A produção de secreções mucosas é a resposta lógica de defesa do organismo, destinada a proteger as vias respiratórias. Por isso, é sempre aconselhável que mantenha a zona hidratada e beba o máximo de água possível com o objetivo de fluidificar o muco.
Quando engulo a saliva, parece que tem alguma coisa na garganta.?
Sabe aquela sensação de alguma coisa trancada na garganta quando engole? Essa sensação de que parece que engolimos um comprimido que não desceu é chamada de globus faríngeo. Existem diversas causas para ela. A mais comum é por doença do refluxo.
Fármacos com efeito mucolítico fazem o catarro ter mais fluidez, facilitando sua expulsão pela boca e reforçando a ação dos expectorantes, que estimulam mecanismos de eliminação. Ambroxol, bromexina, acetilcisteína e carbocisteína são exemplos de princípios ativos de xaropes para tosse carregada.
Chá de mel e limão: o mel é uma excelente opção para proteger a garganta, e o limão possui a capacidade de quebrar as moléculas do muco. Por isso, tomar chá com esses dois ingredientes (ou comê-los separadamente) é uma boa opção para combater o pigarro. Beber água: sim, beber água também ajuda a eliminar o pigarro.
Geralmente, as doenças que mais geram pigarro crônico são a rinite e sinusite. O refluxo gastroesofágico também pode causar essa irritação na garganta, já que os desvios na digestão provocam tosse seca. Quem tem tumor maligno, doença pulmonar ou outra doença grave também pode ter problema com o pigarro crônico.
"A maioria dos pigarros não está relacionada a condições malignas. Mas, em uma pessoa tabagista e que inicia sintomas de pigarro e desconforto na garganta, a possibilidade de uma origem maligna deve ser considerada e consequentemente investigada", acrescenta o otorrinolaringologista.
Nódulo no pescoço, dificuldade para engolir e perda de peso inexplicável podem ser indícios de um tumor. O câncer de garganta, também conhecido como orofaríngeo, desenvolve-se na parte que fica logo atrás da boca, que os médicos chamam de orofaringe.
O gargarejo com um copo de água de 100 ml morna e meia colher de chá de sal, ajuda a diluir o muco devido a ação do sal, dessa forma, facilita a eliminação do muco. Convém lembrar que a água com sal também desempenha a finalidade de antisséptico .
Pigarro na garganta é um sintoma normalmente relacionado às doenças do refluxo, seja gástrico, isofágico ou laringo-faringeu. A tireoide fica no pescoço mas não causa pigarro.
O catarro transparente gelatinoso pode estar presente em situações como rinite alérgica, gripe, resfriado ou ainda por exposição a substâncias irritantes.
O que pode ser uma gosma branca que sai da garganta?
O caseum na garganta ocorre por conta do acúmulo de restos de alimentos, por isso a má higiene bucal tem grande influência no quadro. Também são causas dos cáseos amigdalianos: boca seca, excesso de saliva, acúmulo de muco (como em quadros de rinite e sinusite), maior descamação das células da boca, entre outras.