3, p. 537). cobriram o rosto de Hamã. A exclamação do rei revelara sua ira implacável contra Hamã, e os seus servos bem sabiam que isto significava a pena de morte; cobriram-lhe o rosto conforme o costume aplicado às pessoas que iam ser executadas (Bíblia Shedd).
Mordecai se recusou a curvar-se perante Hamã. Como um bom empregado do governo persa, podemos supor que Mordecai se curvava perante o rei, mas ele não fazia isso perante Hamã. Quando Hamã soube desse desrespeito, ficou furioso. Hamã estava cheio de orgulho, ganância e inveja, exatamente como Lúcifer.
Mas Ester foi falar com o rei, e ele ordenou por cartas que o plano perverso de Hamã, que ele tinha elaborado contra os judeus, recaísse sobre a própria cabeça dele, e que ele e os seus filhos fossem enforcados. Por isso, esses dias são chamados de “Purim”, do nome “Pur”.
Hamã é uma personagem do livro bíblico de Ester. Hamã era filho de Hamedata e descendente de Agague. Hamã era casado com Zeres, os quais tinham dez filhos, chamados Parsandata, Dalfom, Aspata, Porata, Adalia, Aridata, Parmasta, Arisai, Aridai e Vaizata.
QUEM FOI HAMÃ NA BÍBLIA? O CONSELHEIRO DE XERXES QUE VIROU O VILÃO DOS JUDEUS | A RAINHA DA PÉRSIA
Quem era Hamã na história de Ester?
Hamã era um ministro do rei Assuero da Pérsia. O rei ordenou que todos os funcionários do palácio se curvassem e se ajoelhassem diante de Hamã em sinal de respeito.
Hamã, o alto oficial do império persa, tinha uma posição de grande honra e autoridade, mas seu orgulho e vaidade foram profundamente feridos pela atitude de Mardoqueu. Como um homem temente a Deus, Mardoqueu se recusou a se prostrar diante de Hamã, um ato que era tradicionalmente esperado como sinal de respeito.
A exclamação do rei revelara sua ira implacável contra Hamã, e os seus servos bem sabiam que isto significava a pena de morte; cobriram-lhe o rosto conforme o costume aplicado às pessoas que iam ser executadas.
Assuero promoveu um homem chamado Hamã a primeiro-ministro, e todos os servos do rei precisavam prostrar-se diante de Hamã ao passarem por ele. Mardoqueu recusou-se a fazê-lo, o que deixou Hamã furioso. Por isso Hamã maquinou um estratagema para matar todos os judeus do reino.
Hamã (Leonardo Medeiros) vai ser enforcado no cadafalso que construiu para Mordecai (Andre Bankoff) nos próximos capítulos de A Rainha da Pérsia. Desmascarado por Ester (Nathalia Florentino), o primeiro-ministro vai ser condenado à morte pelo próprio Xerxes (Carlo Porto).
O que aconteceu com Ester depois da morte de Xerxes?
Já a rainha Ester, diferente de relatos da tradição oral, que contam versões trágicas sobre sua morte, deverá ter um final feliz na novela. Segundo a tradição judaico-cristã, Ester teria morrido de causas naturais já de idade avançada e sido enterrada em uma região que hoje faz parte do Irã.
2 - E todos os servos do rei, que estavam à porta do rei, se inclinavam e se prostravam perante Hamã; porque assim tinha ordenado o rei acerca dele; porém Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava. 3 - Então, os servos do rei, que estavam à porta do rei, disseram a Mardoqueu: Por que traspassas o mandado do rei?
Mais tarde morreria assassinado por seu ministro Artabano, em 465 a.C. Nos últimos anos de reinado, Xerxes dedicou-se à construção de palácios e monumentos que contribuíram para o embelezamento de Persépolis.
Um desses é Aurélio Quintus Pompeu, filho de um modesto oficial da legião romana da Judeia e de uma jovem grega, que ele conhecera e com quem se casara, em Jerusalém. O oficial romano cedo desencarnou, durante uma expedição em que combatia uma dessas rebeliões, tão frequentes na Judeia e na Palestina.
O penúltimo capítulo de A Rainha da Pérsia, no ar nesta quinta (25), vai começar com Ester (Nathalia Florentino) à beira de um precipício. Ela terá visto Dário (César Cardadeiro) empurrar Xerxes (Carlo Porto) para a morte.
Fica na porta Mardoqueu por ser um ponto central e estratégico que lhe permitia monitorar os acontecimentos no reino. O palácio do rei Assuero era um centro de poder, onde decisões políticas e administrativas eram tomadas.
Em vez de recusar porque ela valorizava a si mesma, os proponentes dessa leitura a vêem como alguém que pensava que ela era melhor do que todos os outros e, portanto, recusou o comando do rei Assuero porque era presunçosa.
6 Mas ele pensou desprezo para impor as mãos sobre Mordecai sozinho; pois tinham dado a ele conhecer o povo de Mardoqueu: Por esse motivo Hamã procurou destruir todos os judeus que havia em todo o reino de Assuero, até mesmo o povo de Mardoqueu.
Assim como no momento do shofar deve-se cobrir a cabeça e o rosto devido à grandeza da presença de Deus. No momento do casamento, essa grandeza da presença de Deus está refletida no rosto da noiva, portanto, naqueles instantes, a noiva carrega o sagrado na face.
Hamã foi enforcado na forca que havia construído para Mordercai ao lado do palácio. Com a decisão do rei Xerxes, os filhos do vilão se revoltaram e decidiram se vingar dos judeus. Os herdeiros de Hamã vão atrás da família de Modercai, e dão uma surra nele na frente da esposa, da amiga dela e dos filhos.
Hamã era muito rico. [Foi] elevado por Assuero acima de todos os príncipes do reino. [É] identificado como agagita, termo [que] costuma ser associado a Agague, o rei amalequita [povo inimigo de Israel].
Zeres era esposa de Hamã, mencionado no Livro de Ester. A Bíblia relata que Hamã, indignado depois de ver que Mordecai não se prostrou diante dele, voltou para casa para consultar seus amigos e sua esposa. Zeres aconselhou seu marido para que ele erigisse uma estaca de 22 metros de altura para pendurar nela Mordecai.