Por que Chaves e Chapolin saiu do ar? Os personagens criados por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) foram retirados do ar em todo o mundo em 2020, devido a divergências entre o Grupo Chespirito, que detém os direitos autorais da obra, e a Televisa, que possui as gravações.
Desde 2020, nenhum país do mundo transmitia o seriado Chaves. Em agosto daquele ano, o SBT parou de exibir um dos programas mais marcantes da grade da TV aberta brasileira, por conta de "um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias".
Quatro anos após sair do ar no Brasil, o seriado mexicano —e também o "Chapolin"— começa a voltar à programação. A partir da 0h deste domingo (27), vinte episódios estarão disponíveis na plataforma de streaming gratuita do canal.
Os seriados “Chaves” e “Chapolin” chegarão ao catálogo do +SBT, plataforma de streaming da emissora, a partir da meia-noite do domingo (27). Ao todo, vinte episódios serão disponibilizados gratuitamente.
Os programas foram transmitidos por 36 anos no SBT, mas, em 2020, a emissora anunciou o fim da exibição por uma decisão da Televisa, que declarou desacordos entre ela e o Grupo Chespirito, liderada pelos herdeiros de Roberto Bolaños, dono das obras, morto em 2014.
CHAVES Chegando na PRIME VIDEO Streaming no BRASIL! AMAZON negocia com TELEVISA!
É verdade que o Chaves vai voltar a passar no SBT?
O SBT anunciou, nesta terça-feira (5), que o programa “Chaves” voltará à programação diária da emissora a partir do dia 18 de novembro. Nas redes sociais, o SBT compartilhou que a decisão foi tomada após “inúmeras solicitações” e dividiu que o seriado será exibido às 18h30, no horário de Brasília.
Presidente do Chespirito, Roberto Gómez Fernández, filho de Bolaños, condicionou a extensão do acordo a um aumento no valor desembolsado pela emissora mexicana. A Televisa não topou e o programa parou de ser exibido. O impasse cancelou a veiculação do seriado de humor na TV e também em serviços de streaming.
Chaves está disponível na Amazon Prime Video. Meio sem querer querendo e sem avisar ninguém, a Amazon Prime Video disponibilizou todas as sete temporadas de Chaves em seu serviço.
Chaves e Chapolin voltarão à grade do SBT nesta segunda-feira, 9. A nova programação da emissora exibirá os seriados mexicanos durante o período da tarde e da noite, após 4 anos fora do ar por conta de embates contratuais com a Televisa.
A HBO Max anunciou a primeira série biográfica de Roberto Gómez Bolaños, conhecido por personagens como Chespirito, Chapolin Colorado e Chaves, que mostrará a vida de um dos personagens mais queridos da televisão latino-americana, graças à aliança estabelecida entre a Warner Bros.
Chaves e Chapolin retornam à TV no Brasil após novo acordo entre SBT e Televisa. Depois de quatro longos anos, os seriados Chaves e Chapolin finalmente irão retornar à programação da TV aberta no Brasil.
Agora, os clássicos seriados mexicanos podem ser assistidos na plataforma de streaming gratuita do SBT, chamada de +SBT, a partir deste domingo (27). Chaves e Chapolin são tramas que nasceram ainda na década de 1970, criadas por Roberto Gómez Bolaños e produzida pela Televisa.
Vale mencionar, por fim, que o seriado, que foi originalmente exibido entre 1973 e 1979 no México, não pôde ser exibido nacionalmente e internacionalmente por quatro anos devido à batalha judicial travada pela Televisa e a família de Bolaños para definir a divisão dos direitos das produções — sendo esse o motivo pelo ...
Por conta desse impasse e da demora em lançar a plataforma própria do criador do Chaves, o seriado não está disponível para assistir em nenhuma plataforma nem na TV. Alguns episódios podem ser encontrados em canais administrados por fãs no YouTube.
Os humorísticos chegaram a ser anunciados pelo SBT, em setembro, como atrações na grade diária. A emissora, porém, havia adiado a exibição e só era possível assistir alguns episódios dás séries pelo +SBT. Agora, o SBT decidiu colocar Chaves no ar duas vezes ao dia: às 12h45 e 20h45.
Em 31 de julho de 2020, a série é exibida pela última vez nas praças do SBT. A razão se trata do impasse entre a Televisa e o Grupo Chespirito quanto aos direitos de exibição, ocasionando na não renovação do acordo entre o grupo e a emissora mexicana.
De acordo com o site TV Pop, Chaves volta à programação do SBT já na próxima segunda-feira (9), depois do SBT Brasil e antes da novelinha protagonizada por Anna (Mel Summers), que mudará de horário. A assessoria de Comunicação da emissora informa que revelará a nova grade na sexta (6).
O programa durou 270 dias, quase 9 meses. Acabou por não corresponder à expectativa de audiência. Suas médias diárias ficavam entre 2,0 e 2,5 pontos, sem incomodar a vice-liderança da Record e, às vezes, atrás da Band.
Em comunicado enviado à imprensa, a rede de Silvio Santos (1930-2024) afirmou que "estão canceladas as alterações na faixa noturna da programação a partir do dia 18". A justificativa é simples: as afiliadas do canal preferem manter no ar uma edição extendida e local do "Tá na Hora".