Por que as regiões de baixa latitude têm temperaturas mais altas?
Faixas climáticas de baixa latitude: os raios solares incidem de forma quase que perpendicular, diante desse fator, as temperaturas são elevadas, em média sempre acima de 20ºC.
Por que quanto maior a latitude, menor a temperatura?
Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.
Porque o aumento da latitude tende a diminuir a temperatura?
Isso ocorre porque o ar não se aquece e nem conduz as temperaturas da mesma forma que a superfície, que absorve parte dos raios solares e reflete a outra parte, aquecendo as áreas mais próximas a ela.
Com isso, estabelece-se a seguinte relação entre o clima e as latitudes: quanto menor a latitude, maiores são as temperaturas e vice-versa. Em outras palavras, quanto mais próximo se está da Linha do Equador, mais quente costuma ser o ambiente climático. Forma-se, por isso, as faixas climáticas do planeta.
Por que as regiões mais altas da Terra são mais frias?
As regiões da Terra que se encontram mais próximas do nível do mar, isto é, que possuem menores altitudes, sofrem com uma maior pressão atmosférica, tornando-se mais quentes. Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias.
POR QUE QUANTO MAIS ALTO MAIS FRIO? - PÍLULA IRADA
Como a latitude interfere na temperatura?
Resumindo: as regiões mais próximas da Linha do Equador recebem mais radiação solar, o que aumenta o calor. Por isso, entende-se que: quanto menor a latitude, maior a temperatura. Ao mesmo tempo, lugares mais próximos dos polos apresentam um clima mais frio, já que sofrem uma menor incidência de raios do sol.
Em áreas de maior altitude, o ar é rarefeito e a pressão atmosférica é mais baixa. Nessas condições, as temperaturas tendem a ser menores, devido à menor capacidade de retenção de calor. A cada 100 metros de altitude, a temperatura diminui em 0,6 °C.
Por que as temperaturas nas altas latitudes são mais baixas do que nas regiões polares?
Isso ocorre porque a região que abriga as áreas que estão mais ou menos próximas à Linha do Equador (chamada de região equatorial) recebe uma quantidade mais intensa de raios solares ao longo do ano, ao passo que as regiões polares (mais próximas dos polos sul e norte) recebem em menor intensidade o calor do sol.
Isso ocorre porque as áreas próximas do Equador recebem os raios solares durante todo o ano de forma direta. Nas áreas mais afastadas dessa linha imaginária, os raios solares, no período de inverno, chegam à superfície da Terra de forma inclinada, conduzindo menos calor.
Faixas climáticas de baixa latitude: os raios solares incidem de forma quase que perpendicular, diante desse fator, as temperaturas são elevadas, em média sempre acima de 20ºC.
Quanto maior for a latitude, mais distante a localidade estará da linha do Equador e, portanto, mais próxima dos pólos, áreas sabidamente mais frias. Esse fenômeno decorre da curvatura do planeta Terra, que faz com que diminua a incidência de radiação solar com o aumento da latitude.
A temperatura mais alta ocorre usualmente no começo ou meio da tarde, enquanto o pico de radiação ocorre ao meio dia. A defasagem entre temperatura e radiação resulta principalmente do processo de aquecimento da atmosfera.
A latitude é uma medida dada em graus (°), dividindo a esfera terrestre em dois hemisférios a partir do equador, que corresponde ao paralelo de 0° de latitude. Tanto acima quanto abaixo dessa linha imaginária a contagem das latitudes vai até 90°, e elas medem a distância de um ponto com relação ao marco inicial.
Por que o aumento da latitude tende a diminuir a temperatura e aumentar a amplitude térmica anual?
Por que as temperaturas variam com a latitude? Por causa do formato esférico da Terra e do grau de inclinação dos raios solares. As faixas equatoriais recebem mais diretamente os raios solares, que incidem com maior intensidade e geram mais calor sobre o ambiente.
O albedo afeta e direciona o clima. O clima é um resultado do aquecimento irregular da Terra causado pelo fato de que diferentes áreas da Terra têm diferentes albedos. Essencialmente, para o direcionamento do clima, existem dois tipos de regiões de albedo na Terra: as áreas terrestres e o oceano.
Por que há uma diminuição da temperatura média em relação ao aumento da latitude e como isso influencia a fauna e flora?
Quanto mais alta for a latitude, os raios serão menos intensos e mais inclinados, gerando menos calor e reduzindo a temperatura média da localidade. A diminuição da quantidade de luz e calor diminui a energia disponível para a vida animal e vegetal, por isso as maiores árvores e animais estão na zona intertropical.
A) A zona tropical está localizada entre o Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte, e o Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul, e consiste na zona mais quente do planeta.
O mais longo trecho de meridiano que passa por um só país é o de longitude aproximada 53º20' que corta o Brasil do Chuí até às proximidades do extremo norte da fronteira Brasil-Guiana Francesa no Amapá, medindo cerca de 4050 km.
Qual a função da longitude? Assim como a latitude, a principal função da longitude é identificar a posição de um referencial na superfície terrestre, nesse caso, a posição no Hemisfério Leste ou Oeste. O Meridiano de Greenwich foi estabelecido como marco zero para a contagem, sendo por isso o meridiano de longitude 0º.
Um grande percentual do calor emitido por nosso astro é absorvido pela parte sólida da Terra antes de ser repassado para a atmosfera. Como o ar é um mau condutor de calor, a temperatura vai caindo conforme nos afastamos do nível do mar – em média, fica 6,4 ºC mais frio a cada mil metros de subida.
Porque as regiões polares são tão frias e as equatoriais tão quentes?
"Como a Terra é aproximadamente esférica, o chão das regiões polares recebe os raios de Sol mais inclinadamente que as regiões equatoriais. "Logo, esse chão recebe menos calor que as regiões equatoriais da Terra.
Porque o Ártico apresenta um maior aumento de temperatura com o passar dos anos?
Este diferencial de aquecimento entre os pólos e os trópicos é conhecido como Ártico (ou polar) amplificação. Ocorre sempre que há alguma mudança no balanço líquido de radiação da Terra, e isso produz uma mudança maior na temperatura perto dos pólos do que a média global.
Pergunta: Por que ESFRIA mais ao amanhecer, depois de nascer o sol mesmo tendo geada ? Simples: Quando se inicia a evaporação da umidade existente, há um consumo de calor [energia] o que faz aumentar o FRIO ou seja "diminuir a temperatura".
A economia se baseia no turismo, com a presença de pousadas, restaurantes e lojas de souvenirs. Campos do Jordão(1.628m)- Conhecida como a "Suíça Brasileira", devido às suas características arquitetônicas e ao clima frio, a cidade é a mais alta do Brasil.