Em 1997, a universidade de Harvard realizou um estudo que comprovou que adicionar o mineral naquela breja geladinha ajuda a tirar o gosto amargo da bebida e ainda realçava as qualidades palatáveis da cerveja. Assim, a espuma fica mais densa e a sua “loira” fica mais gostosa.
A ideia é deixar a cerveja menos amarga, sem comprometer o sabor. A descoberta não é recente. Foi em 1997, em um estudo de Harvard, que comprovaram que o sal na cerveja – desde que em pouca quantidade – ajuda a tirar o amargo da bebida e garante um sabor único. A espuma também fica bem mais densa quando acrescenta sal.
Ele serve para realçar o sabor da bebida, equilibrando a acidez e doçura dos ingredientes. Quando você dá o primeiro gole, o sal ativa as papilas gustativas e intensifica a sensação de frescor, além de criar um contraste interessante com o sabor cítrico e forte do álcool.
O sal adiciona um toque especial, pois é utilizado em toda a borda do copo onde a bebida é servida, para equilibrar o amargor da cerveja e do limão, segundo a especialista.
Quando você coloca o sal, aquela parte da boca que percebe o amargo dá uma deligada e o gosto deixa de ser percebido. Se o sal for usado no limite da quantidade, torna a bebida flat, mais leve e mais agradável para alguns".
O sal consegue cortar o amargo do café e, assim, ajuda a intensificar o sabor original do grão, o que deixa a bebida mais saborosa. Inclusive, ao adicionar açúcar no café o efeito é o contrário, ou seja, intensifica-se o amargo no café.
A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor. Os físico-químicos chamam o líquido de "mistura frigorífica": GELO, ÁLCOOL, SAL E ÁGUA.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a quantidade de água que uma pessoa deve beber diariamente varia de acordo com alguns fatores, como peso corporal e temperatura do dia. Porém o indicado é ingerir cerca de dois litros de água por dia.
Juntar álcool e sal pode piorar as coisas. O álcool inibe o hormônio antidiurético (ADH), também conhecido como vasopressina. O ADH atua nos rins fazendo com que os órgãos filtrem o plasma, o componente líquido do sangue, e elimine a quantidade normal de urina, de 1 a 3 litros por dia.
Já o sal grosso —ou mesmo o sal refinado— ajuda, sim, a gelar a cerveja mais rapidamente. Rola uma reação química que acelera o processo, a criometria: o ponto de solidificação diminui, porque acontece uma forte interação entre as moléculas das duas substâncias, dificultando a organização dos cristais de gelo.
Cozumel é uma bebida refrescante feita com cerveja, sal, limão e gelo. Drink de origem mexicana recebeu esse nome em homenagem a uma ilha existente no país. Confira como fazer! Cozumel é uma bebida de origem mexicana preparada com cerveja.
Jogar sal no gelo faz com que ele derreta, porque a temperatura de fusão (passagem da água do estado sólido para o líquido) diminui. A temperatura de fusão da água é de 0°C, mas, quando se joga sal no gelo, a fusão ocorre a uma temperatura inferior a essa.
A partir do momento em que a embriaguez se instala no organismo, não há muito o que fazer. O ideal, claro, é interromper a bebedeira, se hidratar com água e esperar os efeitos passarem. A maior parte do álcool é eliminada após ser metabolizada no fígado.
Estudos mostram que a bebida pode melhorar a saúde do intestino, do sistema imunológico e ainda reduzir o risco de doenças cardiovasculares. A relação entre o consumo de álcool e a saúde é controversa. Entretanto, diversos estudos indicam benefícios do consumo moderado de bebidas como vinho e cerveja para a saúde.
Beber água entre as bebidas alcoólicas evita 80% dos casos de ressaca”. Limão: Alimento rico em vitamina C, que ajuda a diminuir o tempo do álcool no organismo. “A pessoa pode fazer uma água com limão espremido ou só o limão espremido mesmo. É um alimento muito importante para este momento”.
O excesso de álcool provoca alterações no nível de glicemia no sangue. O refrigerante pode até ajudar a melhorar o índice glicêmico, mas não combate a desidratação causada pelo álcool.
A queda na glicose causa tremores e a acidez do sangue é responsável pelo enjoo e a falta de apetite. Não raro, pode ocorrer também a ressaca moral, um misto de arrependimento com confusão mental e perda de memória. Para amenizar os efeitos da ressaca é necessário, antes de tudo, dar tempo ao tempo. Por isso, descanse.
Separe um recipiente com muito gelo e água bem gelada e coloque sua garrafa ou latinha lá. Com a mão, gire a cerveja no próprio eixo o mais rápido que conseguir, por dois minutos. Ela vai sair do recipiente bem gelada!
O álcool não mata a sede, mas pode ser consumido se intercalado com outras bebidas, como água, sucos naturais e refrigerante. No caso da "cervejinha", uma boa alternativa é colocar gelo no copo, tornando-a mais saudável e evitando a ressaca do dia seguinte.
Isso acontece porque o álcool é infinitamente solúvel em água, pois a hidroxila do álcool (etanol – CH3CH2OH) forma ligações de hidrogênio com as moléculas de água. Desse modo, algumas moléculas de água, que antes estavam interagindo com o sal, passam a interagir com as moléculas do álcool, por isso o sal precipita.