Tal é devido ao tal ditongo crescente que, ao invés do que acontece com os ditongos decrescentes (ou ditongos verdadeiros), pode ou não ser separado. Assim, podemos ter 'á-gu-a' (onde o acento se justifica pelo facto de ser uma palavra esdrúxula) ou simplesmente 'á-gua'.
Do ponto de vista ortográfico, a palavra água é considerada uma palavra esdrúxula ou proparoxítona, pois a sílaba tónica é seguida de um ditongo crescente (isto é, semivogal seguida de vogal, água), que, ortograficamente, não constitui uma só sílaba mas duas.
Água: á – gua. Veja que a letra “á” é a que tem mais intensidade fonética, ou seja, é o acento tônico da palavra água. As palavras são classificadas de acordo com a sílaba mais intensa, ou seja, a tonicidade.
No caso do substantivo água podemos ter várias interpretações mais imediatas para «duas águas»: «Estas duas (garrafas de água) são para a mesa do canto.» «São duas águas muito suaves [dois tipos de água (líquido) suaves, uma pode ser do Luso e outra do Caramulo].»
A palavra água é dissílaba, porque é constituída por duas sílabas – á-gua –, sendo um dos exemplos indicados por Cunha e Cintra, na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa, Sá da Costa, 2002, p.
Acentuam-se graficamente as palavras terminadas em ditongo oral átono, seguido ou não de s. Exemplos: área, ágeis, importância, jóquei, lírios, mágoa, extemporâneo, régua, tênue, túneis.
Quais palavras não têm mais acento na nova ortografia?
Com as regras do novo Acordo Ortográfico, não são mais acentuados: Os ditongos abertos ei, oi, nas paroxítonas: ideia, plateia, Coreia, boia, heroico, paranoia, asteroide.
Tal é devido ao tal ditongo crescente que, ao invés do que acontece com os ditongos decrescentes (ou ditongos verdadeiros), pode ou não ser separado. Assim, podemos ter 'á-gu-a' (onde o acento se justifica pelo facto de ser uma palavra esdrúxula) ou simplesmente 'á-gua'.
Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em a, as, e, es, o e os: já, gás, fé, crê, pés, mês, Jô, Jó, nós, pôs, dá-lo, fá-lo-ia, vê-las, pô-los. a) O acento permanece nos prefixos pós, pré e pró: pós-operatório, pré-história, Pró-Memória.
Quais palavras perderam o acento com a nova ortografia?
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
`Um´: Quando não há acento que marque a tónica noutras sílabas, a língua tem tendência para que sejam oxítonas as palavras terminadas em `um´; para que não o sejam, é necessário um acento na sílaba anterior (ex.: comum, jejum e álbum, fórum).
Como as vogais tônicas “e” e “o” estão estão no final da sílaba e são seguidas de consoantes nasais “m” ou “n”, o Acordo Ortográfico aceita tanto o acento circunflexo como o acento agudo em palavras como sêmen/sémen, fêmur/fémur, vômer/vómer, Fênix/Fênix, ônix/ónix.
A separação da palavra queijo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Gostaria de saber, ao separar a palavra queijo, como a classifico quanto aos encontros vocálicos. Ao separar a palavra queijo, obtém-se quei-jo.