Então... A Terra é mantida em sua órbita elíptica pelo equilíbrio entre a gravidade do Sol e sua inércia. A órbita da Terra ao redor do Sol é um resultado natural da gravidade e das leis do movimento no espaço.
A gravidade é uma espécie de cola invisível que nos mantém grudados à Terra. Quem descobriu essa força fundamental da natureza foi o cientista inglês Isaac Newton, 330 anos atrás. Reza a lenda que ele estava sob uma macieira quando uma fruta caiu em sua cabeça.
Ela não cai porque a Terra está girando em uma órbita e a velocidade orbital equilibra a atração do Sol, da mesma maneira que um satélite gira em torno da Terra.
A Terra, assim como os demais planetas do universo, possui esse formato arredondado por causa da ação da força da gravidade. Essa é a mesma força que nos mantém sobre o chão, pois ela “puxa” tudo em direção ao centro do planeta. Quanto maior for a massa de um planeta, maior será a força da gravidade.
DESCUBRA O SEGREDO DA GRAVIDADE: POR QUE A TERRA NÃO CAI ???
O que protege a Terra do espaço?
A atmosfera terrestre é a camada de gases que envolve a Terra; que não se dissipa, devido à ação da gravidade; e que, vista do espaço, mostra nosso planeta como uma esfera de cor azul brilhante.
os planetas orbitam ao redor do sol. porque o sol tem mais massa, logo a deformação do espaço que lhe causa é maior, logo os planetas se movem ao redor do sol. e não estão indo em direção ao sol. funciona basicamente assim, quando a terra é atraída mais pra próximo do sol, a própria atração dele.
Teoria da relatividade geral explica a gravidade como uma curvatura do tecido espaço-tempo. A força da gravidade é a que mantém os corpos unidos em função de suas massas. A aceleração da gravidade da Terra depende da latitude, longitude, altitude, topografia, geologia e intensidade da força da gravidade.
A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre.
É impossível, mas se a Terra parasse de girar de forma abrupta, todas as coisas que se encontram em proximidade ao Equador descreveriam um movimento retilíneo nas direções tangenciais à superfície da Terra, com velocidade de até 1600 km/h.
A velocidade de giro da Lua ao redor da Terra mantém-na em um movimento de queda infinito ao redor do planeta, por isso, o astro nunca atinge o solo terrestre. O movimento da Lua não encontra resistência no espaço, pois ocorre no vácuo, a velocidade é mantida e nosso satélite sempre se manterá em órbita.
Segundo os modelos teóricos atualmente aceitos, o Sol tem prazo de validade e vai “morrer” daqui a cerca de 5 bilhões de anos, tornando-se uma anã branca. O que vai ser da Terra, dos outros planetas, luas e asteroides do Sistema Solar quando isso acontecer? Isso é o que um novo estudo tenta responder.
A gravidade na Lua funciona do mesmo jeito que na Terra. Mas sua “força” é menor, porque o satélite natural é menor que o nosso planeta. É por isso que os astronautas quase flutuam na sua superfície. Responsável por definir o peso de um corpo, a gravidade é a força vertical e para baixo que nos mantém unidos à Terra.
Nosso planeta é um dos oito que estão no Sistema Solar orbitando em torno de uma estrela central: o Sol. Essa órbita permite o desenvolvimento da vida devido à temperatura que chega até nós, o que chamamos de radiação solar.
A Terra é sustentada no espaço devido à ação da gravidade. A gravidade é uma força fundamental da natureza que atrai objetos com massa uns em direção aos outros.
Pela fórmula pode-se notar que a força gravitacional depende do resultado de uma divisão. Como a constante G é diferente de zero e não existe divisão por zero, logo a força gravitacional nunca será nula (gravidade zero). De fato não há lugar no universo onde a gravidade não atue.
A força gravitacional cria a arquitetura estelar do céu. Embora seja considerada a força fundamental mais fraca, ela é responsável pela queda dos objetos em direção à superfície da Terra, por manter a Lua girando em torno de nós e pela estrutura geral do universo.
De acordo com a professora de física Kamila Pimentel, do Colégio Católica Brasília, a principal razão pela qual não sentimos a rotação da Terra é que ela ocorre de maneira suave e constante, sem acelerações bruscas. “Estamos todos em movimento com o planeta, incluindo a atmosfera, o que cria uma sensação de inércia.
Segundo as leis da física de Isaac Newton (1643-1727), o planeta é redondo por causa da ação da força da gravidade. Essa força nos mantém sobre o chão, pois ela "puxa" tudo em direção ao centro do planeta, onde está o seu campo magnético.
Então, o que faz com que o Sol queime sem parar? O Sol opera com um processo completamente diferente, chamado fusão nuclear, que ocorre sem a necessidade de oxigênio.
No verão norueguês, o sol não se põe ao norte do Círculo Polar Ártico. Isso significa que as pessoas desfrutam de 24 horas da luz do dia durante essa época do ano. Esse fenômeno é conhecido como “sol da meia-noite”. 🌅🇳🇴