Refinarias. A infraestrutura do Brasil para refinar o petróleo não é suficiente. Boa parte do petróleo produzido aqui é exportado e refinado fora do país, o que encarece o combustível que volta para o Brasil como gasolina.
Os preços da gasolina e do diesel no Brasil estão atualmente acima da paridade de importação, refletindo uma série de fatores complexos que vão desde a política de preços da Petrobras até questões geopolíticas e econômicas globais.
A partir deste sábado, 1º de fevereiro, os combustíveis ficarão mais caros para os consumidores brasileiros, impulsionados por dois fatores: o reajuste do ICMS, já programado desde o ano passado, e o aumento no preço do diesel anunciado pela Petrobras nesta sexta-feira, 31.
A alta nos preços da gasolina e do diesel neste sábado é atribuída ao aumento do ICMS, imposto estadual, por uma nova regra de 2022. A mudança, apoiada por Bolsonaro, estabelece valores fixos para o tributo em todos os estados, impactando o consumidor.
Segundo o especialista, um dos motivos para os futuros aumentos é o alto valor do barril do tipo Brent (referência para a cotação internacional dos derivados de petróleo): "O preço do barril, que já custa US$ 83,65, tende a subir ainda mais no futuro.
Os preços dos combustíveis ao consumidor final variam como consequência dos preços nas refinarias, dos tributos estaduais e federais incidentes ao longo da cadeia de comercialização (PIS/Pasep e Cofins, Cide e ICMS), dos custos e despesas operacionais de cada empresa, dos biocombustíveis adicionados ao diesel e à ...
Na prática, o país precisa de óleo leve e de combustível importados. E precisa de muito: a maior parte do transporte brasileiro ocorre sobre rodas. A produção e refino domésticos não seriam suficientes para atender toda essa demanda. É preciso trazer do exterior.
Ajuste nos preços pela Petrobras: Além do ICMS, a Petrobras anunciou dia 31 de janeiro de 2025 um aumento de R$ 0,22 no preço do litro diesel nas refinarias que vendem para as distribuidoras. O reajuste passou a valer desde o dia 01 de fevereiro de 2025.
No caso dos combustíveis, a especialista aponta três motivos que motivaram o estado a aumentar a arrecadação, todos relacionados a alta do preço do petróleo: as flutuações dos barris em meio a um cenário internacional conturbado por tensões geopolíticas, a desvalorização do real e a questão da política fiscal.
Quantos KM faz 1 litro de gasolina? Depende do veículo mas em média, um 1 litro de gasolina pode percorrer cerca de 10 a 15 km em um veículo de passeio comum. O cálculo do consumo de combustível é uma maneira importante de entender o desempenho do seu veículo e controlar os gastos com combustível.
Qual é o país que tem a gasolina mais cara do mundo?
De acordo com o estudo, os países mais ricos têm preços mais altos e os mais pobres (e os produtores e exportadores de petróleo) praticam preços mais baixos. O local onde mais se paga pela gasolina é Hong Kong (China), que vende o litro a R$ 17,51.
Por que a gasolina está tão cara de quem é a culpa?
Além do ICMS, compõem o preço dos combustíveis o imposto federal, as margens de lucro da Petrobras e os custos de distribuição e revenda. No início do seu terceiro mandato, presidente Lula acabou com o PPI, que estava em vigor desde 2016, no governo Michel Temer (MDB).
Os preços dos combustíveis vão subir em todo o Brasil por causa de uma mudança na forma de calcular o imposto estadual, o ICMS, que incide sobre o valor do litro e aumenta o que é cobrado do motorista no visor das bombas. Esse aumento segue uma regra definida em 2022, ainda no governo de Jair Bolsonaro.
Dizem especialistas, as respostas tem origem em nossas refinarias. O Brasil atualmente possui 13 refinarias, mas elas não têm como trabalhar somente com o óleo brasileiro, explicam especialistas. Desde o início, as refinarias não foram construídas para refinar o petróleo brasileiro.
O Brasil é considerado autossuficiente em petróleo desde 2015, quando o país passou a produzir mais do que consome o recurso. De acordo com dados do governo, o Brasil fabrica mais de três milhões de barris por dia do chamado "ouro negro".
Desde outubro de 2016, a Petrobras adota a política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que vincula o preço dos derivados de petróleo nas refinarias ao comportamento do preço do produto em dólares no mercado internacional.
Não há monopólio neste setor no Brasil desde 2002, com base na Lei 9.478, a Lei do Petróleo. Assim, existem outros agentes na indústria de petróleo, as importações e exportações foram permitidas e os preços são livres, estabelecidos pelos agentes de mercado, sem tabelamento por parte do governo.
Porque a gasolina subiu tanto no governo Bolsonaro?
Por que os preços dos combustíveis subiram tanto? Os preços dos combustíveis vêm sendo pressionados por uma série de fatores. O primeiro é a retomada do crescimento econômico global em 2021, após um 2020 de contração devido à pandemia da Covid-19.
Em valores atuais, a gasolina já custou R$ 6,94 em fevereiro de 2003, pico anterior ao ciclo inflacionário mundial recente. O preço mais baixo foi em maio de 2020, aos R$ 4,66. Nas mesmas datas, o etanol custou R$ 4,80 e R$ 3,71, respectivamente.
Cerca de R$ 33 são impostos, divididos entre impostos federais e estaduais. Esse é um dos motivos pelos quais a gasolina no Brasil tem um preço final tão elevado.