A altitude influencia o clima, sobretudo através da pressão atmosférica. Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.
Altitudes: as altitudes interferem no clima porque, quanto mais alto, menos denso é o ar e, portanto, mais frio ele se torna. Com isso, as temperaturas tendem a abaixar. Por outro lado, quanto mais próximos estamos do nível do mar, maiores costumam ser as temperaturas.
Quanto maior a altitude, mais frio será e quanto menor a altitude, mais quente. Isto ocorre, entre outros motivos, porque os raios solares chegam com certo comprimento de onda e ao refletirem de volta para o espaço mudam este comprimento.
A altitude é o que chamamos de fator do clima ou fator climático, uma vez que ela exerce influência direta nas características do clima de uma localidade. Isso acontece em decorrência da pressão atmosférica, que é diferente em áreas mais altas e mais baixas, e também pela incidência de ventos e precipitação.
Resumindo: as regiões mais próximas da Linha do Equador recebem mais radiação solar, o que aumenta o calor. Por isso, entende-se que: quanto menor a latitude, maior a temperatura. Ao mesmo tempo, lugares mais próximos dos polos apresentam um clima mais frio, já que sofrem uma menor incidência de raios do sol.
Fator geográfico que influencia no clima: ALTITUDE | Prof. Leandro Leví
Por que quanto mais alto, mais frio fica?
As regiões da Terra que se encontram mais próximas do nível do mar, isto é, que possuem menores altitudes, sofrem com uma maior pressão atmosférica, tornando-se mais quentes. Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias.
Apesar da confusão, a resposta é simples. Enquanto a altitude aponta a distância vertical de um ponto em relação ao nível do mar, a latitude designa a distância da Linha do Equador ao longo do Meridiano de Greenwich.
A latitude é uma medida dada em graus (°), dividindo a esfera terrestre em dois hemisférios a partir do equador, que corresponde ao paralelo de 0° de latitude. Tanto acima quanto abaixo dessa linha imaginária a contagem das latitudes vai até 90°, e elas medem a distância de um ponto com relação ao marco inicial.
O albedo afeta e direciona o clima. O clima é um resultado do aquecimento irregular da Terra causado pelo fato de que diferentes áreas da Terra têm diferentes albedos. Essencialmente, para o direcionamento do clima, existem dois tipos de regiões de albedo na Terra: as áreas terrestres e o oceano.
A relação entre temperatura e latitude costuma ser inversa. Quanto maiores as latitudes em graus (0 a 90° N – 0 a 90° S), menores são as temperaturas, pois a intensidade e perpendicularidade da incidência dos raios solares vão diminuindo à medida que se dirigem aos polos (regiões de altas latitudes).
Maria Clara Sassaki, especialista em Meteorologia da Tempo OK, explica em entrevista ao Portal iG que o Sul do Brasil é uma região de extremos, justamente pela posição geográfica. "Na época de inverno, as massas de ar polar chegam com mais facilidade e a geografia da região contribui para que o frio seja intenso.
Em casos graves, a exposição a grandes altitudes para pessoas que vivem no nível do mar pode levar a complicações como infarto agudo do miocárdio, edema pulmonar e edema cerebral por aumento da pressão na circulação cerebral.
Como é possível observar pelas imagens, esse pico montanhoso está recoberto por uma camada de neve eterna. Isso se dá pelas temperaturas congelantes encontradas nos pontos de maior altitude do Everest.
Pergunta: Por que ESFRIA mais ao amanhecer, depois de nascer o sol mesmo tendo geada ? Simples: Quando se inicia a evaporação da umidade existente, há um consumo de calor [energia] o que faz aumentar o FRIO ou seja "diminuir a temperatura".
É considerado "elevada altitude" todas as elevações acima de 3000 metros, devido aos sintomas associados à ascensão. Estas regiões são encontradas no Havaí, Rochosas, Andes, Sierra Madre, Alpes, Atlas, Kilimanjaro, Antártida, Himalaia, etc.
A sua medida varia de 0 a 90 graus, sendo que a linha do equador corresponde a 0°. Podemos dizer, então, que tudo que está localizado na Linha do Equador possui 0°, e esse grau vai aumentando (quando em direção ao Norte) ou diminuído (quando em direção ao Sul).
Relevo: esse fator climático influencia na umidade do ar e na incidência de ventos sobre uma área. Formas de relevo como as montanhas podem atuar como barreiras que impedem a passagem de massas de ar e de umidade, criando assim uma zona de sombra de chuvas do lado oposto.
Enquanto a superfície, ou fotosfera, registra uma temperatura de 5500°C, na corona, localizada milhões de quilômetros acima, o valor chega a 3 milhões de graus Celsius, ou mais.
A diferença de temperatura entre a areia, o ar e a água do mar em dias quentes na praia ocorre devido às propriedades de condução térmica de cada um desses materiais. A areia, por ser um material sólido e mais denso, possui uma capacidade de condução térmica maior do que o ar e a água.
Porque na altitude a respiração fica mais difícil?
Por que exatamente isso acontece? Basicamente porque a quantidade de moléculas de oxigênio disponíveis, literalmente, diminui. “A pressão atmosférica, que nada mais é do que o peso do ar sobre nós, diminui com o aumento da altitude, ou seja, quanto mais alto estamos, menor é a pressão do ar sobre a gente.
Há três tipos de clima no país: equatorial, tropical e temperado. O clima equatorial abrange boa parte do país, englobando principalmente a região da Floresta Amazônica, onde chove quase diariamente e faz muito calor.