isso acontece justamente pelo. por conta do giro ser rápido. o que resulta na questão da tensão superficial. o segundo fator é a questão da gravidade. é a força gravitacional do nosso planeta. não deixa nada sair do lugar.
As moléculas de água são altamente coesas (grudam umas nas outras), formando uma espécie de "pele" que mantém o líquido preso à superfície da toalha ou em formato de bolhas flutuantes. 📚 Física no espaço é pura magia científica! 🔬 E você, sabia que a água podia "flutuar" assim? Deixe nos comentários!
As ondas são movimentos das águas oceânicas provocados pela ação do vento. Os oceanos são imensas massas de água salgada que abrangem grande parte da superfície terrestre. A enorme quantidade de água contida nos oceanos não permanece parada, pelo contrário, elas se movimentam o tempo todo.
O mar não transborda e não continua a encher pela evaporação de suas águas. O sol, a radiação solar e o calor, aos poucos, vão evaporando a água do mar, jogando-a no ar em forma de vapor d´água e, assim, mantendo o equilíbrio e o nível constante.
A partir de determinado local a areia toma uma altura superior e uma espessura diferente, impedindo grande parte da passagem de água. No entanto apenas a areia não seria justificação para o impedimento da evasão do mar. Ou seja, resumindo, a principal explicação para a não evasão da terra pelo mar é o ciclo da água.
Por que a água do mar não derrama pra fora do planeta 🌍 ?
Por que o mar não tem fim?
O nível do mar muda constantemente ao longo do tempo devido a marés, ondas, correntes, tempestades, até temperatura e salinidade da água. Somada a essas variações momentâneas, o nível do mar também muda em função do volume de água no oceano, a variações na gravidade da Terra e em função do relevo do fundo marinho.
O sal do mar é composto de íons livres na água do mar, resultado tanto da dissolução de rochas oceânicas quanto, principalmente, pelo fato de o oceano ser um grande depósito de águas, de forma que cada gota de chuva que caia em uma bacia hidrográfica no continente esteja destinada a percorrer canais e rios até chegar ...
Os oceanos, contudo, não estão secando, porque o excesso de precipitação flui dos continentes de volta para os oceanos. Em suma, o ciclo hidrológico representa o contínuo movimento da água dos oceanos para a atmosfera, da atmosfera para a terra e da terra de volta para os oceanos.
🌊 Se você estiver sendo puxado para o fundo ou afastado da praia, é possível que tenha sido pego por uma corrente de retorno. Esse fenômeno ocorre quando a água que foi levada para a praia volta para o mar, criando uma corrente forte em direção ao fundo.
Quando a Lua e a Terra estão alinhadas, a Lua exerce atração, no ponto mais próximo, sobre a água do mar. Em um determinado momento, quando se estiver "embaixo" da Lua, haverá maré alta. Cerca de seis horas mais tarde, a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa.
A primeira é a principal, claro, é o vento. Quando o vento passa por cima da superfície da água, ela transfere parte da sua energia para a água, criando assim ondas. E como o vento não para de acontecer no mundo inteiro, as ondas não vão parar. Outro fator que é o segundo é a gravidade da terra.
Por ter uma enorme massa, a Terra exerce uma forte ação gravitacional – suficiente para atrair a maçã para o chão, para nos manter sobre a sua superfície e mesmo segurar a Lua orbitando ao seu redor.
É possível, sim – e isso já ocorre em vários países onde a água doce de rios, lagos e represas é escassa. Hoje, mais de 100 nações, principalmente no Oriente Médio e no norte da África, possuem usinas que retiram da água salgada o cloreto de sódio (o sal de cozinha), deixando o líquido pronto para beber.
Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios? a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar. a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.
O volume de água doce é muito maior que o de minerais dissolvidos. Quando a água doce dos rios flui para o oceano, ela carrega consigo esses minerais. Mas o oceano, ao contrário dos lagos e rios, é um sistema cumulativo. O sal e os minerais não são facilmente removidos e se acumulam com o tempo.
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
Para sua surpresa, os cientistas descobriram ecossistemas vibrantes em volta dos respiradouros, repletos de organismos marinhos, como o peixe-caracol transparente e anfípodes — crustáceos que se parecem com pulgas — que nunca haviam sido vistos antes.
Zoutkamp, Países Baixos: Uma vila no norte da Holanda com aproximadamente 500 habitantes, Zoutkamp se encontra cerca de 3 metros abaixo do nível do mar.