Ela está matando bruxas para poder reunir mais poder, e pagando Rio com corpos mortos para prolongar a vida de Nicky também, mas ela também está deliberadamente procurando poderes que poderiam salvar a vida dele.
A inquisição, predominante na Idade Média, mostra bem a construção da demonização da mulher para prevalecer o domínio do macho, colocando as mulheres como o outro e incapaz de caminhar por si. Milhares de “bruxas” são queimadas por não se adequarem aos padrões propostos pelo patriarcado.
Iniciando-se no sudeste da França em meados do século XV, a caça às bruxas visava encontrar culpados por eventos que variavam de pragas e colheitas falhadas até esterilidade feminina e impotência masculina.
A relação entre Agatha e Wanda é complexa e multifacetada. Agatha inveja o poder bruto de Wanda e, ao mesmo tempo, deseja dominá-la. Seus métodos envolvem armadilhas psicológicas e a exploração dos traumas de Wanda.
AGATHA e OS TIPOS DE BRUXA DE CADA ELEMENTO: SIMBOLISMOS NA BALADA e MITOS POR TRÁS DA SÉRIE |MARVEL
Qual foi a bruxa mais poderosa do mundo?
Morgana, também conhecida como “Morgan le Fay”, ou “Morgana, a Fada”, de acordo com a mitologia britânica (e com os livros de Harry Potter) foi uma bruxa das trevas que, como meia-irmã do Rei Arthur, governou a Ilha de Avalon como Rainha.
No Brasil não houve bruxas, enquanto na Europa elas eram caçadas e dizimadas pelas mesmas práticas de suas contemporâneas brasileiras: um misto de sabedoria popular, sobrevivências de crenças pagãs e revolta pura e simples contra a autoridade estabelecida e as condições de vida das classes menos favorecidas.
A caça às bruxas teve seu auge nos séculos 16 e 17, tornando-se uma prática comum na Europa e nas colônias americanas. Estima-se que a própria Inquisição tenha matado pelo menos 100 mil pessoas, entre eles homens, mulheres e até mesmo crianças. E a grande maioria dessas mortes apenas por ignorância e preconceito.
“Alguns chegaram a chamar Eva de a primeira bruxa, uma associação que, mais do que qualquer outra, torna inteligível o vínculo de gênero sobre o qual todos se apoiavam” (CLARK, 2006, p. 164).
Salém é uma cidade costeira histórica no Condado de Essex, Massachusetts, localizada na região de North Shore. É uma base da história da Nova Inglaterra e é considerado um dos portos mais significativos da história puritana-americana.
Li em algum lugar que a expectativa de vida média de uma bruxa e um bruxo britânicos é de cerca de 137 anos. E havia um bruxo que viveu até os 755 anos.
Segundo estimativas da União Wicca do Brasil (UWB), o Rio é o estado com maior número de bruxos do país: são cerca de 40 mil praticantes de bruxaria, das mais variadas vertentes (tradicional inglesa, celtíbera, familiar...), a maioria da Baixada Fluminense e da Zona Oeste da capital.
Mas por que Agatha forjou a própria morte? Agatha terá uma conversa em que explicará que simulou sua morte porque tinha medo de ser assassinada por Antônio: "O Antônio queria me matar! Ele estava só esperando eu colocar você no mundo para acabar com a minha vida".
Conheça as histórias de Mima, Ursulina e Maria da Conceição, que foram acusadas de feitiçaria e condenadas à morte na fogueira no Brasil dos séculos 17 e 18. Imagine a cena: mulheres acusadas de bruxaria condenadas à fogueira e sendo queimadas vivas em pleno Centro de São Paulo.
"Segundo a lenda, era preciso impedir o espírito da bruxa de se vingar, então elas tinham que ser queimadas. Mas se tratava também de um recado para as mulheres, de que um comportamento desse tipo não será tolerado. Matar era um ato social e público; o objetivo era dar o exemplo".
Em alguns casos, cobravam pequenos valores pelos seus feitiços; em outros, apenas os faziam enquanto membro da comunidade que cumpre o seu papel. Seja como for, entre as populações campesinas da Europa, elas eram as médicas, as conselheiras, as guardiãs da vida e da morte.
Mima Renard foi uma mulher franco-brasileira que morreu queimada em uma fogueira no ano de 1692, na vila de São Paulo. Acabou se tornando um dos mais conhecidos nomes durante o período de caça às bruxas no Brasil.
Santa Catarina, especialmente Florianópolis, está fortemente associada às histórias de bruxas, uma das razões pelas quais é conhecida como Ilha da Magia. A cidade carrega esse título não apenas por suas belezas naturais, como cachoeiras, praias, montanhas, trilhas e muitos outros pontos ideais para o turismo.
Esta perseguição adotou diferentes formas, realçando-se, neste artigo, a perseguição por bruxaria, que durou aproximadamente três séculos, terminando no século XVIII, com o Iluminismo. A ascensão da Igreja Católica corroborou para o império do patriarcado, até mesmo porque a sua figura maior, Jesus, era um homem.
De acordo com diversos folcloristas, a imagem da bruxa brasileira deriva da bruxa ibérica. Ela é quase sempre velha, apresenta rugas, verrugas, suja e maltrapilha. Com um saco às costas, vive sozinha, em lugares soturnos e sempre tem algum animal, como cachorros, gatos, morcegos, corujas, entre outros.
No dicionário Caldas Aulete, bruxa é toda “mulher que, supostamente, tem poderes mágicos, faz bruxarias e sortilégios e outras artes sobrenaturais; feiticeira”. As mais variadas sociedades e períodos históricos nos legaram suas bruxas.