Por quantos anos Chernobyl se tornará habitável novamente?
Especialistas disseram que levará pelo menos 3 mil anos para que a área se torne segura, enquanto outros acreditam que isso é muito otimista. Pensa-se que o local do reator não se tornará habitável novamente por pelo menos 20 mil anos, de acordo com relatório de 2016.
Mais de 30 anos depois, os cientistas estimam que a zona em torno da antiga usina não será habitável por até 20.000 anos. No entanto o evento serviu como um fator positivo para a melhoria nos fatores de segurança e conscientização da tecnologia nuclear.
As estimativas feitas por cientistas apontam que a região de Chernobyl deverá permanecer inabitada por até 20 mil anos até que se torne segura para a habitação humana.
Os números de 2022 da organização mostram que 2700 pessoas estão atualmente empregadas em Chernobyl. A maior parte delas vive em Slavutych, uma cidade-satélite da central elétrica construída após o acidente, a 50 quilômetros do epicentro da catástrofe.
Quanto tempo dura a radiação de uma bomba nuclear?
O pulso térmico, ou seja, a onda de calor produzida pela explosão de uma bomba de um megaton, dura cerca de 10 segundos e causa queimaduras de segundo grau em pessoas expostas a uma distância de até 15 km.
O governo evacuou milhares de pessoas da área, e a zona de exclusão de 30 quilômetros em torno da usina permanecerá inabitável durante décadas. Foi o pior desastre nuclear da história, liberando 400 vezes mais material radioativo do que a bomba atômica de Hiroshima.
Entre os lugares mais incríveis e perigosos do mundo está o Lago Karachay. Neste local não é altitude, a geografia ou os animais que oferecem risco aos visitantes, mas a radioatividade. O lago foi usado para despejo de resíduos nucleares por décadas e acabou se tornando o lugar mais poluído por radiação no mundo.
Hoje, conta ele, o local é visitado esporadicamente por soldados ucranianos e trabalhadores da desativada usina, que, como outros lugares do território nacional, esteve em poder das tropas russas nos primeiros meses da invasão ordenada pelo governo de Vladimir Putin, em 24 de fevereiro de 2022.
O Brasil, com suas duas usinas (Angra 1 – PWR, 640 MW e Angra 2 – PWR, 1.350 MW), possui a maior capacidade de geração (1.990 MW). O México também tem duas usinas nucleares em seu território, que somam 1.640 de capacidade instalada (Laguna Verde 1 – BWR, 820 MW e Laguna Verde 2 – BWR, 820 MW).
Além das milhares de mortes, as guerras e conflitos armados trazem para as pessoas, todos os seres vivos e o meio ambiente graves consequências. O lançamento das bombas nucleares sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki gerou consequências catastróficas, que perduram até hoje devido à exposição às radiações.
Quais animais foram expostos à radiação em Chernobyl?
Aves, cervos, esquilos, linces e lobos foram alguns dos animais que desfilaram diante das câmeras. Além disso, bisões europeus e cavalos de Przewalski, espécies introduzidas em outras áreas para sua conservação. Até mesmo a presença de ursos-pardos foi documentada no território ucraniano.
Por que é seguro viver em Hiroshima e Nagasaki, mas não em Chernobyl?
A altura. Em Hiroshima e Nagasaki, as bombas explodiram no ar, a mais de 500 metros acima do solo. Isso significa que o material radioativo se dissipou no ar, reduzindo as partículas tóxicas no solo. Em contraste, a explosão de Chernobyl foi no nível do solo e o incêndio que irrompeu continha material radioativo.
O principal mineral de urânio é a uraninita (UO2). Outros minerais de urânio (variedades primárias ou secundárias) apresentam-se em cores variadas: amarelo (uranofano, autunita), verde (tobernita), etc.
O Pé de Elefante é o nome concedido a uma grande massa de corium, material semelhante à lava criado no núcleo de um reator nuclear após um acidente, formada logo após o desastre de Chernobil. Atualmente, está enterrado em um corredor de distribuição de vapor sob o reator, sendo ainda hoje mortalmente radioativo.
Os níveis de radiação ionizante nas áreas mais afetadas no prédio do reator foram estimadas em 5,6 roentgens por segundo (R/s), o equivalente a 20 mil roentgens por hora. Uma dose letal de radiação é equivalente a 500 roentgens (ou ~5 Gray (Gy) em unidades modernas) por um período de cinco horas.
Até hoje, mais de sete mil pessoas vivem e trabalham dentro e ao redor da usina, e um número muito menor voltou para as aldeias vizinhas, apesar dos riscos.
Sobreviventes de Chernobyl alertam sobre riscos “horríveis” na maior usina da Europa. Funcionários da usina nuclear de Chernobyl que sobreviveram ao acidente histórico e parentes dos que morreram homenagearam as vítimas nesta sexta-feira (26), dia que marca o 38º aniversário do pior desastre nuclear da história.
O tsunami de março de 2011, desencadeado por um enorme terremoto submarino, matou cerca de 18 mil pessoas e inundou a usina nuclear de Fukushima, provocando o colapso de seus reatores e levando ao pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl.
No entanto, o Brasil ainda não possui armas nucleares, enquanto que Reino Unido já possui um arsenal dessas armas (oficialmente, cerca de 225 ogivas nucleares) e é um dos cinco "Estados com armas nucleares" de acordo com o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.
Lembre-se de que a melhor forma de se preparar para um evento de guerra nuclear é se educar e se informar, e estar sempre pronto para agir rapidamente se necessário. Em última instância, a sobrevivência depende de sua capacidade de permanecer calmo, focado e adaptável em situações extremas.
Qual o lugar mais seguro em caso de guerra nuclear?
Moscou é a única cidade do mundo a ser protegida contra mísseis com ogivas nucleares, declara The National Interest. A cidade mais protegida do mundo não é Washington, capital norte-americana, e, sim, Moscou, segundo artigo publicado no jornal norte-americano The National Interest.