O valor do Escapulário está no tecido de lã com a bênção própria e não nas imagens que costuma ter. Pode ser lavado, podem-se mudar os cordões, pode ser revestido de plástico para não sujar, etc. Devemos andar sempre com ele ou com a medalha, e sobretudo, tê-lo à hora da morte. Nunca o deixemos, mesmo ao tomar o banho.
O que uma pessoa não pode fazer depois de consagrada?
As pessoas consagradas que são chamadas a uma particular perfeição de vida podem renunciar até mesmo o uso moderado de bebidas alcoólicas, apesar de moralmente aceitável, como forma de penitência, sacrifício, mortificação.
As principais práticas após a consagração incluem: 1) Recitar a Coroinha da Santíssima Virgem e usar pequenas cadeias de ferro. 2) Desenvolver uma devoção especial ao mistério da Encarnação e recitar o Magnificat e orações de Santo Agostinho. 3) Ter práticas interiores como fazer todas as ações por, com e para Maria.
A Corrente ou Cadeia de Consagração é um Sacramental (desde que seja abençoada), um sinal visível de uma realidade invisível, que é a Consagração a Nossa Senhora, a expressão mais plena e perfeita que se pode chegar à Devoção Mariana, a união com Cristo pelas mãos da Virgem Maria.
O processo para se consagrar dura um mês e é importante seguir os 7 passos até o dia da consagração, são eles: ler e estudar o tratado; escolher uma data, de preferência Mariana, lembre-se que todos os anos você deve renovar sua consagração; iniciar os exercícios espirituais 33 ou 30 dias da data escolhida.
Caso não seja possível, pelo local, ou questão de saúde, idade, permaneça em pé ou mesmo sentado. O importante é que o olhar esteja voltado para o altar. Por isso não ficar com a cabeça baixa, nem olhos fechados e nem ficar olhando para outros lados.
O que significa quando escapulário quebra ou arrebenta? Como já sabemos, o escapulário é um símbolo de proteção. Dizem tradicionalmente que quando esse acessório arrebenta ou quebra é porque a pessoa se livrou de um grande perigo. Ou seja, ao quebrar, quer dizer que sua armadura foi quebrada e te livrou de um mal.
Como cuidar de uma semijoia: Todas as nossas semijoias são feitas com as melhores matérias-primas, mas ainda assim precisam de cuidados especiais, tais como: não molhar (ao tomar banho, lavar as mãos e piscinas), não usar com cremes ou perfumes, evitar o uso em dias de suor excessivo.
Também é importante lembrar que, uma vez feita a imposição nos moldes acima descritos, a bênção se transfere para a pessoa, pois ela se torna como que membro permanente da família carmelita, de modo que, deteriorado ou perdido o escapulário, basta que ele seja substituído por outro, não sendo necessário benzê-lo.
Limpeza regular: Limpe sua cadeia de consagração regularmente para remover sujeira e resíduos de óleo da pele. Use um pano macio e seco para polir suavemente a superfície. Para limpezas mais profundas, umedeça o pano com água morna e um pouco de sabão neutro, se necessário. Seque completamente antes de guardá-la.
Estes são sinais sagrados por meio dos quais, imitando de algum modo os sacramentos, se significam e se obtêm, pela oração da Igreja, efeitos principalmente de ordem espiritual. Por meio deles, dispõem-se os homens para a recepção do principal efeito dos sacramentos e são santificadas as várias circunstâncias da vida”.
O que significa o cadeado na cadeia de consagração?
O cadeado é um lembrete de fidelidade, enquanto as medalhas representam a intercessão constante da Mãe de Deus, que ilumina nossos caminhos e nos conduz a uma vida de santidade.
E a consagração termina com as palavras do padre: ” Eis o mistério da fé!”. Quando o padre diz isso, o povo responde: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa Ressurreição.
A consagração pode ser feita por padres e religiosos. Entretanto, a consagração não está ligada a um voto de celibato ou de castidade. Sendo assim, a pessoa solteira que se consagra pode mudar de estado de vida, ou seja, pode casar-se ou tornar-se religioso ou padre.
A “consagração” na Missa faz referência ao momento central em que o pão e o vinho, pelas palavras de Cristo pronunciadas pelo sacerdote e pela invocação do Espírito Santo, se tornam o corpo e o sangue do mesmo Cristo.
A consagração nos leva além da obrigação; nos move do limite da obrigação para a espontaneidade; nos tira do lugar da obediência para um lugar de sacrifício, oferecendo a Deus algo que nos custa. Saímos do conforto, do mediano, do comum para uma “anormalidade” espiritual.
É uma maneira de buscar sua intercessão e orientação espiritual na jornada da fé. A consagração é um ato profundo de amor e confiança na Virgem Maria como nossa mãe espiritual. A pulseira da Cadeia de Consagração de Nossa Senhora é um símbolo tangível dessa devoção.
“Na consagração, o que é mencionado pertence ao Senhor, significa que aquilo é de Deus, não somente tem a bênção de Deus, mas é realmente Dele”, afirma. O sacerdote explica ainda que, quando uma pessoa se consagra a Nossa Senhora, afirma que pertence a ela, e não que tem a bênção dela.
Quem é consagrado a Nossa Senhora pode usar anticoncepcional?
Alguns tentam facilitar o combate aos ensinamentos da Igreja falsificando suas posições. Não é verdade que a Igreja não aceita que as mulheres usem métodos anticoncepcionais como diz o Temporão. Pelo contrário, ela recomenda a paternidade responsável baseada em métodos naturais de controle.
Por que as bebidas alcoólicas são perigosas? A Bíblia diz em Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito. Em João 2, Jesus transformou perto de 600 litros de água em vinho. Fez isso depois que os convidados da festa "beberam fartamente".