Saque-aniversário: futuros demitidos continuam com FGTS bloqueado. O trabalhador demitido desde 2020 que aderiu ao saque-aniversário não terá de sair da modalidade para sacar o saldo retido do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), esclareceu nesta quinta-feira (27) o Palácio do Planalto.
A nova regra, regida pela Medida Provisória publicada em 28 de fevereiro de 2025, permite o saque do saldo somente para trabalhadores demitidos sem justa causa desde 2020 até a data da publicação. Se houver valor bloqueado por empréstimo, ele não será liberado.
Trabalhador que sacar saldo retido do FGTS não terá que sair da modalidade do saque-aniversário. Os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário e foram demitidos entre janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2025 poderão sacar o saldo retido do FGTS sem precisar sair da modalidade.
Quanto tempo o FGTS fica bloqueado depois do empréstimo?
Após a liquidação/pagamento antecipado, quanto tempo leva para desbloquear o saldo do FGTS? No caso de pagamento/liquidação da operação antes da data do vencimento, o saldo do FGTS utilizado como garantia será desbloqueado em até 1 dia útil após a compensação do pagamento.
Com isso, o resto do montante fica retido na conta e é apenas liberado anualmente, no mês de aniversário do trabalhador. Esse sistema faz com que o trabalhador espere até dois anos para que todo o valor que esteja na conta do FGTS seja liberado.
👉🏻 Como SACAR FGTS BLOQUEADO | Libere Seu Saldo e Receba em 30 Minutos
Como sacar o FGTS retido pelo saque-aniversário?
Como o trabalhador pode sacar? Os valores serão creditados automaticamente na conta cadastrada no aplicativo do FGTS. Caso não tenha conta cadastrada, o trabalhador deve procurar os canais de atendimento da Caixa com seus documentos pessoais.
Beneficiários que usaram parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia em empréstimos ou financiamentos ainda terão acesso ao saque-aniversário desbloqueado pela medida provisória (MP) publicada nesta sexta-feira (28).
O saldo do FGTS bloqueado significa que você não poderá movimentar o dinheiro da conta, ou seja, o saldo não pode ser utilizado ou sacado. Isso pode acontecer caso tenha contratado empréstimo com FGTS, aderido ao saque-aniversário, ou precise atualizar seus dados.
Por que o cadeado vermelho aparece? O cadeado vermelho ao lado do saldo do FGTS é um símbolo que indica o bloqueio desse valor, ou seja, que ele não está disponível para ser sacado do Fundo de Garantia.
Como posso sacar o FGTS bloqueado por pedido de demissão?
Para sacar o FGTS retido após um pedido de demissão, existem duas opções principais: aderir ao Saque-Aniversário, que permite retiradas anuais de uma parte do saldo; ou antecipar o saque por meio do Empréstimo FGTS.
O trabalhador recebe apenas os 40% de multa rescisória. Após dois anos, este trabalhador pode voltar para a modalidade saque-rescisão, ou seja, volta a ter direito a resgatar todo o seu Fundo caso seja demitido novamente.
Quanto tempo o FGTS fica bloqueado depois de pedir demissão?
Após a demissão, o prazo para sacar o FGTS está condicionado à comunicação da empresa à CEF, órgão responsável pelo Fundo de Garantia. Uma vez feita a comunicação, será gerada a chave-FGTS, que deverá ser repassada ao empregado em até 10 dias.
Como é descontado o empréstimo do saque-aniversário?
Como funciona a taxa da Antecipação do Saque-Aniversário? A taxa da Antecipação do Saque-Aniversário FGTS do Inter é a partir de 1,39% a.m., sendo aplicada anualmente sobre o valor total da antecipação e descontado apenas uma vez, diretamente no saldo do FGTS, sem comprometer a sua renda.
O que acontece se eu for demitido e fiz saque-aniversário?
Mas, é preciso atenção: os trabalhadores que já optaram pelo saque-aniversário e forem demitidos depois da assinatura da medida provisória (28 de fevereiro de 2025) estão sujeitos à regra antiga: terão o saldo retido e recebem apenas a multa de 40%.
Só é possível acessar o valor da multa rescisória. O restante do saldo permanece na conta e só pode ser acessado em saques-aniversário subsequentes. A medida do governo vai liberar esse saldo que fica na conta do fundo.
Após a antecipação do pagamento, quanto tempo leva para desbloquear o meu saldo FGTS? No caso de pagamento antecipado do saque FGTS antes da data do vencimento, o saldo utilizado como garantia será desbloqueado em até 7 dias úteis. Você poderá acompanhar o desbloqueio no app oficial do FGTS.
O que acontece quando o saldo do FGTS fica bloqueado?
Em caso de demissão, no entanto, o saldo fica bloqueado para rescisão sem justa causa e só é possível acessar a multa rescisória — diferentemente da modalidade de saque-rescisão, em que é permitido, neste caso, recuperar todo o dinheiro do FGTS.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) representa uma salvaguarda significativa para o trabalhador brasileiro, administrado pela Caixa Econômica Federal, possuindo, até então, regras rígidas que incluem o bloqueio do saldo por dois anos após a adesão ao saque-aniversário.
Tem como pegar empréstimo FGTS com saldo bloqueado?
Os trabalhadores que serão autorizados a retirar o saldo retido no FGTS por conta do saque-aniversário terão uma restrição. O valor que foi usado como garantia para empréstimo não poderá ser desbloqueado nem para quitar antecipadamente o próprio crédito, de acordo com medida provisória (MP) publicada nesta sexta-feira.
É um empréstimo que permite que você antecipe até 10 saques-aniversários anuais do seu FGTS. Isso significa que você não precisa mais esperar o mês do seu aniversário para sacar o dinheiro do seu FGTS. Na CAIXA, você pode ter o dinheiro disponível na hora, direto na sua conta.
Tem como sacar o FGTS bloqueado por saque-aniversário?
O Governo Federal determinou por meio da Medida Provisória nº 1.290/2025, a possibilidade de saque dos valores de FGTS retidos na conta do trabalhador que optou pelo saque aniversário e teve rescisão sem justa causa aplicada desde janeiro de 2020.
Para sacar o fundo, esses trabalhadores precisarão ir com cartão cidadão e senha nos caixas eletrônicos do banco ou nas lotéricas. Outra opção para sacar o FGTS retido é apresentar um documento pessoal e carteira de trabalho em uma agência da Caixa.