Sim! A transmissão acontece também com a troca de objetos de uso pessoal. Isso vale para pentes, escovas, travesseiros, roupas, chapéus, presilhas e até fones de ouvido, entre outros.
No meio ambiente, os piolhos permanecem vivos por no máximo 24 horas. “Já os ovos conseguem sobreviver fora do hospedeiro por até dez dias, em condições de alta umidade e temperatura acima de 28 ℃”, diz Selma Hélène, dermatologista pediátrica do Hospital Israelita Albert Einstein. 4 – Os adultos pegam piolho?
uso de xampus, loções ou cremes com substâncias capazes de matar os piolhos, de preferência com a devida prescrição médica; remoção mecânica dos insetos e das lêndeas, com o auxílio de um pente-fino no cabelo molhado (lave o utensílio logo em seguida, se possível com água quente);
Quais são os sintomas de infestação por piolhos? Os piolhos geralmente causam uma coceira intensa. Piolhos de cabeça podem ser difíceis de encontrar. Geralmente, é mais fácil ver seus ovos esbranquiçados (lêndeas).
O tratamento de piolhos geralmente inclui xampus, cremes ou loções e, às vezes, descontaminação do vestuário e das roupas de cama. Algumas pessoas precisam tomar um medicamento antiparasitário por via oral.
As roupas utilizadas pelo paciente nos últimos 2 dias, roupas de cama e toalhas devem ser lavadas com água quente ou passadas com ferro. Pentes e escovas utilizados pelo paciente devem ser mergulhados em água quente por 5 a 10 minutos.
O calor do secador e da chapinha, por exemplo, pode até matar os piolhos adultos, mas não tem efeito sobre as lêndeas, que vão eclodir em pouco tempo e reinfestar a cabeça da criança.
O inseto não diferencia idade, raça ou nível socioeconômico. Ou seja, todas as pessoas podem pegar piolho em algum momento. As crianças em idade escolar, no entanto, estão mais propensas por causa do contato mais próximo. As meninas também têm mais chances, pois costumam trocar escovas, pentes e acessórios de cabelo.
O percevejo de cama é um inseto bem pequeno, do tamanho de uma semente de maçã, com cerca de 5 a 7 mm de comprimento. O seu formato é habitualmente oval e achatado, mas torna-se mais cilíndrico logo após ele se alimentar com o sangue do hospedeiro.
Assim, todos os objetos que tenham estado em contato com o cabelo, como lençóis, cobertores, roupas, brinquedos de pelúcia, prendedores e arcos de cabelo, chapéus, bonés, tapetes, almofadas e a capa do sofá, devem ser lavados em água com temperatura superior a 60º, para eliminar os piolhos.
Como complemento, a solução de vinagre e água (1 copo de vinagre para 1 copo de água) ajuda a soltar as lêndeas que estão grudadas nos fios do cabelo. Após o uso do pente fino, os piolhos e as lêndeas removidos devem ser colocados em um recipiente de vidro com álcool líquido (teor 70%) ou na solução de vinagre.
A fêmea vive de três a quatro semanas e, quando adulta, coloca até 10 ovos por dia. Ou seja, em um mês, cada uma pode dar origem a 300 piolhos, então, é necessário controlar a infestação o quanto antes e garantir que tanto piolhos adultos quanto lêndeas sejam retiradas.
✔ Citronela – É uma planta medicinal com propriedades repelentes para insetos, aromatizadora, bactericida e calmante. O aroma da citronela é um dos principais responsáveis por manter o afastamento dos parasitas.
A orientação para o corpo é a remoção mecânica das lêndeas com pente fino e óleo morno. Para os locais contaminados, fervura dos tecidos ou calor úmido é a melhor solução. Procure um dermatologista para ser corretamente orientado.
Pediculose da cabeça é a infestação dos cabelos pelo parasita Pediculus humanus. Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue. A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.
No âmbito individual, o uso diário de pente fino, preferencialmente de aço, é a melhor forma de tratar e prevenir a infestação de piolho. O uso de vinagre diluído em água — em proporções iguais — ajuda na remoção das lêndeas (como são popularmente chamados os ovos do piolho).
Aqui estão algumas dicas simples para ajudar a reduzir a comichão e ter uma melhor noite de sono: Tome um banho antes de ir para a cama. Opte por um duche quente e rápido e use um produto de limpeza específico para reduzir o prurido noturno: um sabonete gordo, um syndet ou um óleo de limpeza relaxante.
São insetos pequenos, menores até mesmo que o tamanho de uma formiga (2 a 12 mm comprimento) e sua coloração é marrom-claro. Costumam se alimentar de materiais orgânicos, tais como grãos, cola de livros, algas, derivados de amido e claro, o mofo.
Identificação de Infestações: Percevejos deixam manchas escuras e picadas vermelhas que coçam, enquanto pulgas são identificadas por picadas dolorosas e resquícios que parecem um pó preto. Limpeza e Desinfecção: Lavar roupas de cama em água quente e aspirar profundamente o local são práticas essenciais.
Como entre os adultos esse contato entre várias pessoas é menor, os insetos não se propagam com tanta facilidade. Por isso, essa praga, que costuma ser um problemão durante a infância, quase sempre some da vida de quem vai ficando mais velho.
Para prevenir a reinfecção, é indicado que todos os membros da família sejam examinados e, se necessário, tratados simultaneamente. “Evitar o compartilhamento de escovas, pentes, toucas e bonés é fundamental. Além disso, uma inspeção periódica da cabeça das crianças pode ajudar na detecção precoce”, completa.
Quanto tempo depois de tomar Ivermectina os piolhos morrem?
Geralmente, dentro de 24 horas após a ingestão, os piolhos adultos começam a morrer. No entanto, é importante lembrar que a Ivermectina não mata os ovos dos piolhos (lêndeas). Por isso, em alguns casos, pode ser necessário repetir a dose após sete dias para garantir que as lêndeas eclodidas também sejam eliminadas.
O ciclo de vida do piolho funciona mais ou menos assim: eles vivem em torno de um mês. Por dia, cada fêmea coloca quase 10 ovos, chamados de lêndeas. De 7 a 10 dias depois esses ovos darão origem às ninfas (piolho na fase inicial).